5 Curiosidades sobre o Dia dos Namorados ao redor do mundo
O Dia dos Namorados não tem nada além de romance para nos ensinar? Tem sim! Inclusive sobre geografia. Afinal, você provavelmente sabe que a data no Brasil é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, devido a uma propaganda publicitária. No entanto, a data é majoritariamente comemorada pelo mundo no dia 14 de fevereiro.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Só que, além de ser comemorado em dias diferentes ao redor do globo, o Dia dos Namorados em cada país também conta com presentes diferentes, datas combinadas, e até outros motivos para comemorar. Por isso, separamos hoje cinco curiosidades sobre a data em diferentes lugares do mundo para você conferir!
1) No País de Gales, as mulheres ganham colheres
Nem serenatas de amor, nem bombons de chocolate, nem flores. No País de Gales, os homens seguem a tradição de dar para suas amadas colheres artesanais, conhecidas como “colheres do amor”. É isso mesmo, colheres.
Isso é porque, antigamente, os homens que sabiam a arte da carpintaria, deviam fazer as colheres para entregarem a suas prometidas e provarem que tinham como sustentar o lar.
As colheres são muito bem trabalhadas, com talhos feitos nos mínimos detalhes. Hoje em dia, já é comum serem compradas em lojas e com artesãos especializados. Mas que vença a colher mais bonita, certo?
2) Em alguns países, existe o White Day um mês após o Dia dos Namorados
Se você curte animes, doramas (os dramas televisivos coreanos) e séries do mundo oriental, já deve ter ouvido falar no “White Day”, ou traduzindo, o”Dia Branco”. Em países como o Japão e a Coreia do Sul, é comum que, um mês após o Dia dos Namorados, em 14 de março acontece o White Day.
Funciona assim: no dia 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados por lá, as moças são responsáveis por dar presentes para os amados, que retribuem o presente no White Day, um mês depois. O ‘white’, vem porque em algumas regiões, é comum que o presente retribuído seja feito com chocolate ou massa branca.
Mas é comum que a troca de presentes também ocorra nas duas datas se os pares desejarem, e até mesmo, que a troca de chocolates aconteça entre amigos e colegas, onde quem recebeu, retribui no mês seguinte. Bem fofo, não?
3) Na Romênia, o Dia dos Namorados é um feriado nacional
Amamos feriados, e um feriado romântico é ainda melhor, certo? Pois essa é a proposta lá pela Romênia. O Dia dos Namorados lá acontece em um dia chamado de Dragobete, que é no dia 24 de fevereiro – 10 dias depois da data mais tradicional.
O dia marca também a chegada da primavera, por isso, é conhecido como: “o dia em que os pássaros estão comprometidos”. Dizem que na data é comum que os casais se unam para colher flores, e há um mito de que lavar a cara na neve pode dar sorte. Será?
4) Na Alemanha, o presente da sorte são… porcos!
Calma, não necessariamente é o bichinho propriamente que deve ser entregue – em alguns casos, sim, acontece, mas não é tão comum. A relação com os porquinhos e o dia dos apaixonados na Alemanha, é porque lá os porcos são simbólicos como animais da sorte.
Por isso, é comum que os apaixonados sejam presenteados com um porco da sorte, ou melhor, um “Glücksschwein”. Sendo assim, não se assuste se vir as namoradas por lá recebendo porquinhos de porcelana, estampas de porcos em camisetas, ou até colares com pingentes de porquinho. Achamos bem fofinho!
5) Cartas são lindas, e a vencedora como destinatário é a cidade de Verona
Se você curte Shakespeare, deve se lembrar do famoso cenário onde se passa o romance “Romeu e Julieta, a cidade de Verona. Ela fica na região norte da Itália, e especialmente no Dia dos Namorados, costuma receber diversas – milhares, na verdade – de cartas endereçadas para a famosa Julieta Capuleto.
Os fãs do cinema devem se lembrar do filme ‘Cartas para Julieta”, que contam justamente dessa crença que as mulheres de décadas atrás, e mesmo as de hoje em dia possuem, de que Julieta pode ajudá-las no amor, para guiá-las em um destino diferente do que a moça teve com Romeu.
Escreveria uma carta para a Julieta para te ajudar com o romance? Independentemente se o amor por aí estiver em andamento, complicado ou mesmo fluindo muito bem, desejamos que junto do seu relacionamento amoroso, sua relação com os estudos também seja próspera!
E se precisar de ajuda quanto a esse último relacionamento, confere os outros materiais disponíveis aqui no Mundo Vestibular!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.