Ciências Biológicas
As Ciências Biológicas estudam a vida nas suas mais diferentes formas. O trabalho do biólogo pode envolver entender a migração de baleias, o desaparecimento das abelhas ou a evolução de uma bactéria causadora de doenças, entre muitos outros assuntos. É um universo amplo a ser explorado.
É também um tema muito atual, pois a Biologia está no centro dos debates sobre a limitação dos recursos do planeta e a manutenção da vida.
O curso prepara professores de Biologia, que vão despertar a curiosidade de crianças e adolescentes sobre o mundo que as cercam. Também forma pesquisadores, que vão ajudar a descobrir novas espécies e avançar o conhecimento científico.
Conheça mais sobre o curso de Ciências Biológicas e a diversidade de matérias oferecidas nesta graduação. Saiba também onde se preparar para ingressar nesta profissão!
Como é o curso de Ciências Biológicas
Também conhecido como Biologia, o curso de Ciências Biológicas tem duração média de quatro anos. É oferecido nas modalidades presencial e a distância por universidades públicas e privadas de todo o Brasil.
Esta graduação pode ser de dois tipos:
• Licenciatura: forma professores para o ensino fundamental e médio.
• Bacharelado: prepara profissionais para a atuação fora das salas de aula, como em consultorias, pesquisas, análise, educação ambiental e outras.
Em algumas universidades, é preciso optar por uma das habilitações antes de entrar no curso. Em outras, pode-se estudar matérias de ambas as modalidades e sair com dois diplomas: licenciado e bacharel.
No início da graduação, o curso de Ciências Biológicas traz muitas matérias da área de Exatas, como Matemática, Física, Química e Bioestatística. Elas são a base para se fazer Ciência e também ajudam a entender o campo da Biologia.
As matérias específicas mostram que o horizonte das Ciências Biológicas é muito amplo: vai da escala microscópica até a classificação de populações. Por exemplo: ao estudar um ser vivo, o biólogo pode analisar suas moléculas, verificar o funcionamento de seu corpo, identificar a família da qual ele faz parte e entender o seu papel no ambiente em relação às outras espécies.
Este conhecimento poderá, mais tarde, ser desdobrado em três grandes áreas de atuação profissional:
- Meio ambiente e Biodiversidade: estuda a interação dos seres vivos.
- Saúde: pesquisa o controle de doenças, estratégias de promoção de saúde, análises clínicas.
- Biotecnologia: estuda os seres vivos e sua composição molecular, realiza pesquisas sobre melhoramento genético, etc.
Prepare-se para muitas saídas de campo. O curso proporciona o contato com a natureza, seja em parques, florestas, lagoas, ou rios. Durante essas atividades, os estudantes observam o comportamento dos seres vivos e sua relação com o meio ambiente. Fazem coleta de amostras de animais, insetos, plantas, moluscos ou fungos.
Outra parte importante do curso de Ciências Biológicas é a prática em laboratório. Uma das atividades é identificar, classificar e conservar as amostras coletadas. Com microscópios e lâminas, os estudantes analisam os organismos, tecidos e células. Além disso, também cultivam plantas, animais e microrganismos para seus estudos científicos.
O que se estuda na faculdade de Ciências Biológicas
As matérias do curso de Ciências Biológicas podem variar de acordo com cada universidade. Confira algumas disciplinas que você pode encontrar:
- Anatomia Aplicada a Ciências Biológicas
- Bioquímica
- Botânica (estuda plantas e algas)
- Células-Tronco
- Citogenética Humana (estudo dos cromossomos)
- Ecologia
- Embriologia Animal
- Entomologia (estudo dos insetos)
- Etologia (comportamento dos animais)
- Genética Humana
- Micologia (estudo dos fungos)
- Plantas Medicinais
- Toxicologia
- Virologia
Para quem cursa a licenciatura, é preciso passar pelo estágio em salas de aula do ensino médio e fundamental. Para se formar, o estudante precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O que faz o biólogo
Depois de formado, o biólogo pode atuar em muitas áreas. Conheça algumas:
- Biotecnologia: com conhecimento de Genética, o biólogo trabalha em aconselhamento genético, pesquisa sobre organismos geneticamente modificados, melhoramento genético animal e vegetal.
- Consultoria: realiza levantamento de espécies e estudos de impacto ambiental; participa do processo de concessão de licenças ambientais para construção de obras.
- Turismo Ecológico: orienta visitantes de parques e unidades de conservação sobre a biodiversidade local.
- Educação Ambiental: os licenciados trabalham com esse tema nas escolas. Os bacharéis podem atuar em projetos de organizações não governamentais, parques e outros espaços não escolares.
- Perícia: utiliza o conhecimento de Biologia para ajudar na investigação de assassinatos ou em casos de crimes ambientais.
A profissão de biólogo é regulamentada. Para exercê-la é preciso ter o diploma de um curso superior em Biologia o Ciências Biológicas reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e estar registrado no conselho regional da categoria.
Onde estudar Ciências Biológicas
O curso de Ciências Biológicas é oferecido por centenas de universidades privadas e públicas em todas as regiões do país. Algumas universidades oferecem o curso com ênfase em uma determinada área, como Biologia Marinha, Biologia Vegetal, Biotecnologia e outras. Antes de se candidatar a uma vaga, confira a grade curricular da faculdade para saber o enfoque do curso.
Confira algumas faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Ciências Biológicas:
Privadas:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Públicas:
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Veja também:
Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?
Você ficou interessado em cursar Ciências Biológicas? Conte para a gente nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.