Curso de Engenharia Aeroespacial
O Curso
O Curso de Engenharia Aeroespacial tem base em algumas áreas importantes da física como termodinâmica e mecânica, entre outros, e lida com o projeto, construção e aplicação de aeronaves, espaçonaves, satélites, helicópteros, sondas espaciais, estações espaciais, e outros.
A Engenharia Aeroespacial engloba ainda duas áreas, que acabam diversas vezes sendo confundidas com ela, e que é possível haver uma especialização nestas: a Engenharia Aeronáutica, que de fato, profissionais formado nesta engenharia acabam muitas vezes exercendo o papel de um Engenheiro Aeroespacial; e também a área da Engenharia Astronáutica, sendo que esta lida apenas com o maquinário tripulado ou não tripulado, projetado para transitar e operar unicamente fora da atmosfera terrestre.
O curso é na modalidade de bacharelado e tem duração mínima de 5 anos (10 períodos). O salário médio inicial é de R$ 3.527,00 para uma jornada de trabalho de 8 horas.

As principais áreas do conhecimento que o estudante irá estudar são:
• Mecânica dos fluidos;
• Astrodinâmica;
• Mecânica estática e dinâmica;
• Matemática;
• Tecnologia eletrônica;
• Propulsão;
• Controle;
• Estrutura de aeronaves e espaçonaves;
• Ciência dos materiais;
• Mecânica dos sólidos;
• Aeroelasticidade;
• Aviônica;
• Software;
• Ruídos e Vibrações.
O Mercado de Trabalho
O profissional formado neste curso é muito disputado no mercado de trabalho, pois a demanda é muito grande, é uma área que vem se desenvolvendo muito no Brasil e no mundo inteiro, sendo que no Brasil há pouquíssimas instituições que formam profissionais desta área. Ele estará apto a trabalhar na área de Pesquisa Científica, na Indústria do setor aeroespacial, e em poucos casos sendo até mesmo Profissional Autônomo:
Pesquisa Científica: qualquer entidade do Brasil que estude aeronaves e veículos que transitam fora do planeta (UFABC, INPE, CTA, AEB, entre outras Instituições de Ensino e Pesquisa)
Indústria: qualquer empresa que presta serviço ao setor aeroespacial (EMBRAER, Helibrás, entre outras).
Profissional Empresário Autônomo, podendo atuar como fabricante e fornecedor de peças, componentes, softwares, serviços e soluções para o mercado aeroespacial brasileiro.
A procura por estes profissionais é tão grande que as empresas e indústrias desta área investem milhões a cada ano para a formação e especialização de funcionários e recém formados para suprir a demanda desta área.
O Profissional
O profissional deste curso estará apto a a trabalhar com modelagem, projeto, construção, testes, e análises de sistemas e softwares do setor aeroespacial.
Eles também projetam e desenvolvem espaçonaves e aeronaves. As vezes acabam se especializando em uma destas, chamando a si mesmos de Engenheiro Astronáutico, aqueles que trabalham apenas com espaçonaves ou objetos ligados ao espaço for a do ambiente terrestre; e Engenheiro Aeronáutico, aqueles que trabalham mais com a parte das aeronaves, projeção e desenvolvimento de veículos aéreos e seus sistemas, estes profissionais lidam mais com o maquinário dentro da atmosfera terrestre.
Principais Instituições que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial
As Únicas Instituições reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) no Brasil que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial são:
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte – MG;
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, localizado em São José dos Campos – SP;
UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC, localizada em Santo André – SP.
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.