Quem faz o curso de
Engenharia Mecânica aprende conceitos e tecnologias que envolvem sistemas mecânicos e termodinâmicos de todos os tipos.
Estes sistemas são muito utilizados na indústria e o engenheiro mecânico é requisitado para planejar e desenvolver máquinas, motores, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração, entre outros.
Além de projetar todo esse maquinário, o engenheiro mecânico pode
liderar equipes de produção e manutenção, desenvolver tecnologias de ponta e até mesmo fazer o projeto de usinas ou fábricas inteiras!
Se você está pensando em estudar Engenharia Mecânica, saiba como funciona o curso e o que se estuda durante a faculdade. Conheça também algumas universidades que oferecem esta graduação!
Veja também:
+ Matérias de Engenharia Mecânica: Veja a Grade Curricular!
Como funciona o curso de Engenharia Mecânica
O curso de Engenharia Mecânica dura em média
cinco anos e é do tipo bacharelado. De modo geral, o aluno tem aulas em período integral e é possível encontrar esta graduação na modalidade a distância.
O objetivo do curso é formar profissionais capazes de desenvolver qualquer sistema mecânico, desde projetos menores, como a válvula de um motor, até grandes construções, como aeronaves completas.
Ao final da graduação, é necessário elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e apresentá-lo a uma banca examinadora. Somente após ser aprovado neste trabalho final é que o aluno recebe o diploma.
Em algumas universidades é obrigatório também fazer um estágio supervisionado. As regras para a realização deste estágio variam de uma instituição para a outra.
O que se estuda em Engenharia Mecânica?
Assim como acontece em outras Engenharias, o estudante de Engenharia Mecânica terá uma boa base de conhecimentos em
Ciências Exatas. São várias disciplinas de Matemática e Física que serão vistas ao longo do curso.
Já no primeiro semestre o aluno começa estudando Cálculo, Geometria e Física Básica. Estes conhecimentos servem de pré-requisito para as disciplinas que surgirão depois, mais específicas da profissão.
Algumas disciplinas de Computação aparecem no currículo para que o futuro engenheiro saiba elaborar algoritmos e descrever modelos computacionais. O objetivo é que ele possa resolver problemas usando métodos numéricos com o auxílio de softwares específicos.
Para que o engenheiro possa projetar uma máquina, ele precisa entender sobre os elementos mecânicos que a compõem. Algumas matérias tratam da resistência dos materiais, da mecânica de sólidos e fluidos, do controle de vibrações e de como acontece a transmissão de calor entre os corpos.
Depois de conhecer a fundo as propriedades dos materiais (como eles resistem à pressão ou se deformam em altas temperaturas), os estudantes aprendem alguns processos de fabricação, como a usinagem e soldagem. Algumas noções de Eletrônica e Eletrotécnica fazem parte do currículo do curso para que o aluno conheça as propriedades de um circuito elétrico utilizado em motores, por exemplo.
A carga horária dessa graduação é puxada e exige bastante dedicação aos estudos. Conheça algumas das disciplinas da faculdade de Engenharia Mecânica:
- Álgebra Linear
- Algoritmos e Programação
- Cálculo
- Computação Científica
- Conformação de Metais e Moldagem de Polímeros
- Desenho Técnico
- Dinâmica das Máquinas e Vibrações
- Elementos de Máquinas
- Eletrônica e Instrumentação
- Estatística
- Fabricação Assistida por Computador
- Física Básica
- Física Experimental
- Geometria Analítica
- Manufatura e Metrologia
- Máquinas de Elevação e Transporte
- Mecânica dos Sólidos
- Mecânica dos Fluidos
- Processos de Fabricação
- Propriedades Mecânicas
- Química Tecnológica
- Representação Gráfica Espacial
- Resistência dos Materiais
- Termodinâmica
O que fazer depois de se formar em Engenharia Mecânica?
A profissão de engenheiro mecânico é regulamentada por lei e o órgão responsável por fiscalizar as atividades deste profissional é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Portanto, depois de receber o diploma da universidade, o engenheiro precisa obter um registro junto ao CREA para exercer a profissão.
De modo geral, a Engenharia é uma área que oferece boa remuneração e alta empregabilidade. O Brasil ainda tem uma carência desses profissionais. O engenheiro mecânico possui uma formação ampla e, por isso, pode trabalhar em qualquer tipo de indústria. As que mais contratam são:
- Automobilística
- Aeronáutica
- Metalúrgica
- Petroquímica
- Eletroeletrônica
- Têxtil
- Biomecânica
- De Refrigeração e Condicionamento de Ar
- De Geração de Energia (Usinas)
Algumas áreas onde este profissional pode trabalhar são:
- Desenvolvimento de máquinas e equipamentos – realiza o projeto das máquinas, decide que materiais serão utilizados, coordena a fabricação dos moldes e do produto final.
- Operação e manutenção dos equipamentos – supervisiona como os equipamentos estão sendo operados e planeja como será realizada a manutenção das máquinas.
- Pesquisa e Desenvolvimento – fabrica protótipos de máquinas e equipamentos, testa sua qualidade e funcionalidade. A partir desses testes, determina quais modificações serão necessárias para aprimorar o produto.
- Linhas de montagem – supervisiona e gerencia os processos de fabricação dos produtos, aperfeiçoa a produção para que ela ocorra de maneira mais rápida e sem desperdícios.
- Marketing e Vendas – acompanha a comercialização dos produtos, dando suporte técnico nas vendas mais especializadas – como as de aeronaves, por exemplo.
Onde estudar Engenharia Mecânica?
Se você está decidido a cursar Engenharia Mecânica, é importante escolher uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Assim você garante que seu diploma terá validade no mercado de trabalho.
Conheça algumas universidades
credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Mecânica:
Universidades Privadas:
Exemplos de Linkagem:
Universidades Públicas:
Exemplos de Linkagem:
Veja também:
Quanto ganha um Engenheiro Mecânico?
Você pretende estudar Engenharia Mecânica? Gostou de saber um pouco mais sobre este curso? Conte para a gente aqui nos comentários!