Saiba como fazer o acompanhamento da inscrição no Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas para estudantes de baixa renda.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Todo semestre, o Prouni abre novas inscrições e atrai milhares de estudantes interessados. Para classificar os melhores candidatos, o programa usa exclusivamente o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa forma, quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de conseguir uma bolsa do ProUni.
Mas você sabia que é possível aumentar ainda mais sua possibilidade de entrar na faculdade com uma bolsa do Prouni? O segredo está em fazer o acompanhamento da sua inscrição na página do Programa.
Descubra como tirar o melhor proveito do sistema de acompanhamento da inscrição no Prouni para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos!
Veja também:
+ Como fazer inscrição no Prouni? Descubra agora!
Onde fazer o acompanhamento da inscrição no Prouni?
O sistema de acompanhamento da inscrição do Prouni fica na mesma página onde você fez seu cadastro, no site oficial do ProUni.
Você deve entrar com o cadastro do Gov.br, o mesmo que usou ao se inscrever no Programa, para acessar a página novamente e acompanhar sua inscrição.
Veja também:
+ Prouni: precisa pagar? Entenda como funciona o programa!
Para que serve o acompanhamento da inscrição do Prouni?
O acompanhamento da inscrição do Prouni serve para você ficar de olho se existem melhores oportunidades.
Após preencher a ficha de inscrição do Prouni, você pode entrar regularmente no sistema da área do candidato para observar o andamento do processo.
Entenda as principais situações que tornam o acompanhamento de sua inscrição tão importante:
Leia mais:
+ 5 dicas para conseguir uma bolsa do Prouni
1. Alterar dados
O sistema do Prouni recupera automaticamente a sua nota no Enem, bem como alguns dados que você preencheu quando se inscreveu no Exame.
Caso suas informações de contato tenham mudado desde que você fez o Enem no ano anterior ou algum dado esteja incorreto, você poderá alterá-los.
É muito importante manter todos os seus dados atualizados. Se você for selecionado para uma bolsa, precisará comprovar na faculdade as mesmas informações que estiverem no sistema de cadastro do Prouni, tais como endereço, renda familiar, etc.
2. Consultar sua posição
Enquanto durarem as inscrições, você poderá usar a área de acompanhamento de inscrição do Prouni para consultar a sua posição de classificação nos cursos que selecionou como primeira e segunda opção.
Assim, você pode verificar se tem chances de disputar aquela vaga com os demais candidatos. Em outras palavras, poderá saber com antecedência se continua no páreo ou se é melhor escolher outro curso com nota de corte mais baixa.
A posição é atualizada diariamente, a partir do segundo dia de inscrições.
3. Modificar opções de curso
Na página de acompanhamento da sua inscrição no Prouni, você também pode modificar suas opções de curso quantas vezes quiser, com base na consulta à nota de corte. Dessa forma, você aumenta suas chances de conseguir uma bolsa!
Para calcular o resultado, o sistema vai considerar sempre a última opção que você salvou.
4. Conferir o resultado
As inscrições do Prouni costumam durar poucos dias, e o resultado do processo seletivo é divulgado na semana seguinte ao encerramento das inscrições.
É na página de acompanhamento da sua inscrição que você fica sabendo se passou no Prouni.
5. Entrar para a lista de espera
Depois de duas chamadas regulares, o Prouni abre o processo de lista de espera. A participação não é automática. Quem cumprir os critérios para entrar na lista de espera, deve entrar na página de acompanhamento e selecionar a opção de “manifestar interesse” para concorrer a uma vaga pela lista de espera.
Vale lembrar que o candidato do Prouni é o responsável por acompanhar a situação de sua inscrição, garantindo que todos os dados estejam corretos no sistema.
E se eu não passar no Prouni?
Se você não passar no Prouni, saiba que ainda existe uma chance de conseguir um desconto numa faculdade privada!
Isso porque as faculdades parceiras do Mundo oferecem bolsas de até 80%, independente da nota do Enem e sem critério de renda!
Confira abaixo algumas que separamos para você.
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Além das opções listadas acima, outra opção interessante para quem deseja ingressar com facilidade em um curso com valores acessíveis é a UFBRA, instituição bem avaliada pelo MEC. Para saber mais, basta clicar no link abaixo:
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.