Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Dicas pra Quem Trabalha e Estuda

Imagem default

Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo enfrenta um duplo desafio: como realizar um ótimo trabalho, deixando o patrão satisfeito, e, simultaneamente, estudar com alto grau de rendimento. Trata-se de uma vida dupla que exige motivação e garra para ser levada adiante.

Felizmente, existem técnicas e estratégias básicas para conciliar todas essas atividades e, ainda por cima, gostar muito desse ritmo de vida alucinante que os norte-americanos chamam de “life on the fast lane”, que pode ser traduzido como “vida na faixa rápida de tráfego”.

Vamos, então, ventilar essas técnicas e estratégias:

1) Estudar quando voltamos “arrebentados” de um longo dia de trabalho é pouco proveitoso. Mesmo freqüentando um cursinho pré-vestibular noturno, o que muitos equivocadamente consideram como sendo uma boa idéia, o estudo rende pouco. 90% dos estudantes noturnos quase sempre estão cansados, o professor funciona na base do “piloto automático” e a matéria ministrada na claudicante aula é 40% mais superficial daquela ministrada nas aulas matutinas.

A prática mostra que o melhor horário de estudo para quem trabalha duro durante o dia todo fora de casa é o das 4:00 às 7:00 h da manhã. Trabalhadores vestibulandos que ingressaram em cursos disputados nas melhores faculdades relatam a eficiência desse horário. Os vizinhos barulhentos estão dormindo, seu relógio biológico está numa fase positiva, seu cérebro opera em ritmo alfa (um ritmo cerebral muito favorável à assimilação de conhecimentos), o telefone não toca e, o mais importante, você está bem descansado.

2) Mas como motivar-se para estudar num horário em que a esmagadora maioria das pessoas ainda estão dormindo e sonhando com os anjos? É nesse momento que podemos lançar mão de uma técnica conhecida como auto-sugestão.

Em outras palavras, você sugestiona (“hipnotiza”) seu próprio cérebro para aprender a gostar daquilo que é bom para seu futuro. Acordar às quatro da matina, principalmente num dia frio de inverno, requer muita força de vontade. Quando o alarme do relógio nos desperta, o primeiro impulso é o de pegar o despertador e jogá-lo contra a parede.

Mas, passado essa acesso de raiva pela interrupção do sono, podemos manter a seguinte conversa com nós mesmos: “Estou em paz. Hoje terei um longo dia pela frente, mas vou vencer. Uma grande vitória é composta de pequenas conquistas diárias.

Hoje vou construir mais um pavimento na pirâmide da minha vida. Deus está comigo, vou fazer o que a maioria deixa de fazer, vou dar um rachão firme até as sete horas da manhã. A maioria deixa de fazer o que estou prestes a fazer, mas é por isso que a maioria obtém resultados pouco convincentes.

Vou agir de maneira fora do convencional e assim obter resultados positivos fora do convencional. A madrugada está fria, meus concorrentes ainda estão dormindo, mas vou aquecer meu espírito para assumir a dianteira. Vou dar o melhor de mim, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance. Deus me dará uma forte motivação para vencer e prosperar.

Tudo está perfeito. O dia logo amanhecerá com um glorioso arrebol e hoje será um dia de vitórias para mim. Sinto-me feliz, o universo conspira a meu favor e vou vencer os desafios. O mundo me diz ‘bom dia’ e é isso o que terei. Vencerei durante o silêncio da madrugada.”

3) Estudar durante o expediente do trabalho é pouco recomendável. Você é obrigado a estudar “amoitado”, sem “dar bandeira” para o chefe. Seu cérebro fica num estado de tensão constante em virtude do medo de ser pego em flagrante. E, se você for surpreendido com uma apostila de Física na sua frente, será que o patrão será bonzinho e compreensivo? Provavelmente, não.

Se você está num emprego que lhe “vampiriza”, ou seja, que lhe drena energias e talentos além do que vale a remuneração, talvez fosse o caso de procurar um trabalho mais leve de meio período ou até mesmo estabelecer-se por conta própria e assim tornar-se senhor absoluto do seu próprio tempo. Não parece, mas o tempo é um dos recursos mais valiosos de que dispomos. Se você está numa empresa que o obriga a sacrificar seu horário de lazer e até mesmo os fins-de-semana com a família, é preciso ver se isso vale a pena. Se você estiver recebendo mais de cinco mil reais por mês, talvez valha a pena. J

Com um emprego de meio-período fica mais fácil conciliar trabalho e estudo. Mas, mesmo que isso não seja possível, que você seja obrigado a bater ponto religiosamente das 9:00 às 18:00 h, por meio de um alto grau de motivação trazido pela auto-sugestão e de um horário rotineiro e adequado de estudos, você sempre poderá triunfar e conquistar seu lugar ao sol.

4) A pessoa que trabalha e estuda ao mesmo tempo de alguma forma acaba aprendendo a administrar melhor o seu tempo do que um bacana de classe alta que tem o dia todo para estudar e farrear. Os trabalhadores, até por uma questão de sobrevivência no ambiente da firma, acabam desenvolvendo seu próprio sistema pessoal de agendamento de tarefas e compromissos, a fim de aumentar sua produtividade.

Essa capacidade de administrar o tempo pode e deve ser reforçada. Será muito útil no momento da prova. Uma maneira de reforçar essa qualidade é prestar um exame simulado  da Fuvest

Recomendamos aos vestibulandos que, pelo menos uma vez por mês, participem desse simulado on-line para acostumarem-se ao rígido controle de tempo imposto pelos vestibulares.

Com as quatro dicas que fornecemos, esperamos que os vestibulandos-trabalhadores obtenham cada vez mais sucesso e saibam que, apesar do maior grau de desafio, eles podem muito bem estudar com método e entrar na faculdade dos seus sonhos, desbancando milhares e milhares de bacanas de classes afluentes que, apesar das vantagens inerentes a uma situação de riqueza, não sabem administrar seu tempo pessoal de maneira adequada e que, muitas vezes, estão desmotivados e sem foco.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.