Fundada em 1932, a Universidade de São Paulo (USP) é hoje uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. A universidade tem seu embrião nas Faculdades e Institutos que existiam em São Paulo a época de sua criação e contou com a vinda de diversos intelectuais estrangeiros, como o sociólogo Roger Bastide, o antropólogo Claude Lèvi-Strauss e o historiador Fernand Braudel, que ajudaram a estabelecer o conceito ensino-pesquisa-extensão, que a USP adota até hoje. Encontre bolsas de estudo de até 80%De lá para cá, a USP se tornou uma das mais respeitadas universidades do mundo. Em 2021, o World Reputation Ranking, da Times Higher Education, classificou a USP entre as posições 81 – 90 de seu ranking, sendo ela a única instituição brasileira a figurar entre as 100 primeiras posições. Ainda no ano passado, o Academic Ranking of World Universities (ARWU), classificou a USP entre a 101ª e a 150ª posição, o que colocou a universidade paulista como a melhor classificada de toda a América Latina. E a grandeza da instituição não se limita aos rankings. Em 2019, a USP tinha mais de 59 mil alunos em seus cursos de graduação e quase 40 mil nos programas de pós-graduação. No vestibular para ingresso em 2022, a instituição ofereceu 11.147 vagas em seus cursos de graduação, localizados em um dos seus nove campi, quatro deles na cidade de São Paulo.
Formas de Ingresso na USP
Atualmente, a USP possui duas formas de ingresso à graduação: pelo vestibular da própria instituição, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest); e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), viabilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Vale ressaltar que nas duas formas de seleção, a universidade, assim como diversas outras instituições públicas do país, utiliza a política de cotas sociais e raciais, reservando parte de suas vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e para indivíduos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com formação em escolas públicas.Para ingresso em 2023, o vestibular da USP recebe inscrições daqueles interessados em um dos seus cursos de graduação entre o dia 15 de agosto e 23 de setembro de 2022. A primeira fase da seleção está prevista para acontecer no dia 4 de dezembro e a segunda fase nos dias 8 e 9 de janeiro. Leia Mais:Fuvest divulga o calendário do Vestibular 2023O vestibular da USP é um dos mais concorridos do país e acontece em duas fases. Na primeira parte da seleção, os inscritos responderão 90 questões objetivas com conteúdos que compõem as disciplinas básicas do Ensino Médio Brasileiro, como português e literatura, história, geografia, matemática, física e química. Com a observação do número de inscritos em cada curso e a média de acertos dos candidatos, a Fuvest divulga a nota de corte do vestibular, que definirá quais postulantes realizarão a segunda fase da seleção. No primeiro dia da segunda fase, todos os estudantes irão responder 10 questões dissertativas de português e elaborar uma redação. No segundo dia, 12 questões de áreas relacionadas ao curso de ingresso serão respondidas pelos vestibulandos. Pelo Sisu, a nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será utilizada para classificar os vestibulandos, de acordo com as vagas disponibilizadas pela USP para esta seleção. Para ingressar na universidade, o estudante precisa ter realizado o Enem no ano anterior já que sua nota nesta edição do exame será utilizada na seleção. Grande parte das vagas disponibilizadas pela instituição para o Sisu são reservadas a estudantes pertencentes aos grupos de ações afirmativas. Veja também:Descubra se é mais fácil entrar na USP pela Fuvest ou pelo Enem
Os Campi da USP
Na cidade de São Paulo, as atividades da USP acontecem principalmente em quatro localidades. O maior espaço da instituição é a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com 3,7 milhões de metros quadrados e edificada na Zona Oeste da cidade, no Butantã. Ali estão localizadas algumas das mais tradicionais faculdades da USP, como a Escola Politécnica (Poli), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e a Escola de Comunicação e Artes (ECA). Outros dois espaços tradicionais da universidade localizados em São Paulo são a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na zona central da cidade, e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Pinheiros. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a USP Leste, é o mais recente campus da USP na cidade de São Paulo. Localizado em Ermelino Matarazzo, o campus criado em 2005 conta com 51 mil metros quadrados. Em Ribeirão Preto, no nordeste do estado, a USP mantém nove unidades de ensino e pesquisa, sendo eles o Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto, a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto; a Faculdade de Economia, Administração, e Contabilidade de Ribeirão Preto; a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Entre os cursos oferecidos na cidade estão a graduação em Psicologia, Música e Medicina. Já em São Carlos, a universidade mantém outras cinco unidades de ensino, sendo elas a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU). No campus são ministrados cursos de graduação como Matemática, Ciências da Computação e Engenharia Ambiental. No interior do estado de São Paulo, a USP conta ainda com a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba; a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), em Pirassununga e o Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI), em Santos.
Cursos da USP por área
Biológicas
De forma geral, os cursos da área de Biológicas estudam as manifestações da vida em diversas formas e em diversos seres. Os cursos pesquisam a origem, a estrutura, a forma e a fisiologia dos seres vivos, as relações estabelecidas entre eles e com o meio em que vivem. Dentro desta grande área estão as Ciências da Saúde, onde é estudado o funcionamento do corpo humano e as doenças que o afetam. Abaixo você encontra uma lista de todos os cursos oferecidos pela USP nesta área.
Números, equações e problemas matemáticos. É nas Exatas que estão lotados todos os cursos que têm esses conteúdos como base de sua formação. Além da Matemática, a Química, a Física e o Raciocínio Lógico também são áreas de estudos que compõem as Exatas. Abaixo estão listadas todas as carreiras que a USP oferece nessa área.
Astronomia
Ciências da Computação
Ciência de Dados
Ciências da Natureza
Ciências Físicas e Biomoleculares
Engenharia Aeronáutica
Engenharia Ambiental
Engenharia Bioquímica
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Biossistemas
Engenharia da Computação
Engenharia de Materiais
Engenharia de Materiais e Manufatura
Engenharia de Minas
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Física
Engenharia Mecânica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Naval
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Estatística
Estatística e Ciência de Dados
Física
Física Computacional
Física Médica
Geociências e Educação Ambiental
Geofísica
Geologia
Informática Biomédica
Matemática
Matemática Aplicada
Matemática Aplicada a Negócios
Matemática Aplicada a Computação Científica
Matemática Aplicada e Computacional
Meteorologia
Oceanografia
Química
Sistemas da Informação
Humanas
Os cursos que compõem a área de Humanas são aqueles que, de forma geral, nos levam a refletir e interpretar as concepções que temos sobre a sociedade, a memória e a comunicação. Esta área estuda as múltiplas complexidades do ser humano enquanto um ser social. Abaixo estão listados as 33 opções de cursos de graduação que a USP oferece nesta área.
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas
Artes Visuais
Audiovisual
Biblioteconomia
Biblioteconomia e Ciências da Informação
Ciências Atuariais
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Ciências Sociais
Design
Direito
Economia
Editoração
Educomunicação
Filosofia
Finanças e Negócios
Geografia
Gestão Ambiental
Gestão de Políticas Públicas
História
Jornalismo
Lazer e Turismo
Letras
Marketing
Música
Pedagogia
Publicidade e Propaganda
Relações Internacionais
Relações Públicas
Têxtil e Moda
Turismo
Além da USP
Todos os cursos oferecidos pela USP são também ofertados por diversas outras instituições de ensino do país. Abaixo estão relacionadas algumas das opções mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Essas instituições possuem condições excelentes para novos estudantes, como bolsas de estudo.