Faculdade de Arquitetura
A Arquitetura alia arte e estética à engenharia e construção. Muito mais do que conhecer sobre estruturas de edifícios, o arquiteto projeta e organiza espaços pensando na harmonia visual, conforto e funcionalidade dos ambientes.
O arquiteto é um profissional que está sempre atento às tendências artísticas, possui bastante criatividade e intuição. Habilidade numérica, meticulosidade e exatidão também são características fortes deste profissional.
Saiba mais sobre o que se estuda na faculdade de Arquitetura, as áreas de atuação de um arquiteto e onde é possível fazer esta faculdade.
Curso de Arquitetura
A faculdade de Arquitetura tem por objetivo formar profissionais capazes de entender as necessidades do homem, assim como o contexto social, econômico e cultural em que está inserido, para então planejar ambientes confortáveis, agradáveis e funcionais.
O arquiteto desenha a planta e define os materiais que serão utilizados na construção ou reforma de ambientes. Ele se preocupa com fatores como iluminação, circulação de ar e incidência solar para organizar internamente os espaços.
Durante a faculdade de Arquitetura o aluno aprende as tecnologias de construção e desenvolve a capacidade de se expressar graficamente (desenhando plantas de projetos).
Além das aulas teóricas, os alunos possuem atividades em ateliês de desenho, em oficinas de maquetes e em laboratórios de tecnologia. Visitas técnicas e saídas de campo também fazem parte do dia a dia do estudante de Arquitetura.
A faculdade de Arquitetura possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 5 anos.
Perfil do Profissional
O profissional formado em Arquitetura está apto a:
- Elaborar e atuar na execução de projetos arquitetônicos, desenvolvendo também atividades de urbanismo e paisagismo.
- Incorporar em seus projetos aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais.
- Entender a relação entre um espaço físico e as atividades e necessidades humanas.
- Sugerir soluções inovadoras e criativas acompanhando o desenvolvimento da sociedade.
Mercado de Trabalho para quem faz Arquitetura
É nas grandes cidades que estão as melhores oportunidades para um arquiteto, pois nesses locais existe uma forte demanda por habitação, infraestrutura e obras de mobilidade.
O setor público contrata arquitetos para obras de infraestrutura e urbanização, e empresas privadas costumam empregar arquitetos para a construção civil.
Veja em quais áreas um arquiteto pode atuar:
1. Arquitetura de Interiores
A Arquitetura de interiores preocupa-se com o aproveitamento máximo de um espaço interno buscando o conforto e funcionalidade para os usuários.
O arquiteto planeja o espaço conforme o perfil do cliente e o uso que será dado ao ambiente. Para isto, faz um planejamento do espaço através da definição de móveis, revestimentos, iluminação, gesso, decoração, etc.
2. Arquitetura Sustentável
A Arquitetura sustentável, ou Arquitetura verde, preocupa-se em elaborar um projeto arquitetônico de modo a minimizar os impactos gerados no meio ambiente.
Para isto, o arquiteto considera as condições climáticas, de hidrografia e ecossistemas da região, priorizando o baixo consumo de energia na escolha dos materiais e equipamentos associados a aquecimento, refrigeração e iluminação do edifício.
3. Construção Civil
É a área mais comum da Arquitetura, onde o profissional planeja e executa projetos de construção ou reforma de edifícios.
4. Paisagismo e Ambiente
É o desenvolvimento de projetos para espaços abertos, como praças, parques, jardins, etc.. Além da preocupação estética, o paisagismo incorpora praticidade, proteção e conforto nestes espaços.
5. Restauração de Edifícios
É a recuperação de casas e edifícios antigos e deteriorados, mantendo suas características originais.
O arquiteto planeja a reforma de edifícios preocupando-se em torná-los seguros nos casos onde há problemas estruturais em vigas de sustentação e telhados, por exemplo. Tem também o objetivo de melhorar sua estética, reparar falhas e desgastes na pintura, aberturas, paredes etc., desde que mantenha exatamente as características originais da construção.
6. Urbanismo
Na área de urbanismo, o arquiteto não planeja apenas um edifício, mas sim uma região inteira, uma cidade ou bairro, de acordo com o plano diretor e as regras de zoneamento da região.
Onde Estudar Arquitetura
Existem, no Brasil, pouco mais de 350 instituições de ensino, credenciadas pelo MEC e em atividade, que oferecem o curso de Arquitetura.
Confira algumas das faculdades que possuem o curso de Arquitetura:
Privadas:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Públicas:
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade de Brasília (UNB)
Grade Curricular da Faculdade de Arquitetura
A grade curricular da faculdade de Arquitetura depende da instituição de ensino que oferece o curso. De maneira geral, encontramos as seguintes disciplinas em um curso de Arquitetura:
- Arquitetura da Paisagem
- Arquitetura Digital
- Ateliê de Projetos
- Ateliê de Urbanismo
- Conforto Ambiental e Eficiência Energética
- Desenho e Geometria Descritiva
- Detalhamento Arquitetônico
- Estrutura de Concreto
- Estrutura Metálica
- Estudos Topográficos
- História da Arte e Arquitetura
- Instalações Prediais – Elétricas e Hidráulicas
- Interiores Comerciais e Corporativos
- Interiores Residenciais
- Introdução à Estrutura
- Modelagem Digital
- Planejamento Urbano e Regional
- Representação e Análise da Forma
- Representações Tridimensionais
- Sistemas Estruturais
- Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo
- Tecnologia de Construção – Materiais e Detalhes
Ficou interessado em cursar uma faculdade de Arquitetura? Deixe seu comentário aqui.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.