Descubra o que faz um psicólogo e como se tornar um
Você sabe se expressar bem, gosta de pessoas e tem boa capacidade de análise? Já pensou em seguir carreira em Psicologia? É uma área gratificante, que pode ajudar muita gente!
O psicólogo estuda por que as pessoas se comportam da forma como se comportam e como é possível ajudá-las a superar suas dificuldades ou se desenvolverem melhor.
O trabalho do psicólogo pode ser baseado em diversas linhas teóricas. Cada uma delas possui uma forma particular de compreender e explicar o comportamento humano, bem como de lidar com os problemas levados ao consultório.
Veja a seguir o que faz um psicólogo, como está o mercado de trabalho e onde estudar para entrar com tudo nessa fascinante carreira!
Veja também:
+ Psicologia Jurídica: o que é, áreas de atuação e salário!
O que faz um psicólogo
Conheça algumas das principais áreas de atuação de um psicólogo:
Psicologia Clínica: O profissional desta área atende, em seu consultório, pessoas que queiram cuidar da saúde mental ou que tenham algum problema emocional com o qual precisam conviver. As consultas podem ser individuais ou em grupo.
Comportamento do Consumidor: Uma área muito em alta e com poucos profissionais especializados, estuda o comportamento de determinado grupo de consumidores para orientar o posicionamento de mercado de empresas diversas. Pode atuar como consultor independente ou fazer parte do time de uma agência de publicidade, por exemplo.
Orientação Profissional: Ajuda a escolher o curso e a profissão a seguir. Pode atender estudantes pré-universitários ou profissionais que desejem mudar de carreira.
Psicologia Esportiva: Orienta atletas, preparando-os emocionalmente para atividades esportivas e competições. Tem como meta maximizar o rendimento dos esportistas e melhorar o convívio da equipe ou do time.
Psicologia Educacional: Ajuda pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem, além de elaborar programas educacionais em escolas.
Psicologia da Saúde: Ao lado de outros profissionais da área, como médicos e assistentes sociais, ajuda pacientes e familiares durante a recuperação da saúde física e mental.
Psicologia Jurídica: Acompanha processos de adoção, guarda de filhos, violência contra menores, mulheres e idosos. Atua também em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.
Psicologia do Trabalho: É responsável por selecionar funcionários para empresas e promover relações saudáveis entre os colaboradores, bem como orientar carreiras.
Psicologia Social: Atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes, além de elaborar pesquisas sobre a saúde mental da população como um todo.
Mercado de trabalho e remuneração na área de Psicologia
A profissão está em franco crescimento no Brasil. Entre outros fatores para essa expansão, podemos citar uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obrigou os planos de saúde a cobrirem os tratamentos psicológicos de seus clientes, aumentando o acesso de uma grande parcela da população à psicoterapia.
No entanto, como vimos acima, o mercado de trabalho não está restrito a consultórios particulares. O profissional formado também pode atuar em hospitais, empresas de Recursos Humanos, órgãos públicos, escolas e muitas outras instituições ligadas à Saúde. Basicamente, onde há seres humanos, há potencial para o trabalho de um psicólogo!
E não para por aí: Você sabia que atualmente há grande procura por tratamentos psicológicos em conjunto com nutricionistas para uma perda de peso saudável e sem grandes traumas?
Quanto aos rendimentos, o salário inicial fica em torno de R$ 2 mil e varia muito de acordo com o campo de atuação. É comum que profissionais recém-formados trabalhem em clínicas de saúde pública recebendo por sessão de atendimento (cada uma dura aproximadamente 50 minutos).
É fundamental investir em cursos e especializações. Profissionais com cerca de 10 anos de carreira e um consultório cheio podem ganhar mais de R$ 20 mil por mês.
Como se tornar um psicólogo
No Brasil, a profissão é regulamentada pela Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Para exercê-la, é obrigatório obter um diploma de Psicologia emitido por uma instituição de ensino superior autorizada pelo MEC e fazer o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) de seu estado.
O curso de Psicologia
O curso de Psicologia é um bacharelado com duração de aproximadamente cinco anos. Há disciplinas obrigatórias e relacionadas ao campo da Medicina, como Neurologia e Anatomia, e matérias da área de Humanas, como Antropologia, Teoria Psicanalítica e Psicologia do Desenvolvimento.
Há também as disciplinas optativas, como Psicologia para Pessoas com Deficiência e Problemas de Aprendizagem, e as que dependem da linha terapêutica escolhida pelo aluno.
O estágio é obrigatório. Algumas instituições exigem que o estudante passe por diversas áreas. Na maioria das faculdades, é obrigatório também desenvolver e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.
Onde estudar para se tornar psicólogo
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia:
? Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
? Universidade Estácio de Sá (UNESA)
? Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
? Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
? Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
? Universidade de Franca (UNIFRAN)
? Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
? Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
? Faculdade Unime (UNIME) ? na Bahia
? Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
Veja também:
Qual o salário de um psicólogo?
Está interessado em seguir carreira em Psicologia? Conte para a gente nos comentários!
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.