Dicas para turbinar a memória
O vestibular, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é uma prova que exige do estudante atenção e muito estudo. A carga horária de estudo de quem deseja ingressar em uma universidade, principalmente pública, é bastante desgastante e faz com que o estudante muitas vezes não consiga aproveitar o tempo de forma correta. Os conteúdos, por vezes, são estudados repetidamente e sem sucesso, ou seja, com pouco aprendizado, é díficil reter o conteúdo e a atenção depois de horas e horas de estudo. Isso acontece com boa parte dos vestibulandos, principalmente com aqueles que deixam conteúdos acumulados para os últimos meses antes da prova. Por esse, e por outros motivos, que é de extrema importância possuir uma boa memória. Melhorando a memória, o aluno consegue guardar com maior facilidade dados que, certamente, serão imprescindíveis na hora de realizar a prova.
Dicas para ter uma boa memória
A maior parte das pessoas só percebe que a memória não está tão boa quando precisa realmente dela e, no caso de um vestibulando, isso pode ocasionar em um baixo rendimento na prova. Esquecer um detalhe pode significar uma questão a menos no final.
Muitos fatores levam às falhas de memória e alguns são, inclusive, costumes do dia a dia, que muitas vezes nem associamos com eventual falha.
Não passe a madrugada estudando
Uma boa noite de sono é fundamental para a concentração, não só nas atividades do dia a dia, como também nos estudos. Um aluno que não dorme 8 horas diariamente está sujeito a ficar disperso durante as aulas ou durante a execução de um exercício e, consequentemente, o tempo utilizado para estudar acaba não sendo bem aproveitado.
A ansiedade pré-vestibular é muito comum, o que pode levar à insônia no dia que antecede a prova. Nesses casos, procure relaxar de todas as formas. Estudar durante o tempo em que o sono não vem, mesmo que só para revisar o conteúdo, não costuma ser uma boa escolha. Você vai acabar ficando mais exausto e seu rendimento no dia seguinte não será tão bom.
Alguns alunos acreditam que passar noites e mais noites acordados, sob o efeito de substâncias que inibem o sono, como a cafeína, impulsionam os estudos. Isso não é verdade! O cérebro precisa de descanso para poder assimilar todo o conhecimento adquirido durante o dia. Portanto, durma a quantidade necessária para seu corpo e sua mente descansarem.
Se alimente melhor
Uma alimentação saudável é fundamental para que o estudante reponha as energias gastas com o estudo. Além do mais, uma boa alimentação traz inúmeros benefícios para a memória.
Estudos feitos por nutricionistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC -RGS) comprovaram que alimentos ricos em fisetina, como o molho de tomates, em ômega-3, como a sardinha, em colina, como o ovo e em vitaminas do Complexo B, como os alimentos integrais, são grandes aliados para o melhor funcionamento e vitalidade do cérebro. Portanto, aproveite essa dica e monte um cardápio leve durante o período de estudos.
Faça exercícios de raciocínio lógico
Exercitar o cérebro é uma das melhores formas de ter boa memória. Muitos jogos, principalmente os de raciocínio lógico, são indicados para essa função.
Jogos famosos como o Sudoku, o Xadrez, o Cubo Mágico, entre outros, exigem que o jogador pense antes de realizar algum movimento e a analise os possíveis caminhos para atingir o objetivo. O jogo da Memória é um dos que mais exigem do cérebro e mais auxiliam o estudante a melhorar a memória.
Procure relaxar
O período do vestibular é bastante estressante e esperar que o aluno tenha calma é uma missão quase impossível. Mas é muito importante que o vestibulando saiba como momentos relaxantes trarão benefícios e melhorarão o seu desempenho estudantil.
Dicas rápidas para auxiliar o vestibulando
Faça resumos
Ler e anotar pontos importantes a respeito do tema estudado é muito importante para memorizar e aprender melhor o conteúdo. Resumos devem ser feitos, principalmente, com base no que o aluno entendeu da matéria.
Sublinhe os pontos importantes
Sublinhar ou destacar com cores fortes partes do texto auxiliam o cérebro a entender o que tem maior importância e deve ser preferencialmente memorizado.
Concentre-se
A concentração é um dos pontos mais importantes quando o assunto é memória. Estar atento a todos os detalhes da informação faz com que o aluno consiga memorizá-lo mais facilmente.
Associe com imagens
Alguns alunos conseguem memorizar os conteúdos visualmente, por isso fazer associações com imagens, símbolos e fotos pode ser tão importante.
Não se sobrecarregue
Mesmo com a proximidade das provas, se o aluno extrapolar no número de horas estudadas ou na quantidade de disciplinas pode causar cansaço extremo e, por conta disso, atrapalhar todo o estudo, não conseguindo memorizar pontos importantes.
Organize-se
Faça uma lista com todos os conteúdos que devem ser estudados e organize seu tempo e seu espaço. A lista é importante para que nenhuma disciplina seja esquecida e todos os pontos importantes sejam abordados.
Melhores pós-graduações para Jornalistas
O que aconteceu no dia 8 de março? Origem do Dia Internacional da Mulher
Dengue, Zika, Malária: 5 questões de vestibular sobre doenças transmitidas por mosquitos
Dia do Esportista: celebre a data conhecendo atletas famosos do Brasil
Dia do Repórter: O poder da informação e o caminho até a redação
Quais são os esportes mais praticados do mundo?
Dia Mundial do Braille: conheça esse sistema de escrita e leitura
True Crime: melhores podcasts do gênero
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.