Curso de Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura é considerada a arte que faz o planejamento e a execução de obras internas e externas em diversos tipos de imóveis e espaços com a finalidade de deixá-los esteticamente mais belos e confortáveis.
Vários são os critérios analisados pelo profissional de arquitetura para alcançar o resultado esperado em seu projeto, entre eles estão iluminação e ventilação do local, a localização em que cada objeto está disposto dentro do imóvel e a finalidade na qual o imóvel será utilizado.
O curso
O curso de Arquitetura é considerado um curso da área de Exatas, porém, exige do aluno conhecimentos artísticos, humanísticos e voltados para a estética de ambientes. De acordo com as Diretrizes Curriculares dispostas no site do Ministério da Educação (MEC), os cursos de Arquitetura e Urbanismo devem possuir dois núcleos:
Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação: Consiste em toda teoria que envolve a Arquitetura e Urbanismo. Deverão fazer parte desse núcleo os estudos do ambiente, desenho, história da arte, estudos sociais, estudos econômicos, meios de representação, expressão, etc.
Núcleo de Conhecimentos Profissionais: são aspectos da carreira profissional de um Arquiteto que devem ser considerados. Este núcleo é formado pelas áreas de estudo que compreendem a Informática, Projeto e Planejamento de Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia da Construção, Conforto aplicado ao ambiente, etc.
O aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso, como, por exemplo, uma pesquisa em determinada área dentro da Arquitetura. A apresentação deste trabalho é critério fundamental para a obtenção do diploma. Além disso, o aluno também deve realizar um estágio supervisionado, que irá apresentar e aproximar o mercado de trabalho do futuro profissional.
A grade curricular
A grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo possui disciplinas que se enquadram nos núcleos de conhecimentos profissionais e de fundamentação citados acima. Confira algumas das disciplinas ministradas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo:
- História da Arte
- Geometria
- Direito
- Informática Aplicada
- Topografia
- Desenho
- Representação Gráfica
- Percepção e Expressão
- Sistemas Estruturais
- Conforto Ambiental
- Estruturas em Aço, Concreto e em Madeira
- Planejamento e Desenho Urbano
Onde Estudar Arquitetura
Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que possuem o curso de Arquitetura:
Privadas:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Públicas:
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade de Brasília (UNB)
O mercado de trabalho
O profissional formado em Arquitetura pode trabalhar de forma autônoma, construindo o próprio escritório, ou em empresas do ramo da construção civil. É de extrema importância que o aluno que deseja realizar um curso nessa área saiba identificar as diferenças existentes entre um engenheiro civil e um arquiteto. Embora as profissões se complementem, elas possuem grandes diferenças.
Saiba mais em:
A profissão de Arquiteto é regulamentada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), o que possibilita contratar apenas aqueles profissionais que realmente possuam créditos para tal.
Veja mais sobre o mercado de Arquitetura no infográfico abaixo criado pela Catho.
Fonte: O mercado de Arquitetura | Portal Carreira & Sucesso
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.