Cotas no Sisu: o que são e como funcionam
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um dos programas mais utilizados para ingresso no ensino superior. Esse sistema utiliza como critério de seleção a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Os alunos que desejam ingressar em um curso de graduação pelo Sisu devem se inscrever pela internet e escolher duas opções de curso e de instituição de ensino.
Todos os dias, às 00h, o sistema é atualizado e o candidato pode conferir em que posição está e qual é a nota de corte do curso desejado.
Durante o período de inscrições é possível alterar essas opções, mas a nota de corte e a posição só serão atualizadas no dia seguinte.
O Sisu possui duas chamadas e uma lista de espera. Os candidatos que não forem aprovados em suas opções na primeira chamada do Sisu, poderão concorrer na segunda chamada e na lista de espera.
Os candidatos que forem aprovados apenas em sua segunda opção também poderão concorrer com a primeira opção na segunda chamada e na lista de espera.
É importante lembrar que somente poderão participar da lista de espera aqueles candidatos que declararem interesse na mesma, em período determinado pelo cronograma do Sisu.
Veja também:
+ Sisu 2023: saiba quais são as faculdades participantes
+ Sisu 2023: notas de corte dos cursos mais procurados
+ Calendário do Sisu 2023: veja o cronograma completo
O que são as cotas?
Implementada em agosto de 2012, a Lei de Cotas completa 11 anos em 2023. A Lei nº 12.711/2012 é uma política pública criada durante o governo da ex-presidente, Dilma Roussef, com o objetivo de diminuir a desigualdade entre as classes sociais e as etnias na educação brasileira.
De acordo com a Lei das Cotas, as universidades deverão destinar parte das vagas (50%) para alunos oriundos de escolas públicas, cuja família tenha renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou que se autodeclararam negros, pardos ou indígenas.
Veja também:
+ Sisu: o que é, como funciona e como participar
Documentos necessários
Para realizar a matrícula na universidade em que foi aprovado pelo Sisu, o estudante deverá realizar uma pré-matrícula e somente depois comparecer à instituição de ensino com os documentos em mãos.
Os documentos necessários para a realização da matrícula são:
- Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Título de Eleitor;
- Para os homens, documento que comprove a quitação com o Serviço Militar;
- Foto 3×4.
Além disso, os alunos cotistas deverão apresentar os documentos que comprovem a sua situação.
No caso de cota racial, o documento deve ser encontrado no site da universidade em que o aluno foi aprovado. Nesse documento o aluno realiza a sua auto declaração como negro, pardo ou indígena.
No caso de cota por renda, o aluno deverá verificar, junto a faculdade, quais são os documentos que deverão ser apresentados para comprovar a sua situação financeira.
Vale lembrar que esses são os documentos solicitados na maior parte das universidades, mas que cada instituição está livre para cobrar a documentação que julgar necessária.
Leia mais:
+ Saiba se pode usar nota do Enem de anos anteriores no Sisu
Não consegui passar no Sisu, o que fazer?
Se você não conseguir uma vaga na universidade pelo Sisu, você ainda pode usar sua nota do Enem para conseguir um bom desconto em faculdades privadas.
A Quero Bolsa, por exemplo, é um portal que oferece bolsas de estudo de até 80% em milhares de instituições de ensino parceiras. Veja alguns exemplos abaixo:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Todas as instituições listadas acima são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), assim como a UFBRA, outra parceira da Quero que conta com mais de 70 cursos e mais de 200 polos educacionais. Caso queira conhecê-la melhor, você pode clicar no link abaixo e acessar o site desta instituição:
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular
Resultado do Sisu 2024 é adiado
Resultado do Sisu 2024 é divulgado
Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!
Inscrições para o Sisu 2024 estão abertas; veja como participar
Sisu 2024: confira o calendário do sistema de seleção
Sisu Medicina: confira quais as notas de corte
Quais faculdades participam do Sisu 2023?
Sisu 2023/2: como se inscrever no Sisu?
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.