O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece o financiamento parcial ou integral do ensino superior. O aluno pode optar por pagar as mensalidades reduzidas durante ou após o curso.
Como pré-requisito, é necessário ter participado de uma edição do Enem desde 2010. Também é preciso ter renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos para financiamentos parciais, e até três salários mínimos para financiamentos integrais.
Aqueles estudantes que tem bolsa parcial do Prouni, programa de bolsas do MEC, também podem financiar a metade da mensalidade do por meio do Fies.
As inscrições para o financiamento ocorrem no início de cada semestre. Os selecionados contam com a ajuda do MEC para o pagamento das mensalidades até a conclusão da graduação.
Durante o curso, os alunos deverão pagar o valor não custeado pelo Fies. Ao terminar o curso, os beneficiários devem devolver o valor financiado por meio de parcelas mensais.
Confira as datas do Fies 2023/2 já divulgadas pelo MEC!
Inscrições: 4 a 7 de julho de 2023.
Resultado em chamada única: 11 de julho de 2023.
Não consegui o Fies, o que fazer?
Se a sua nota não foi suficiente para o Fies, fica tranquilo, algumas universidades parceiras oferecem bolsas com descontos de até 80%! Confira abaixo algumas que separamos para você.