5 dicas para conseguir uma bolsa do Prouni
Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como objetivo ofertar bolsas de estudo em universidades privadas. As bolsas do Prouni são dividas entre parciais (50%) e integrais (100%).
No Brasil, existem três programas que concedem vagas em instituições de ensino superior, sendo eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
É comum os estudantes ficarem confusos com tantos critérios e diferenças. Por isso, é preciso que se preparem e entendam as regras de cada um dos programas antes das inscrições.
Confira 5 dicas para conseguir uma bolsa do Prouni
Se interessou pelo programa? Então, confira abaixo 5 dicas que irão te ajudar a conquistar a sua vaga dos sonhos pelo Prouni.
1) Nota de corte
Desde a segunda edição do Prouni 2022, o Ministério da Educação (MEC) deixou de apresentar as notas de corte parciais, que costumavam ser divulgadas diariamente, às 00h.
A partir desta decisão, foi adotado um novo método, no qual o Prouni passou a divulgar a classificação parcial de cada estudante.
Tendo em vista essa mudança, uma ótima tática para saber sua nota é usar o Simulador de Notas de Corte da Quero Bolsa, ferramenta gratuita em que é possível calcular a nota de corte do Prouni, Sisu e Fies.
+ Simulador Sisu: saiba se dá para entrar no Sisu com sua nota do Enem
2) Atenção aos pré-requisitos
Existem alguns pré-requisitos para poder participar do programa. É preciso ter participado de uma das últimas duas edições do Enem, obter nota superior a zero na redação, atingir média de 450 pontos nas provas do Enem e não ter cursado uma graduação.
Outros requisitos são referentes à renda familiar por pessoa, se a renda for de até 1,5 salário mínimo, o candidato tem direito a bolsa integral, mas, se a renda for de até 3 salários mínimos, ele poderá concorrer a bolsa parcial.
Veja também:
+ Como entrar no ProUni com o Enem? O Guia Completo!
3) De olho nas faculdades
Antes do período de inscrição, o Prouni divulga as faculdades participantes, o que é ótimo para ajudar os estudantes a escolherem qual a melhor vaga para concorrer.
Pesquisar sobre o número de inscritos das edições passadas, seja buscando por curso, instituição ou município, vai facilitar muito na hora da inscrição.
4) Documentação
Caso consiga ser pré-selecionado no Prouni, é preciso ter os documentos necessários de fácil acesso para a matrícula na faculdade. Com certeza os estudantes não irão querer perder suas vagas por não terem os documentos, certo? Então, vale a pena já separar toda a papelada!
5) Segunda chamada e lista de espera
Caso a vaga não tenha sido preenchida pelo selecionado da primeira chamada, o programa irá partir para outras etapas, sendo elas, a segunda chamada, onde irá selecionar o próximo candidato e a lista de espera.
A lista estará disponível após o fim da segunda chamada, e mesmo sendo um processo mais demorado, vale a pena participar, pois muitos estudantes acabam conseguindo uma bolsa por meio da lista de espera.
Não consegui o Prouni, o que fazer?
Se não conseguir uma vaga pelo Prouni e quiser concorrer novamente, fique tranquilo, o programa acontece duas vezes por ano, no início de cada semestre.
E, saiba que ainda pode utilizar a nota do Enem para ingressar de maneira direta na faculdade. Muitas instituições de ensino superior oferecem descontos aos estudantes, independente da nota do Enem e renda familiar por pessoa.
Confira abaixo algumas de nossas parceiras que aceitam o ingresso direto:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.