Biotecnologia
A Biotecnologia utiliza organismos vivos ou partes deles (como fungos, células, enzimas, moléculas, etc.) para gerar novos produtos. Os biotecnólogos são capazes de criar novas vacinas, medicamentos, biocombustíveis, diversos tipos de alimentos, fertilizantes e muito mais.
Esta é uma ciência que está ganhando muito destaque e é apontada como uma das carreiras mais promissoras, com inúmeras possibilidades de crescimento. Ela está entre as áreas do conhecimento que podem trazer mais benefícios à humanidade.
Entenda como funciona o curso superior de Biotecnologia, o que se estuda e onde é possível trabalhar depois de se formar. Veja também onde estudar esta graduação!
Sobre o curso de Biotecnologia
A Biotecnologia é um ramo da Biologia Aplicada. Os profissionais desta área conseguem utilizar os conhecimentos teóricos das Ciências Biológicas na indústria, no desenvolvimento de novos produtos e no melhoramento de processos em áreas como:
- Saúde
- Biocombustíveis
- Agricultura
- Indústria de alimentos
- Melhoramento animal
Para formar este tipo de profissional, o curso de Biotecnologia possui diversas disciplinas nas áreas de Biologia, Química, Física, Matemática e Informática. As matérias que envolvem Biologia são em maior número e estão focadas, principalmente, no estudo de microrganismos.
Este é um curso bastante prático, no qual o aluno tem a oportunidade de desenvolver diversas atividades em laboratórios. O objetivo é entender as reações químicas que ocorrem nos seres vivos e as tecnologias de desenvolvimento de produtos.
Durante o curso os alunos aprendem a realizar pesquisas científicas sobre os efeitos da utilização de microrganismos e substâncias químicas em células humanas. Estudam como melhorar geneticamente plantas e animais, como combater pragas em plantações e rebanhos.
O curso superior de Biotecnologia pode ser de dois tipos: bacharelado e tecnológico.
O bacharelado pode durar de quatro a cinco anos. É um curso bem amplo e prepara o profissional para ser pesquisador ou atuar nas diversas áreas da Biotecnologia. Cada instituição de ensino dá um foco diferente ao curso e podemos encontrar esta graduação também com os nomes de:
- Biotecnologia Industrial
- Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia
- Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
- Engenharia de Biotecnologia
Já o curso tecnológico dura em média dois anos e tem como foco atender às necessidades do mercado de trabalho. Por esta razão, a maior parte da carga horária do curso é voltada para as disciplinas práticas. O curso tecnológico em Biotecnologia também recebe o nome de “Bioprocessos e Biotecnologia”.
Para concluir a graduação em Biotecnologia o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas universidades exigem ainda que o estudante realize um estágio supervisionado na área.
O que se estuda em Biotecnologia?
Cada instituição de ensino organiza a matriz curricular do curso de Biotecnologia de uma maneira diferente. As matérias oferecidas podem variar um pouco conforme o objetivo de cada universidade.
De modo geral, estas são algumas das matérias principais:
- Biologia Celular e Bioinformática
- Biomateriais e Biomecânica
- Bioquímica Experimental
- Biotecnologia Vegetal e de Alimentos
- Biossegurança
- Farmacologia e Toxicologia
- Física
- Físico-Química e Termodinâmica
- Genética
- Instrumentação e Controle em Bioprocessos
- Microbiologia
- Química Orgânica e Geral
Onde um biotecnólogo pode trabalhar?
O setor que mais contrata biotecnólogos é a indústria, que busca este profissional para desenvolver pesquisas, novas tecnologias, produtos e processos. As áreas industriais que mais procuram por profissionais formados em Biotecnologia são:
- Alimentícia – produção de bebidas e alimentos fermentados (como o queijo, pão, vinho, cerveja, vinagre, etc.), de aromas, corantes, enzimas para usos diversos, etc.
- Agricultura – produção de plantas transgênicas, biofertilizantes, bioinseticidas, hormônios e desenvolvimento de pesquisas sobre o melhoramento genético de plantas.
- De Energia – produção de biocombustíveis como o etanol e o biodiesel, desenvolvimento de pesquisas sobre culturas energéticas melhoradas geneticamente, etc.
- Farmacêutica – produção de vacinas, antibióticos, kits para diagnósticos, desenvolvimento de pesquisas sobre novos medicamentos.
Outra área que vem ganhando bastante destaque é a de cosméticos. Este setor da indústria já está entre os que mais contratam biotecnólogos para melhorar seus processos e produzir produtos de beleza cada vez mais eficientes.
O biotecnólogo pode trabalhar ainda na área do meio ambiente e conservação de espécies, através do desenvolvimento de tecnologias de biorremediação, controle de poluentes e bioindicadores.
Onde estudar Biotecnologia?
O curso de Biotecnologia é bastante recente e ainda são poucas as universidades que oferecem esta graduação.
Conheça algumas das principais instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que possuem o curso de Biotecnologia:
Universidades Privadas:
- Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
- Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
- Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA)
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
- Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)
Universidades Públicas:
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Veja também:
Você já tinha ouvido falar do curso de Biotecnologia? Ficou interessado em cursar esta graduação? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.