Barbie: veja 5 temas importantes tratados no live-action
O mundo cor de rosa da Barbie é um fenômeno, e isso é inegável! Desde acabar com a tinta rosa do mundo, até deixar a página de pesquisas do Google toda “pink” ao pesquisar sobre o filme, render uma gama de produtos e ações, e até mesmo gerar trends e mais trends nas redes, o live-action de Barbie roubou positivamente a atenção do público.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Mas, além de roubar a cena, com o filme debaixo dos holofotes, ele obviamente também virou alvo de muitas teorias. Isso tem feito os fãs passarem os últimos meses procurando minuciosos detalhes sobre o possível enredo do longa. Afinal, até os trailers mais recentes, pouco se sabia sobre o que se tratava o live-action de Barbie.
Com mais teasers e novidades sendo divulgados, o filme, que estreia no dia 20 de julho, já trouxe a promessa de tocar em alguns assuntos muito interessantes – e mesmo sérios – que foram apresentados nas imagens já liberadas para o público.
Neste material, vamos falar sobre o que devemos encontrar no que é considerado o Filme do Ano.
Veja também:
+ Qual faculdade cada princesa da Disney faria?
Utopias
O mundo perfeito da Barbie, onde tudo é predominantemente rosa, mas ainda assim, cheio de vida, cores fortes, e dias perfeitos, é o que consideramos uma verdadeira utopia.
Para quem não conhece o termo, uma utopia é como muitas vezes é retratada a ideia de um sociedade imaginária onde tudo ocorre como deve, não há problemas, e todas as qualidades que uma convivência perfeita exige, existem.
É isso que identificamos em todos os momentos em que o mundo da Barbie é apresentado nos trailers. Fora pequenos conflitos entre os Ken’s, o resto, como as casas, os ambientes, as ruas e o trânsito são de uma perfeição nunca vista. Além disso, todas as interações entre as Barbie’s são cordiais, amistosas e muito educadas.
Tudo indo perfeitamente bem na vida da boneca mais famosa do mundo. Isso é, até chegarmos no mundo real.
Quebra da realidade
A Barbie principal, interpretada por Margot Robbie, que vimos nos trailers, aparece vivendo dias perfeitos até começar a fazer questionamentos estranhos, tomar um jato de água gelada de seu chuveiro mágico, ficar com seus pés retos e chatos e até mesmo cair do telhado – já que sabemos que Barbie’s “flutuam de suas casas até o chão, certo
Com isso, ela é incumbida pela Barbie Rabiscada, interpretada por Kate McKinnon, a descobrir a verdade a respeito do que está acontecendo. E para isso, ela deve ir até o mundo real encontrar quem é a garota que brinca com ela.
E, bem, como vimos no trailer, o mundo real… é péssimo! Claro, no ponto de vista de uma boneca que vive em Barbieland, ou Barbielândia, chegar no tão comentado ‘mundo real’ e se deparar com tantas dificuldades e problemas que não existem no mundo dos sonhos da Barbie é como um soco no estômago.
Semelhante ao que vemos na famosa obra cinematográfica “O Show de Truman”, protagonizado por Jim Carrey, nossa protagonista passa por uma verdadeira quebra da realidade, onde precisa sair do seu modelo de mundo ideal e passar a conviver com diversas situações que nunca a tinham atingido.
Precisamente, Barbie e Ken lidam com a realidade de um mundo machista, misógino, movido pelo dinheiro e interesses, e cada um aparenta reagir de formas distintas sobre isso.
Ken começa a se sentir importante em um mundo onde ser homem é muito mais simples, considerando uma sociedade que aplaude e exalta majoritariamente atitudes masculinas, sejam elas boas ou ruins, ele começa a se encontrar e buscar mais do que acreditava ter na Barbieland.
Enquanto isso, Barbie que está a procura de sua humana, se encontra em um mundo que é rude e até cruel com as mulheres, cheio de pessoas impacientes, e tem até mesmo a triste descoberta ao conversar com um grupo de adolescentes, que ao crescerem, elas já não ligam mais para suas bonecas Barbie.
Sentimos uma semelhança com a Barbie de Toy Story 3 nessa parte, e vocês?
Representatividade e empoderamento feminino
Algo muito positivo no entanto, no meio de todo esse caos de descobertas e mudanças bruscas entre o ‘perfeito e o real’, certamente é a representatividade apresentada nos trailers e teasers.
Tanto as Barbie’s quanto os Ken’s apresentados tem intérpretes de diferentes etnias, tipos, tamanhos e, claro, no que diz especificamente às Barbie’s, todas contam com profissões e realizam atividades diversas na Barbieland. Isso trouxe ânimo para muitas pessoas que vêm se sentindo representadas pelas diferentes Barbie’s do filme.
Crise existencial e de identidade
Um tema bastante citado após o trailer dos filmes, foi que, após a quebra da realidade e o conhecimento que Barbie vai recebendo fora da Barbieland, temos uma cena da boneca se perguntando para quê ela foi criada. É de partir o coração ver uma Barbie tendo uma crise existencial, certo?
Pensando nesse detalhe do filme, a cantora Billie Eilish foi convidada para compor uma música especial para fazer parte da trilha sonora do longa, e que fala justamente sobre essa sensação de insuficiência e inadequação.
A canção “What Was I Made For” mostra o ponto de vista da Barbie tentando se encontrar em um mundo que está longe de ser aquilo que ela vivia em sua nação perfeita.
A busca de Ken
O próprio Ken em diversos momentos parece sempre se sentir pra trás e sofrer de uma síndrome do impostor, como se nada do que vivesse fosse suficiente. Ele aparenta se revoltar a respeito disso em certo momento do trailer, e nos fez questionar: teremos um Ken vilão? Será que ele conseguirá sua redenção? Vai achar seu lugar ao lado da Barbie?
Enquanto não recebemos as respostas para essas questões, podemos ficar com o videoclipe bastante emotivo de “I am just Ken”, cantado´pelo próprio Ryan Gosling em sua busca por aceitação.
A Jornada do Herói da Heroína
Já ouviu falar na famosa “Jornada do Herói”? Também chamada de monomito, a ideia consiste em um conceito cíclico que envolve as aventuras de um herói, que sempre começam com um momento comum na vida do protagonista, até que um problema surge, ele precisa se aprimorar, lidar e superar o problema, e assim conquistar a vitória.
Até o momento do trailer, já vimos as primeiras etapas deste ciclo, onde Barbie vive normalmente seus dias na Barbieland até as coisas começarem a desandar, ela precisar lidar com diversos conflitos e então começar a buscar uma solução para todas as suas questões.
É claro que estamos torcendo por nossa heroína em sua jornada. O que será que espera pela boneca ao decorrer do longa?
Confira também:
+ Percy Jackson e os Olimpianos: livro vs mitologia original
Bônus: referências presentes no filme
- A primeira Barbie
A primeira Barbie e seu icônico maio listrado estão no filme também. Você já deve ter visto imagens da boneca original, o primeiro modelo lançado por Ruth Handler.
No filme, ela aparece como sendo o princípio de tudo, um marco na história das bonecas criadas para as meninas. Deixando de incentivar apenas a maternidade e o cuidado, mas também a se verem como protagonistas e profissionais ao crescerem.
Aproveitando, essa cena é uma referência ao clássico filme “2001: Uma Odisseia no Espaço“. No lugar do monólito gigante, é a presença da espetacular Barbie de Margot Robbie que rouba a cena e atrai o olhar das meninas ao redor.
- I am Barbie Girl
Muitos repararam, claro, mas essa cena é mesmo uma referência à famosa canção de Aqua, “Barbie Girl”, onde Ken e Barbie se cumprimentam enquanto o galã a convida para sair.
No trailer, as diversas Barbies e Ken cumprimentam uns aos outros diversas vezes.
Já queremos a versão nacional da nossa querida Kelly Key no filme, viu Warner?
- Pés de boneca
Sei que você talvez até mesmo já tenha sofrido em tentar calçar e retirar os sapatos de uma Barbie. Afinal, esses pés delicados em meia ponta, praticamente de uma bailarina, exigiam sapatos muito pequenos. Fora o fator de ela não se manter em pé sem um apoio.
Claro, isso tudo, referindo-se à boneca. A Barbie do filme caminha elegantemente em seus pés elevados, e se desespera ao descobrir que ganhou pés chatos conforme a realidade vai invadindo a Barbieland.
Margot Robbie comentou sobre essa icônica cena em referência ao modelo da boneca, e disse que foram cerca de 8 takes para chegar na versão oficial. Ah, e ela também utilizou uma barra para se apoiar e manter o equilíbrio para as filmagens. Pelo visto, até a Barbie real precisa de uma ajuda para se manter de pé com os calcanhares fora do chão.
- Estaer Egg de o Mágico de Oz
Um filme que fala da saída de um mundo mágico para a realidade… só que ao contrário?
Sim, você já assistiu isso. Ao menos, conhece a história do Mágico de Oz, onde a jovem Dorothy é levada por um furacão de seu pequeno lar no Kansas, até a terra de Oz.
Assim como outros filmes já citados neste texto, O Mágico de Oz também faz parte das referências utilizadas em Barbie a aparece em cartaz em um cinema da Barbieland.
- Os bonecos Allan e Midge
Os bonecos Allan e Midge apresentados nos pôsteres oficiais de Barbie foram duas versões descontinuadas da linha da Mattel, que eram, respectivamente, o melhor amigo de Ken, e uma amiga grávida da Barbie. Essa segunda, pro sua vez, gerou polêmicas já que ela realmente vinha com um bebê boneco dentro da barriga.
Alguns pais não entenderam o designer da boneca, além de acreditarem que isso podia incentivar a gravidez na adolescência. Lembrando, que sua época de lançamento foi na década de 60. Anos depois, nos anos 90, ela foi relançada como uma edição limitada para colecionadores.
- A criadora da boneca Barbie
Ruth Handler, a criadora das bonecas e mãe de Barbara “Barbie” Handler, a garota que inspirou a mãe na criação da Barbie, é homenageada no longa. O trailer já apresentou um momento de interação entre criadora e criatura, onde Ruth, já uma senhora, conversa com a Barbie.
No diálogo, ela recorda a boneca de que os humanos só possuem um fim, enquanto ideias – como a própria Barbie é em nosso imaginário – vivem para sempre.
Expectativa do público
Além de tudo o que comentamos, a temática divertida, carismática e irônica dada ao filme também atraiu a atenção do público. Isso, e claro, junto do sentimento de nostalgia proporcionado por uma boneca tão importante na infância de tantas pessoas.
Confira o que alguns fã e futuros expectadores tem a dizer sobre o que esperam do filme:
Confira também:
+ Barbie: veja as profissões e personalidades retratadas no filme
+ 10 famosos e suas formações curiosas
Melhores pós-graduações para Jornalistas
O que aconteceu no dia 8 de março? Origem do Dia Internacional da Mulher
Dengue, Zika, Malária: 5 questões de vestibular sobre doenças transmitidas por mosquitos
Dia do Esportista: celebre a data conhecendo atletas famosos do Brasil
Dia do Repórter: O poder da informação e o caminho até a redação
Quais são os esportes mais praticados do mundo?
Dia Mundial do Braille: conheça esse sistema de escrita e leitura
True Crime: melhores podcasts do gênero
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.