Qual a diferença entre faculdade e universidade?
Elas podem significar a mesma coisa para quem nunca se matriculou em um curso de ensino superior antes, mas existem diferenças entre faculdade e universidade que podem interferir no futuro do estudante, de acordo com os seus próprios objetivos de estudo e de carreira.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Leia o artigo a seguir e entenda, de uma vez por todas, as principais diferenças entre faculdade e universidade.
Diferença entre faculdade e universidade
Segundo dados oficiais do Censo da Educação Superior de 2021, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), ao todo existem 2.574 instituições de ensino superior no Brasil, sendo 76,9% faculdades. No entanto, é nas universidades que se concentram mais de 55% das matrículas – um total de 4.948.461.
De modo geral, toda instituição de ensino superior pode ser considerada uma faculdade. Mas nem toda faculdade faz parte de uma universidade. Embora possam oferecer os mesmos cursos com o mesmo peso do diploma no mercado de trabalho, cada uma tem as suas particularidades e cumpre exigências específicas perante o MEC, definidas pelo Decreto nº5.773/06.
A faculdade prioriza apenas uma área de conhecimento e foca em formações mais específicas. Existem aquelas focadas na área da engenharia, por exemplo, que oferecem cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica, de Produção, Física, Química, Civil etc. Além disso, sua formação é mais teórica e estágios e projetos de pesquisa não são necessariamente obrigatórios.
Para criar e oferecer um novo curso, a faculdade deve pedir autorização ao MEC. E em relação aos professores, é obrigatório que 1/3 do corpo docente tenha título de especialista. Não é exigido título de mestrado ou doutorado e atuação exclusiva na faculdade, ou seja, os professores podem conciliar a prática de ensino com outras atividades.
Entre as principais faculdades do Brasil estão: FAS (Faculdade Ari de Sá), FDV (Faculdade de Direito de Vitória), MTVXCC (Faculdade Multivix de Castelo), UNES (Faculdade do Espírito Santo) e FUCAPE (Faculdade Fucape).
Leia mais: 25 Melhores Universidades e Faculdades Particulares
A universidade, ao contrário da faculdade, é mais abrangente e oferece um portfólio de cursos mais diversificado. Além disso, ela realiza outras práticas de ensino, concentrando-se em 3 pilares acadêmicos indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão.
Pode-se dizer que a universidade é um complexo formado por várias faculdades e, além do ensino teórico, exige uma produção científica relevante e institucionalizada, com estudo de temas relevantes à sociedade. Além disso, as práticas acadêmicas devem ser expandidas para toda a comunidade em que a universidade está inserida.
Com maior autonomia junto ao Ministério da Educação (MEC), a universidade deve ter pelo menos 1/3 de seus professores com título de mestrado ou doutorado e com dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa. Também deve oferecer pelo menos 4 programas de pós-graduação stricto sensu, entre mestrados e doutorados.
Entre as principais universidades do Brasil estão: USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFS (Universidade Federal de Sergipe).
Leia mais: Confira as 50 melhores universidades do mundo
Tabela comparativa
Faculdade | Universidade | |
Abrangência | Focada em apenas uma área do conhecimento, com quantidade reduzida de cursos. | Focada em diversas áreas do conhecimento, com maior abrangência de cursos. |
Ensino | Focada no ensino teórico, podendo ter ou não atividades de extensão ou pesquisa. | Além do foco no ensino, promove necessariamente atividades de pesquisa e de extensão. |
Pesquisa | Não tem obrigação de desenvolver produção científica. | Deve ter produção intelectual cultural e científica relevante e institucionalizada. |
Extensão | Não tem obrigação de se relacionar com a comunidade. | Tem o dever de se relacionar e atender a comunidade por meio de projetos de extensão. |
Corpo docente | Pelo menos 1/3 dos professores deve ter título de especialista. Não é exigido título de mestrado ou doutorado e atuação exclusiva na faculdade. | Pelo menos 1/3 dos professores deve ter título de mestrado ou doutorado e dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa. |
Criação de cursos | Deve ter autorização do MEC para criação e oferta de novos cursos. | Tem autonomia para criar e ofertar cursos sem autorização prévia do MEC. |
Pós-graduação | Não tem obrigação de oferecer cursos de pós-graduação. | Deve ter, no mínimo, 4 programas de pós-graduação stricto sensu. |
Exemplos | FAZ, FDV, MTVXCC, UNES e FUCAPE. | USP, Unicamp, UFMG, UFRGS e UFS. |
Leia mais: Descubra se é possível fazer uma universidade a distância
Como escolher entre faculdade e universidade?
Diante de tantas informações, ficou na dúvida em qual instituição fazer o seu curso superior? Calma, vamos te explicar.
Se você pretende ter uma formação acadêmica com diploma válido e reconhecido pelo MEC, mas não tem interesse em atuar na área da pesquisa, a faculdade tranquilamente atende às suas necessidades. No entanto, se você deseja seguir pela pesquisa científica, o melhor caminho é a universidade.
Ambas as instituições, seja ela uma faculdade ou uma universidade, devem estar credenciadas e serem reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). E, apesar da universidade ter uma abrangência maior, não significa que ela é a única opção de qualidade. O bom aproveitamento do curso depende, principalmente, da dedicação e comprometimento do estudante. Muitas faculdades, inclusive, têm prestígio nacional e são bastante disputadas nos vestibulares ao redor do país.
O que é Centro Universitário?
Além da faculdade e da universidade, o MEC também credencia como instituição de ensino superior o Centro Universitário.
O Centro Universitário é um ambiente maior que a faculdade e menor que a universidade. Não é específico em relação aos cursos e à área de atuação, como a faculdade, mas não atinge a abrangência da universidade. Em outras palavras, ele está no meio do caminho entre uma faculdade e uma universidade.
Entre suas principais características, está a total autonomia para criar e ofertar novos cursos perante o MEC. Sobre os professores, é exigido pelo menos 1/5 do corpo docente com dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa e 1/3 com títulos de mestres ou doutores.
Entre os principais Centros Universitários do Brasil estão: UNEX (Centro Universitário de Excelência), UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), UNIESCO (Centro Universitário AESO Barros Melo), FECAP (Centro Universitário Álvares Penteado) e Toledo Prudente Centro Universitário.
Veja outras instituições com ótimas avaliações para dar o pontapé inicial na sua vida acadêmica, seja ela em uma faculdade, universidade ou centro universitário. Além de serem reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), é possível ingressar com bolsas de estudo através do Quero Bolsa:
Exemplos de Linkagem:
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.