Cronograma do Fies 2020: Saiba todas as datas importantes

Pensando em concorrer a uma das 100 mil vagas disponibilizadas pelo Fies anualmente?
Esse programa do governo federal permite financiar uma graduação presencial sem juros ou com juros baixíssimos e longo prazo para pagamento.
Em 2020, esse número de vagas/contratos pode aumentar.
Para lhe ajudar, detalhamos o cronograma do Fies 2020. Listamos os meses que as edições do Fies ocorrem e explicamos o que acontece em cada fase. Confira!
Cronograma Fies 2020: datas do 1o e do 2o semestre
O MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgou os dias exatos das etapas do Fies 2020.
Mas não se preocupe: podemos adiantar os meses de cada edição do Fies, quando e o que acontece em cada fase do processo seletivo. Confira:
- Fies do 1o semestre: fevereiro e março
- Fies do 2o semestre: de maio a julho
Durante cerca de três meses por semestre, acontecem os 6 estágios da seleção do Fies:
- Publicação do Edital
- Período de Inscrições
- Divulgação dos Resultados
- Complementação de Inscrição
- Inscrição na lista de espera
- Convocação da lista de espera
Veja, logo abaixo, os detalhes e a duração de cada uma dessas etapas.
Cronograma Fies 2020: Publicação do Edital
Em janeiro, o MEC publica o edital do Fies 2020 com todas as regras detalhadas para a seleção do 1o semestre. Já a liberação do edital do 2o semestre acontece em maio.
Esse documento é uma leitura obrigatória para você que pensa em se inscrever no Fies. Acesse o site oficial do programa (fies.mec.gov.br) para baixar o documento e ler todas as informações.
Cronograma Fies 2020: Período de Inscrições
As inscrições acontecem durante 7 dias. No Fies do primeiro semestre, ocorrem no entre 5 e 12 de fevereiro. Já no Fies do 2o semestre, acontecem em junho/julho.
Acesse o site do Fies dentro do prazo e faça sua inscrição, informando seus dados pessoais e do seu grupo familiar.
Para se inscrever, você deve ter participado de uma edição do Enem (a partir de 2010) e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das provas objetivas e nota maior que zero na Redação.
Fora isso, você precisa atender ao critério de renda familiar bruta mensal para cada modalidade do programa:
- Fies: até 3 salários mínimos por pessoa.
- P-FIES: de 3 a 5 salários mínimos por pessoa.
Ao se inscrever, o sistema faz uma busca rápida e automática para descobrir se você tem a nota necessária para participar.
Cronograma Fies 2020: Divulgação dos Resultados
No dia 26 de fevereiro (Fies do 1o semestre) e no início de julho (Fies do 2o semestre) cerca de duas semanas após o término das inscrições, o MEC libera as listagens com todos os inscritos pré-selecionados em cada modalidade:
- Fies: lista de chamada única e lista de espera.
- P-FIES: lista de chamada única.
Acesse o sistema no dia da liberação dos resultados para verificar se você foi classificado. Caso positivo, precisará adicionar mais informações à sua inscrição na próxima etapa.
Cronograma Fies 2020: Complementação de Inscrição
Para conseguir contratar o financiamento, é necessário complementar informações do sistema do Fies. Essa fase acontece entre os dias 27 de fevereiro e 2março (Fies do 1o semestre) e em julho (Fies do 2o semestre).
Após fazer isso, você deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até 5 dias úteis para validar as informações.
Recebendo a validação do CPSA, você deve comparecer a um agente financeiro em até 10 dias úteis. Leve toda a documentação exigida para conseguir aprovação e formalizar o contrato de financiamento.
Cronograma Fies 2020: Convocação da lista de espera
Por fim, o MEC convoca os candidatos pré-selecionados na lista de espera. Isso acontece entre os dias 28 de fevereiro e 31 de março (Fies do 1o semestre) e em agosto (Fies do 2o semestre).
Importante: a lista de espera não vale para a modalidade de financiamento P-FIEWS.
O candidato é responsável por verificar o sistema do Fies para descobrir se foi aprovado e realizar as atividades necessárias para formalizar o financiamento e a matrícula na faculdade.
Onde estudar com desconto ou bolsa de estudo sem precisar do Fies
Não ponha todos os seus ovos em uma única cesta! Vale a pena conhecer outras opções de financiamento e de programas de bolsa de estudo para começar uma faculdade ainda em 2020 sem contar com o Fies.
Algumas alternativas para financiar uma graduação presencial ou EAD são o CREDUCSUL, o PEP e o PRAVALER. Esses programas permitem parcelar uma boa parte das mensalidades para pagamento após a formatura.
Há também os programas de bolsa de estudo próprios de faculdades privadas, que disponibilizam um bom desconto na mensalidade até o final do curso. Usando a nota do Enem, é possível conseguir bolsa parcial (10% a 50%) ou integral (100%).
Interessado? Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que permitem financiar uma graduação sem burocracia e concedem bolsas de estudos:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e Fies
Pronto! Agora você está por dentro do cronograma do Fies 2020. Já decidiu qual faculdade fazer? Deixe o nome do curso nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.