Jornalismo
O curso de Jornalismo tem muito a ver com comunicação. Quem escolhe fazer esta faculdade lida com a divulgação de notícias em diferentes meios: jornal, revista, rádio, televisão, internet, etc.
Apurar fatos, redigir textos e entrevistar pessoas são algumas das atividades deste profissional.
É comum algumas pessoas se questionarem se vale a pena fazer este curso, já que, desde 2009, não é mais obrigatório ter um diploma para exercer a profissão de jornalista. A verdade é que grande parte das empresas prefere contratar profissionais formados na área para assegurar que possuam as habilidades necessárias para o dia a dia de trabalho.
A menos que você já tenha uma carreira sólida como jornalista e seja reconhecido pelo seu trabalho, ter um diploma em Jornalismo fará diferença na hora de buscar um emprego.
Se você está pensando em fazer Jornalismo, saiba como o curso funciona e que tipo de atividade você poderá exercer depois de formado. Veja também onde estudar para se destacar nesta profissão!
Como funciona o curso de Jornalismo
Não é à toa que este curso também recebe o nome de Comunicação Social – Jornalismo. O principal objetivo é formar profissionais capazes de comunicar fatos e eventos importantes ao redor do mundo e também atuar na comunicação interna e externa de uma empresa (na divulgação de resultados para seus acionistas e investidores, por exemplo).
O curso é um bacharelado e dura em média quatro anos.
O que se estuda em Jornalismo
Um jornalista precisa transmitir informações de forma clara e eficiente. A linguagem, seja ela escrita ou falada, é a grande ferramenta deste profissional. Por esta razão, o curso conta com disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Interpretação de Textos, etc.
A base do curso está no estudo da comunicação, como ela acontece, quais suas técnicas e características. Este estudo é feito de acordo com cada tipo de mídia (internet, TV, rádio, mídia impressa, etc.), pois as práticas jornalísticas que devem ser aplicadas são diferentes em cada caso. Algumas das mais estudadas são:
- Pesquisa
- Entrevista
- Apuração
- Reportagem
Adequar a linguagem ao público-alvo é uma das habilidades que o jornalista adquire durante o curso. Ele aprende a selecionar os fatos conforme a relevância e a ter senso de responsabilidade para apurar a veracidade deles para transmitir informações corretas e confiáveis ao público.
Outro aspecto do curso diz respeito à edição das notícias. Algumas disciplinas têm o objetivo de capacitar o aluno a utilizar programas de edição de imagens, fotografar, editar sons e imagens, gravar cenas e reportagens na rua, etc.
Quem faz o curso de Jornalismo aprende ainda a planejar a cobertura de notícias, coordenar a redação de um jornal e gerenciar outras atividades relacionadas à profissão.
Confira algumas das disciplinas oferecidas pelo curso de Jornalismo:
- Assessoria de Imprensa
- Comunicação e Expressão Oral
- Comunicação e Opinião Pública
- Edição Jornalística
- Estudos de Comunicação em Massa
- Fotografia
- Fotojornalismo
- Imprensa e Sociedade
- Jornalismo Digital
- Jornalismo Informativo
- Jornalismo Político e Econômico
- Leitura e Produção de Texto
- Linguística
- Metodologia de Pesquisa
- Planejamento e Produção de Jornal
- Planejamento e Produção de Revista
- Tecnologias em Comunicação
- Telejornalismo
- Teoria da Comunicação
- Radiojornalismo
- Redação Jornalística
- Reportagem, Pesquisa e Entrevista
Para receber o diploma o aluno precisa fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que, de modo geral, é uma oportunidade de desenvolver um projeto e colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
O perfil de quem faz Jornalismo
O curso de Jornalismo exige que o aluno se mantenha informado sobre os acontecimentos de sua região e do mundo. Ler jornais, assistir reportagens e navegar na internet pelos sites de notícia são algumas formas de acompanhar os eventos mais importantes.
Outras características fundamentais são: ser curioso, gostar de ler, de escrever e ter facilidade em se expressar.
O que fazer depois de formado em Jornalismo
Os jornalistas recém-formados enfrentam um mercado disputado. Os meios de comunicação tradicionais, como televisão, jornal e rádio, costumam estar bem saturados, principalmente nos grandes centros.
Por outro lado, o avanço da tecnologia abre outras oportunidades de emprego. É o caso de revistas online, grandes portais de notícia, TV por assinatura, blogs, comunicação corporativa, etc.
Conheça algumas áreas de atuação do Jornalista:
- Assessoria de Comunicação – realiza a divulgação de empresas ou de pessoas públicas (políticos, artistas, etc.), define estratégias e campanhas publicitárias e produz comunicados para a imprensa.
- Comunicação Digital – desenvolve conteúdo para websites, revistas online e intranet, redige textos e edita materiais.
- Comunicação Empresarial – cria um canal de comunicação entre empresa, clientes, fornecedores e investidores. Desenvolve conteúdo para publicações institucionais e elabora estratégias de comunicação interna.
- Edição – estabelece o formato em que uma notícia será veiculada, seleciona imagens, edita sons, etc.
- Fotojornalismo – fotografa acontecimentos, eventos e cenas do cotidiano. Utiliza o material captado em reportagens, documentários, etc.
- Reportagem – apura fatos, coleta informações, entrevista pessoas e redige textos.
Onde estudar Jornalismo
Confira algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem o curso de Jornalismo:
Universidades Privadas:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Universidades Públicas:
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
- Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
- Universidade de Brasília (UNB)
Veja também:
Você gosta de estar por dentro de tudo o que acontece no mundo? Tem facilidade em se comunicar? Conte para a gente se tem planos de fazer um curso de Jornalismo.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.