Saiba como pedir isenção da prova do Enem 2020
Você sabia que o Ministério da Educação (MEC) concedeu 2,9 milhões de isenções na taxa do Enem 2019? Se você deseja fazer o exame sem pagar nenhum boleto, deve aprender como pedir isenção do Enem 2020.
Veja como solicitar seu desconto integral na taxa do Enem, confira o que fazer depois disso e como usar sua pontuação para entrar na faculdade.
Como pedir isenção do Enem 2020
A primeira etapa é verificar se você está apto a receber isenção da taxa do Enem 2020. O MEC concede gratuidade da prova aos candidatos que se encaixam em um dos seguintes perfis:
- Ser estudante matriculado na última série do ensino médio em 2020 numa escola pública declarada ao Censo da Educação Básica.
- Estar inscrito no CadÚnico e declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por fazer parte de família de baixa renda.
- Ter realizado todo o ensino médio numa escola pública e ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
- Ter feito todo o ensino médio como bolsista integral em uma escola privada e ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Se você se encaixa em algum desses perfis, deve pedir a isenção do Enem 2020, entre os dias 6 e 17 de abril de 2020. Veja como fazer isso:
- Acesse o site do Enem (enem.inep.gov.br/participante) durante o período de solicitação de isenção.
- Digite o número do seu CPF e a sua data de nascimento.
- Leia os requisitos para receber a isenção do Enem 2020.
- Se você atende aos critérios, clique em ?Li e concordo? e em ?Continuar?.
- Veja se os seus dados pessoais estão certos.
- Digite seu endereço residencial e clique em ?Continuar?.
- Informe os dados sobre a sua formação no Ensino Médio e clique em ?Continuar?.
- Se você tiver NIS, informe-o na tela. Caso não tenha, escolha ?Não tenho NIS?.
- Em seguida, clique em ?Confirmo minhas informações? e em ?Continuar?.
- Cheque todos os dados exibidos na tela. Estando certos, clique em ?Confirmo meus dados?.
- Preencha o questionário socioeconômico honesta e corretamente.
- Informe seu telefone e e-mail para contato.
- Crie uma senha e anote-a para não se esquecer. Digite-a no sistema do Enem para registrá-la e acompanhar o pedido de isenção da taxa do Enem 2020.
- Confira os dados informados até o momento. Estando tudo certo, clique em ?Enviar solicitação?.
Pronto! Pedido de isenção realizado com sucesso. Veja o que fazer depois dessa última etapa.
O que fazer após solicitar a isenção do Enem 2020
Você deve acompanhar de perto o andamento do seu pedido de isenção. Após se inscrever para receber gratuidade da prova, acesse o sistema do Enem para monitorar esse processo.
No dia 24 de abril de 2020, você deve acessar o sistema do Enem para verificar o resultado. Isto é, para descobrir se você foi contemplado com a gratuidade da prova, para fazer o Enem sem pagar nada.
Isso é indispensável porque o Inep não notifica os isentos. É responsabilidade do candidato acompanhar a solicitação e conferir o resultado.
Conseguiu a isenção? Você deve ficar de olho no cronograma do Enem 2020 e fazer as inscrições. Mesmo recebendo esse desconto integral, você não está automaticamente inscrito no exame.
O Inep exige que os isentos se inscrevam no Enem entre 11 e 22 de maio de 2020 ? no mesmo período que as inscrições são abertas para todos os interessados em fazer as provas do Enem 2020.
Como aproveitar a nota do Enem para entrar na faculdade
Você sabia que faculdades públicas e particulares aceitam a nota do Enem? É possível começar uma graduação participando dos seguintes processos seletivos:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu): concorra a uma vaga em uma graduação presencial de universidades públicas federais, estaduais e municipais. Há vagas para bacharelados, licenciaturas e graduações tecnológicas em todo o Brasil.
Programa Universidade para Todos (ProUni): dispute uma bolsa de estudo parcial (50%) ou integral (100%) em uma faculdade privada. Há oferta de bolsas para graduações presenciais e EAD em mais de 1.230 faculdades particulares em todas as regiões do país.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): concorra a um financiamento que disponibiliza um longo prazo para quitar as prestações do curso, e você começa a pagar apenas depois de formado. Há contratos sem juros ou a juros baixíssimos para pessoas com renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.
Ingresso Direto: aproveite seu resultado no Enem 2020 para iniciar uma graduação presencial ou EAD em uma faculdade particular. Essa forma de ingresso é sem burocracia e concede até 100% de desconto na mensalidade. Quanto maior for a sua média no Enem, maior será o desconto.
Onde estudar usando a nota do Enem e com bolsa de até 100%
Tire proveito do Ingresso Direto para entrar na faculdade rapidamente e pagando menos.
Listamos algumas instituições de ensino que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, concedem descontos de acordo com a pontuação no exame e ajudam o estudante a entrar no mercado de trabalho:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Tire suas dúvidas sobre o Enem!
Agora que você já sabe como pedir isenção da taxa do Enem 2020, compartilhe sua decisão: comente qual curso pretende fazer na faculdade!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.