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Cursos

Curso de Comércio Exterior

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O curso de Comércio Exterior é oferecido em dois tipos de graduação: o bacharelado, com duração média de 4 anos e o curso tecnológico, com duração de 2 anos.

O profissional da área de Comércio Exterior, para exercer suas atividades, precisa ter o diploma em um curso superior e obter um registro no Conselho Regional de Administração (CRA) de seu Estado.

O gestor de comércio exterior, como é chamado o profissional desta área, atua nas rotinas operacionais de importação e exportação de produtos, como por exemplo: procedimentos de embarque e desembarque, fechamento de contratos de câmbio e agenciamento de cargas.

Saiba mais sobre o curso de Comércio Exterior, o que se estuda, onde é possível cursar esta graduação e como está o mercado de trabalho para este profissional!

O curso de Comércio Exterior

O objetivo da graduação em Comércio Exterior é formar profissionais capazes de atuar em processos de importação e exportação de produtos e serviços. Para isso, o curso conta com disciplinas sobre legislação aduaneira, seguro no comércio internacional, taxas de câmbio e importação, entre outros.

O aluno aprende tudo o que é preciso para vender um produto brasileiro para outros países, assim como importar matérias-primas ou produtos acabados do exterior.

O curso possui disciplinas sobre a legislação vigente relacionadas a seguro e transporte de cargas internacionais. O aluno também aprende sobre as cargas tributárias existentes para cada tipo de produto e transação comercial.

Também faz parte da formação conhecer a economia geral mundial e quais as relações políticas e econômicas que o Brasil mantém com outros países.

Durante o curso tecnológico, o aluno não terá disciplinas de línguas estrangeiras, mas é altamente recomendável que o estudante de Comércio Exterior tenha fluência em Inglês e Espanhol.

Alguns cursos de bacharelado apresentam disciplinas básicas de idiomas.

Onde estudar Comércio Exterior

Confira algumas das principais faculdades que oferecem o curso de Comércio Exterior:

Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Privada

Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) – Privada

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – Privada

Universidade Paulista (UNIP) – Privada

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) – Privada

Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR) – Privada

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Privada

Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Privada

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Privada

Universidade Estadual de Roraima (UERR) – Pública

Perfil do profissional formado em Comércio Exterior

O profissional formado em Comércio Exterior deve estar sempre atento às mudanças na economia mundial e nas políticas de exportação e importação do Brasil e dos países com os quais atua.

É importante que o gestor de comércio exterior tenha conhecimentos em línguas estrangeiras. O inglês e espanhol são obrigatórios e o profissional deverá ter fluência nestes dois idiomas. Além disso, é desejável que ele aprenda mais alguma língua estrangeira relacionada com sua atividade.

Capacidade de negociação e boa comunicação também são características importantes para este profissional.

Grade curricular do curso de Comércio Exterior

A matriz curricular do curso de Comércio Exterior dependerá do tipo de curso (tecnológico ou bacharelado) e também da instituição de ensino que oferece o curso.

De maneira geral encontramos as seguintes disciplinas no curso de Comércio Exterior:

  • Cenários Econômicos Internacionais
  • Comunicação Empresarial
  • Contabilidade
  • Custos Logísticos
  • Direito Aduaneiro
  • Direito da Navegação
  • Direito Tributário
  • Economia e Mercado
  • Estatística
  • Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial
  • Fundamentos da Administração
  • Geopolítica
  • Gestão Aduaneira
  • Legislação Aduaneira
  • Logística para Comércio Exterior
  • Marketing Internacional
  • Matemática Financeira
  • Negócios Internacionais
  • Operações de Exportação e Importação
  • Planejamento Estratégico
  • Planos de Negócios
  • Relações Internacionais
  • Sistemática de Importação e Exportação
  • Técnicas de Negociação em Comércio Exterior
  • Teoria e Prática Cambial
  • Transportes e Seguros no Comércio Exterior

Mercado de trabalho para quem faz Comércio Exterior

O profissional de Comércio Exterior atua na compra ou venda de produtos e serviços entre diferentes países. Ele identifica as melhores oportunidades de negócios, elabora estratégias de marketing e vendas internacionais, conhece a legislação e todo o procedimento burocrático para as transações comerciais entre países diferentes.

O mercado de trabalho para este profissional está em crescimento devido à globalização que, cada vez mais, incentiva as empresas a oferecerem seus produtos e serviços no mercado internacional. Além disto, muitas empresas buscam fornecedores estrangeiros para reduzirem custos com matérias-primas e insumos.

O profissional de Comércio Exterior é bastante procurado para identificar as melhores oportunidades de negócios, estabelecer contato e negociar com empresas estrangeiras.

Existem oportunidades de emprego para este profissional principalmente nos departamentos de logística e marketing internacional dentro de empresas ou em órgãos públicos.

Além de empresas privadas e órgãos governamentais, ele também pode atuar como autônomo prestando consultorias, ou em organizações internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial de Comércio (OMC) e até o Banco Mundial.

Dentre as atividades que o profissional de Comércio Exterior desempenha, citamos algumas:

  • Realiza a mediação nas comercializações internacionais.
  • Contrata frete e seguro internacional.
  • Acompanha os procedimentos de embarque e desembarque de mercadorias.
  • Redige contratos de compra e venda entre empresas.
  • Presta consultoria a empresas sobre negociações internacionais.
  • Faz cotação de moedas internacionais e de produtos.
  • Determina qual transporte será utilizado em cada transação comercial.
  • Realiza estudos e elabora relatórios sobre as tendências de mercado.
  • Realiza processos de desembaraço aduaneiro.
  • Diagnostica vantagens e desvantagens da importação ou exportação.

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