Faculdade de Química
Quem faz faculdade de Química estuda as propriedades da matéria, do que ela é feita e como se transforma. Tudo o que existe na natureza – terra, rochas, plantas, animais, sol, água e até o ser humano – é composto por elementos químicos e é objeto de estudo desses alunos.
Esta ciência nos ajuda a entender o mundo e os fenômenos da natureza. A Química pode explicar, por exemplo, porque as folhas mudam de cor no outono, o que faz com que o sabão retire a sujeira ou como são feitos os produtos derivados do leite (queijos, iogurtes, etc.).
Os químicos podem trabalhar na indústria desenvolvendo novos produtos ou melhorando os que já existem. Eles pesquisam sobre os componentes e propriedades de alimentos, produtos de higiene, tintas, cosméticos, agrotóxicos e muito mais.
Conheça a faculdade de Química, saiba quais conteúdos fazem parte do currículo e onde é possível trabalhar depois de formado.
Como funciona a faculdade de Química
Se pensarmos na disciplina de Química que temos no ensino médio já dá para ter uma noção de como são os conteúdos vistos nesta faculdade.
A grande diferença é que na faculdade o estudo é bem mais aprofundado. O aluno conseguirá relacionar a Química com outras ciências e aplicar estes conhecimentos em algo prático, como a indústria e o processo de transformação da matéria.
O curso conta com algumas matérias de Matemática e Física, mas a maior parte do currículo é composta por disciplinas que explicam fenômenos químicos em diferentes áreas, como a ambiental, mineral, industrial, orgânica e inorgânica.
O estudante de Química aprende sobre os elementos da tabela periódica, as características de cada um deles, como se organizam e se juntam para formar outros compostos.
Ele estuda os processos de transformação da matéria e as reações que ela sofre quando exposta a altas temperaturas, variação de pressão ou como reage ao contato com outros elementos químicos.
A faculdade procura equilibrar sua carga horária entre conteúdos teóricos e atividades práticas. Os alunos testam seus conhecimentos em laboratórios, onde realizam experimentos e provocam alterações químicas em determinadas substâncias para estudar suas reações.
Outra atividade bastante comum são as visitas técnicas a empresas, indústrias e laboratórios. Estas atividades permitem que o estudante observe como é o dia a dia do profissional formado em Química e as diferentes áreas em que ele pode atuar.
A graduação em Química pode ser de dois tipos: licenciatura e bacharelado. O curso é praticamente igual para estas duas habilitações, a diferença está no tipo de profissional formado.
A licenciatura tem o objetivo de formar professores para a educação básica ou ensino profissionalizante. Já o bacharelado forma profissionais para atuar na indústria ou como pesquisadores.
Quem escolhe o curso de licenciatura terá algumas disciplinas relacionadas à Educação, como Didática e Metodologias de Ensino. Já os alunos do bacharelado terão mais matérias de Química Aplicada à indústria.
Para se formar em Química é obrigatório realizar um estágio supervisionado na área. Em alguns casos, a universidade exige também a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A faculdade de Química tem duração média de quatro anos.
O que se estuda em Química
A grade curricular da faculdade de Química muda um pouco de uma universidade para a outra. A organização e disponibilidade das matérias dependem da habilitação escolhida: bacharelado ou licenciatura.
De modo geral, estas são algumas das principais disciplinas que encontramos na faculdade de Química:
- Bioquímica
- Cálculo
- Equilíbrios Químicos e Métodos de Análises
- Física
- Mecanismo de Reações Inorgânicas e Organometálicos
- Métodos Eletroanalíticos
- Química Ambiental
- Química Analítica
- Química das Transformações
- Química Experimental
- Química Industrial
- Química Mineral
- Química Orgânica e Inorgânica
- Termodinâmica Química
Onde um profissional formado em Química pode trabalhar
A formação de um profissional de Química é bastante ampla e, por isso, ele encontra oportunidades de trabalho nas mais diversas indústrias, como por exemplo:
- Alimentícia
- Médico-Farmacêutica
- Petrolífera
- Têxtil
- Cosmética
- Agrícola
- De Papel e Celulose
- De Plástico
- Cerâmica e de Tintas
- Energias Renováveis
- Nanotecnologia
Além da indústria, este profissional pode trabalhar com Química Ambiental, desenvolvendo técnicas de tratamento de resíduos, controlando o risco de contaminação ou realizando vistorias, perícias e avaliações.
Os licenciados em Química encontram muitas vagas de emprego em aberto. Isto se deve ao fato de que faltam professores de todas as disciplinas dos ensinos fundamental e médio em todas as regiões do país.
A profissão de Químico é regulamentada por lei. Quem desejar seguir esta carreira deve possuir diploma superior em uma universidade reconhecida pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Química (CRQ) do estado onde trabalha.
Onde estudar Química
Conheça algumas das principais faculdades de Química reconhecidas pelo MEC.
Universidades Privadas:
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- UNiversidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
Universidades Públicas:
- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
Veja também:
Faculdade de Engenharia Química
Ficou interessado em fazer uma faculdade de Química? Conte para a gente aqui nos comentários!
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.