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História

Era Vargas: Veja lista de exercícios

era vargas

A Era Vargas refere-se ao período da história brasileira em que Getúlio Vargas esteve no poder, dividido em três fases: a Fase Provisória (1930-1934), o Governo Constitucionalista (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945). Após um hiato, Getúlio retornou ao poder como presidente eleito em 1951, até seu suicídio em 1954.

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O período da Era Vargas é um dos mais estudados da história brasileira devido à sua importância e impacto no país. Ao se preparar para provas, é crucial entender as nuances políticas, sociais e econômicas dessa era, bem como a figura complexa de Getúlio Vargas.

Aproveite para entender mais sobre essa época, e firmar seu aprendizado fazendo alguns exercícios que separamos para você.

Ver também:
+ Quais os tipos de governo que existem hoje em dia?
+ O que foi a Era Vargas?


Contextualização

  • Antecedentes: A Era Vargas começa com a Revolução de 1930, que depôs o então presidente Washington Luís e marcou o fim da República Velha e da política do café com leite.

  • Fase Provisória (1930-1934): Vargas assume como chefe do Governo Provisório. Durante esse período, ele começa reformas modernizadoras, como a criação do Ministério do Trabalho e a implementação de leis trabalhistas.

  • Governo Constitucionalista (1934-1937): Após a Constituição de 1934, Vargas é eleito indiretamente para a presidência. A constituição traz avanços em direitos trabalhistas e voto secreto e universal para maiores de 21 anos.

  • Estado Novo (1937-1945): Com o pretexto de uma suposta ameaça comunista, Vargas instaura uma ditadura com a Constituição de 1937. Durante o Estado Novo, houve forte repressão política, censura e centralização do poder.

  • Retorno ao poder (1951-1954): Após a queda do Estado Novo, Vargas foi eleito presidente democraticamente em 1950. Nesse período, ele enfrentou crises políticas e econômicas, culminando em seu suicídio em 1954.


Como o período da Era Vargas pode aparecer nos vestibulares?

  • Políticas Trabalhistas: Questões podem abordar as medidas de Vargas voltadas para os trabalhadores, como a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a criação da Justiça do Trabalho e o estabelecimento do salário mínimo.

  • Propaganda e Ideologia: O governo Vargas fez uso intensivo de propaganda para construir a imagem de “Pai dos Pobres”. Pode-se cobrar a análise de imagens, cartazes e músicas da época.

  • Repressão e Censura: Durante o Estado Novo, houve forte repressão a opositores e censura à imprensa. Questões podem abordar esse controle estatal sobre a informação e as artes.

  • Relação com o Mundo: A posição do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e as relações com os EUA e os países do Eixo podem ser temas de questões, especialmente a atuação do Brasil na guerra após a Declaração de guerra contra a Alemanha e a Itália em 1942.

  • Crise e Suicídio: O fim do segundo governo Vargas, marcado por crises e oposição, bem como sua carta-testamento, são temas recorrentes em provas.


Exercícios sobre a Era Vargas

Hora de conferir se você já entendeu tudo sobre a Era Vargas. Faça os exercícios abaixo e em seguida veja como se saiu pelo gabarito.

Questão 1

Acontecimento que permitiu com que Getúlio Vargas assumisse a presidência do Brasil:

a) Revolta Paulista de 1924

b) Revolução Constitucionalista de 1932

c) Revolução de 1930

d) Intentona Comunista

e) Intentona Integralista



Questão 2

(Enem/2017) Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada

a) pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.
b) por um diálogo democraticamente constituído.
c) pelas benesses sociais do getulismo.
d) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado
e) por uma legislação construída consensualmente.

Questão 3

(ENEM MEC/2022)

Decreto-Lei n. 1949, de 27/12/1937

Art. 1.º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República.

Art. 2.º O DIP tem por fim:
h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;
n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas empresas jornalísticas para importação de papel para imprensa , uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou períodicos por elas administrados ou dirigidos.
BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República. (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982. (Adaptado).

Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o (a)

a) diversificação da opinião pública.

b) mercantilização da cultura popular.

c) controle das organizações sindicais.

d) cerceamento da liberdade de expressão.

e)privatização dos meios de comunicação.


Questão 4

(Enem/2018)

A ilustração apresenta uma imagem impressa para cartilhas escolares na época do Estado Novo, durante a presidência de Getúlio Vargas. A imagem mostra Getúlio conversando e cumprimentando crianças que seguram bandeiras do Brasil.

Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de

a) destacar a sabedoria inata do líder governamental.
b) atender a necessidade familiar de obediência infantil.
c) promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.
d) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.
e) estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.


Questão 5

(Mackenzie/2004) Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:

a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às ideias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.
b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembleias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.
d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.
e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.


Questão 6

(Enem/2017) Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.


Questão 7

(Enem/2017) Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular.

Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

A Democracia. 16 set. 1945. apud GOMES. A.C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática. 1989.

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

a) demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.
b) apoiar a permanência da ditadura estadonovista.
c) resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.
d) reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.
e) reclamar a participação das agremiações partidárias.


Questão 8

(Enem/2019) A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque.

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 20 abr. 2015 (adaptado).

Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo à:

a) industrialização interna para substituir as importações.

b) nacionalização de empresas estrangeiras atingidas pela crise.

c) venda de terras a preços acessíveis para os pequenos produtores.

d) entrada de imigrantes para trabalhar nas indústrias de base recém-criadas.

e) abertura de linhas de financiamento especial para empresas do setor terciário.

Gabarito

1) C

2) D – Sabe-se que os sindicatos foram essenciais para a construção do direito dos trabalhadores na Era Vargas, pois estes passaram a ser um instrumento do governo para fazer a legislação trabalhista.

3) D – no texto de apoio o leitor pode conferir um trecho do decreto de criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), no Estado Novo, destacando o controle da imprensa através do cerceamento da liberdade de expressão. 

4) D – segundo a correção do site Descomplica, A cartilha impressa durante o Estado Novo constrói uma imagem de Getúlio Vargas como um líder carismático, com o principal objetivo de garantir aprovação política e a popularidade do então presidente. É preciso perceber que os governos ditatoriais também carecem de legitimidade, assim, os investimentos em propaganda são fundamentais.

5) C – a alternativa representa os acontecimentos do movimento fascista da época.

6) A – Durante a Era Vargas, a propaganda política do governo tinha como objetivo conquistar a população e controlar qualquer crítica ao governo. Músicas, publicidade, rádio, eram utilizados para atrair a aprovação popular.

7) D – A questão faz referência ao final da Era Vargas. Após a atuação do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial ao lado dos países aliados, ao mesmo tempo em que mantinha uma ditadura, internamente se estabeleceu uma contradição insustentável que culmina no fim do Estado Novo. No entanto a população, com o movimento Queremista, reivindicava uma transição democrática com Vargas, porém, o presidente não se sustenta e acaba renunciando.

8) A – com a crise de 1929, a exportação do café brasileiro caiu, o que impactou diretamente na economia nacional. Foi assim que para remediar a situação, a indústria nacional cresceu, para que houvesse aqui a produção do que não era mais possível comprar lá fora.


Curtiu? Aproveite para saber mais sobre a Era Vargas no vídeo a seguir:



Para saber mais:
+ A Revolução de 1930
+ Contos Novos – Mário de Andrade (Resumo)

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