Curso de Engenharia de Materiais

A engenharia é uma das áreas mais concorridas e desejadas pelos estudantes que participam do vestibular ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Existe uma grande variedade de cursos dentro da engenharia e que abrangem desde áreas como a computação, elétrica e mecânica, até biologia, química, etc.
Um dos cursos de engenharia que vem conquistando um grande destaque é o de Materiais. Confira mais informações sobre o curso de Engenharia de Materiais!
O curso
A Engenharia de Materiais é voltada para o estudo dos mais diversos materiais e suas aplicações na criação de vários produtos e tecnologias.
O curso tem duração de 5 anos e, como todos os cursos de Engenharia, possui disciplinas que compõe a ementa básica, como cálculo, introdução a programação, álgebra linear, geometria analítica, etc. Normalmente, essas disciplinas são introduzidas nos primeiros anos de curso, deixando os últimos anos para as disciplinas mais específicas do curso, como Física, Química, Resistência e Estrutura de Materiais.
Para conquistar o diploma de graduação, o aluno deve realizar um trabalho final de graduação e um estágio supervisionado.
Como se especializar?
A maior parte dos estudantes que possui um diploma de graduação busca especializações de Lato ou Stricto Sensu para completar a formação acadêmica e se manter competitivo no mercado de trabalho.
Saiba mais em:
Lato Sensu ou Stricto Sensu: as diferenças entre os tipos de pós-graduação
O curso de Engenharia de Materiais possui uma formação ampla, nesse caso, é recomendável que o aluno participe de pelo menos uma especialização. Essa especialização pode ser em Metais, Polímeros ou Cerâmicas.
As faculdades que oferecem o curso
Por muitas vezes o estudante decide participar de determinado curso, mas não sabe onde encontrá-lo.
O curso de Engenharia de Materiais é ministrado em várias universidades, tanto públicas como particulares. Confira abaixo uma lista com as faculdades públicas ofertam esse curso.
- Universidade Federal do Sergipe (UFS)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Se você ainda tem dúvidas de qual faculdade é a mais indicada para você, procure utilizar alguns critérios de seleção de acordo com a sua prioridade. Por exemplo, se o seu critério principal para escolher uma universidade for a localização da mesma, procure a que estiver mais próxima da sua cidade ou estado.
Saiba mais em:
Critérios para escolher uma faculdade
O Mercado de Trabalho
A formação do engenheiro de materiais é bastante abrangente, o que possibilita encontrar emprego em diversos tipos de empresas. O mercado de trabalho busca e preza por profissionais aplicados e com boa formação acadêmica.
O aluno, ao concluir a graduação, encontra oportunidades em vários estados do país. Essa probabilidade mercadológica é um dos motivos que incentiva os alunos a procurarem cada vez mais esse curso.
De acordo com o Sindicato de Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), o piso salarial para quem se forma em engenharia, independente do curso específico, é de seis salários mínimos para 6 horas trabalhadas, de sete salários mínimos e meio para quem trabalha até 7 horas por dia e de nove salários mínimos para os engenheiros que cumprem uma carga horária de 8 horas por dia.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.