5 séries com temas sociais para usar na redação
Em ano de vestibular, é sempre importante estar por dentro de assuntos sociais para utilizar nos vestibulares, principalmente na hora da redação, na qual são cobradas competências de compreensão do tema e uso de repertório.
A redação do Enem e outros vestibulares costumam avaliar domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão do tema, coesão e coerência no desenvolvimento, boa argumentação e respeito pelos direitos humanos.
Como as séries podem ajudar na redação?
Os filmes e séries podem ser seus maiores aliados na hora de escrever! Várias séries abordam os mais variados temas sociais, como luta LGBTQIA+, racismo, realidade distópica, tecnologia, saúde mental e imigração.
Elas podem enriquecer seu repertório e compreensão sobre esses temas, sendo ótimas para citar na introdução da redação.
Séries que vão fazer sucesso na sua redação:
Ficou curioso sobre quais séries podem te ajudar? Então, confira só as que separamos especialmente para você!
Heartstopper
Heartstopper é uma adaptação dos livros da Alice Oseman, cujos livros carregam o mesmo nome da série. A coletânea gira em torno de dois personagens: Charlie e Nick.
Eles estudam na mesma escola há alguns anos, mas só ficam próximos quando viram dupla em uma aula de matemática. A partir daí, começam a se apaixonar e descobrir mais sobre suas sexualidades.
Spin Out
Kate Baker é uma patinadora profissional que sonha se tornar campeã olímpica. Após muitos campeonatos, ela chega a uma apresentação decisiva, mas tudo começa a dar errado quando ela e seu par cometem um erro que acaba a afastando da profissão.
Kate também precisa lidar com os desafios de ter Transtorno Afetivo Bipolar (Tab) e conviver com uma mãe com o mesmo transtorno. A personagem faz acompanhamento psiquiátrico, levando uma vida tranquila com o seu transtorno, até que acaba entrando em um episódio de mania.
Black Mirror
Mundo distópico? Temos sim! Com cinco temporadas, a série narra uma história diferente a cada episódio. Mas, o que cada um deles tem em comum é retratar o avanço da tecnologia em situações diversas, mostrando os aspectos negativos que as pessoas evitam ver ou imaginar.
A grande questão da série é: até onde a tecnologia pode ir?
One Day at a Time
A série conta a história de uma família de imigrantes cubanos, na qual a avó foi a primeira a imigrar para os Estados Unidos, ainda durante a Revolução Cubana, onde começou a construir sua família.
Apesar de serem imigrantes legalizados, a família sobre preconceito em diversos ambientes. Além de trazer críticas sobre xenofobia, a série também retrata a luta LGBTQIA+, já que a garota mais nova da família se identifica como lésbica.
Sex Education
Sex Education retrata o dia a dia dos estudantes da escola Moordale, tendo como personagem principal Otis Milburn, filho de uma sexóloga. Ao perceber as desinformações sobre relacionamentos sexuais e suas consequências, Otis começa a dar conselhos aos seus colegas, junto com sua nova amiga, Maeve.
A série também mostra as situações de racismo, bullying e lgbtfobia sofridos por Eric, um menino gay e negro, melhor amigo de Otis.
Gostou do conteúdo acima? Também separamos alguns que podem te dar uma força na hora da redação, olha só:
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.