Nota de Corte do Sisu: o que é, para que serve e como funciona
Durante o período em que as inscrições estiverem abertas, os candidatos a uma vaga de curso superior em universidades e institutos federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem acompanhar suas chances de aprovação no sistema, com a divulgação da “nota de corte” do curso selecionado e a sua classificação parcial.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Embora não represente a classificação final, podendo mudar até a o término do processo seletivo, a nota de corte dá ao candidato uma noção do desempenho dele na disputa por aquela vaga específica.
Confira abaixo tudo sobre a nota de corte do Sisu!
O que é a nota de corte do Sisu?
A nota de corte do Sisu é a menor nota necessária para ter a chance de ficar entre os selecionados para a vaga desejada.
Ela é calculada automaticamente, uma vez por dia, com base no número de vagas existentes e no número de candidatos que concorrem àquela vaga, naquela modalidade de concorrência específica.
Ou seja, o sistema verifica a nota do Enem de todos os candidatos que concorrem a uma vaga naquele curso específico, naquela modalidade de concorrência e mostra qual seria a nota mínima para conseguir se classificar.
Ela pode ser consultada enquanto as inscrições estiverem abertas e é atualizada diariamente, às 00h.
Para consultar tanto a nota de corte como a classificação parcial, basta entrar no seu boletim de acompanhamento, na página do Sisu, com seu número de inscrição do Enem e senha.
Veja também:
+ Sisu: o que é, como funciona e como participar
Para que serve a nota de corte do Sisu?
A nota de corte do Sisu, assim como a classificação parcial, que fica disponível no período das inscrições, serve para que o candidato tenha uma ideia de qual a pontuação necessária para entrar naquele curso que ele escolheu.
Sabendo disso, o candidato pode modificar sua opção de curso, modificando sua inscrição para aumentar suas chances de ser selecionado.
Quantas vezes é possível mudar as opções do Sisu?
O Sisu permite modificar as opções de curso quantas vezes quiser, até as 23h59 do último dia de inscrições. Fica valendo sempre a última inscrição que foi registrada no sistema.
O que fazer se eu não passar no Sisu?
Em primeiro lugar, saiba que não está sozinho. É mesmo bem difícil passar no Sisu. Ainda bem que tem outras alternativas, inclusive para economizar nos estudos.
A Quero Bolsa, por exemplo, é uma plataforma online que oferece bolsas de estudo de até 80% por meio de uma parceria com milhares de instituições de ensino espalhadas pelo Brasil.
A seguir você pode conferir algumas opções de parceiras que disponibilizam bolsas de estudos no site da Quero. E o melhor de tudo: todas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, o que garante um ensino de qualidade. Confira:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
O reconhecimento do MEC também é fundamental para cursos EaD. A UFBRA é mais um exemplo de instituição parceira da Quero, reconhecida pelo MEC com nota máxima. Nela, você encontra diferentes tipos de cursos nas modalidades presenciais e a distância com mensalidades acessíveis e ingresso simplificado. Caso queira saber mais, basta clicar no link abaixo:
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.