Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Faculdade de Publicidade

Imagem default

Há diversas universidades que oferecem o curso superior de Publicidade e Propaganda no País, nas modalidades presencial e a distância.

O curso tem duração média de quatro anos e é do tipo bacharelado.

O profissional de Publicidade precisa ser criativo e ter profundo conhecimento de marketing e comunicação para desempenhar suas atividades. As novas tecnologias e as redes sociais têm impulsionado esta carreira.

Saiba mais sobre o curso, onde estudar e as tendências do mercado de trabalho para o Publicitário!

O curso superior de Publicidade e Propaganda

O curso superior de Publicidade e Propaganda capacita o aluno a criar de peças de comunicação, usar diferentes mídias para o alcance do público-alvo e realizar pesquisas para avaliar as estratégias e os resultados das campanhas.

Disciplinas como Fotografia Publicitária, Redação e Computação Gráfica fornecem as técnicas para o processo de criação. Matérias das áreas de Administração, Economia e Psicologia complementam o currículo. Ao final da graduação, o aluno deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vale lembrar que o diploma obtido em uma faculdade Publicidade reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial. A diferença entre elas é a metodologia de ensino. Na modalidade a distância os alunos acompanham as aulas, realizam provas e trabalhos pela internet, e participam de atividades presenciais nos polos de apoio das universidades.

Onde estudar Publicidade e Propaganda

Há universidades públicas e privadas reconhecidas pelo MEC que oferecem curso superior de Publicidade e Propaganda, ou curso superior de Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda. Confira algumas delas:

Universidades Privadas:

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade de Cuiabá (UNIC/PITÁGORAS)

Universidades Públicas:

Universidade de Brasília (UNB)

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Grade Curricular

O curso superior de Publicidade e Propaganda conta com muitas disciplinas das Ciências Sociais e Humanas, além de matérias que desenvolvem aptidões técnicas como Redação e Edição. Confiras as principais:     

  • Fundamentos da Publicidade e da Propaganda    
  • Fundamentos de Marketing    
  • Ética e Filosofia da Comunicação    
  • Sociologia Geral    
  • Teorias da Comunicação    
  • Planejamento de Marketing    
  • Introdução à Linguagem Audiovisual    
  • Produção Gráfica    
  • Comunicação Integrada    
  • Estética e História da Arte    
  • Redação Publicitária: Impresso e Rádio    
  • Introdução à Fotografia    
  • Atendimento e Planejamento Publicitário    
  • Produção Eletrônica em Áudio Publicitário    
  • Direção de Arte     
  • Legislação Publicitária    
  • Redação Publicitária: Audiovisual    
  • Gestão de Contas    
  • Fotografia Publicitária    
  • Produção Eletrônica em Vídeo Publicitário    
  • Fundamentos da Psicologia    
  • Comunicação Digital    
  • Marketing de Varejo e Promoção de Vendas    
  • Pesquisa de Opinião e Mercado    

Mercado de Trabalho

O mercado do profissional de Publicidade e Propaganda sempre foi amplo, mas também concorrido, especialmente nas agências das grandes capitais. Mas há ótimas perspectivas de trabalho em agências menores e em ações alternativas de comunicação e marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa de indústrias e empresas. Veja algumas das principais atividades de um Publicitário:

  • Atendimento: Fazer a interface entre a agência de publicidade e o cliente.
  • Criação: Produzir campanhas publicitárias.
  • Marketing: Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda.
  • Mídia: Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha.
  • Pesquisa: Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores.
  • Produção: Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Veja também:

Melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil

Ficou interessado em estudar Publicidade e Propaganda? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.