É difícil conseguir o FIES?
O FIES é um programa do Governo Federal que oferece financiamento estudantil a juros baixos a alunos de baixa renda. É um dos mais importantes programas de acesso ao ensino superior do País e desde sua criação, em 1999, já beneficiou cerca de dois milhões de brasileiros.
A partir de 2015, ficou mais difícil conseguir o FIES. Isso porque as regras mudaram, a quantidade de vagas diminuiu, os critérios de participação ficaram mais rígidos e o Ministério da Educação (MEC) vem fazendo ajustes constantes no programa.
Apesar de um pouco mais complicado, não é impossível conseguir o FIES, desde que você se encaixe nas novas regras e saiba o que pode garantir uma vaga.
Confira, a seguir, quem pode fazer o FIES e quais critérios você deve cumprir para aumentar suas chances de conseguir o financiamento estudantil do governo federal!
Veja também:
+ Quem tem direito ao Fies? Veja os requisitos do programa!
+ FIES: Confira dicas para conseguir seu financiamento!
Quem pode e quem não pode pedir o FIES?
Antes de entender se vai ser difícil conseguir o FIES, é fundamental conhecer as regras de participação do Programa para saber se você está dentro ou fora da disputa.
Pode pedir o FIES para pagar a faculdade particular o estudante brasileiro que cumprir os seguintes requisitos:
- Tiver participado de qualquer edição do Enem, a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.
- Tiver renda familiar bruta mensal compatível com os requisitos daquela edição.
Não pode fazer o FIES o estudante que:
- Já tiver sido beneficiado com financiamento do FIES.
- Estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).
- Possuir renda familiar bruta mensal acima do valor estipulado pelo MEC para aquela edição do processo seletivo.
Como aumentar as chances de conseguir o FIES?
As regras do FIES vêm mudando nas últimas edições e o número de vagas é limitado. Entenda as situações em que você poderá aumentar suas chances de conseguir o FIES:
1. Desempenho no Enem
Um dos critérios mais importantes para conseguir o FIES passou a ser o desempenho no Enem, pois agora o FIES usa a nota do Exame para selecionar os candidatos a um financiamento. Portanto, quanto maior for o seu desempenho no Enem, maiores as suas chances de conseguir o FIES.
É importante saber também que embora o desempenho mínimo na redação para se cadastrar no FIES seja nota maior do que zero, essa parte do Exame é de extrema importância e uma boa nota pode garantir a sua vaga. Isso porque a prova de Redação é o primeiro critério de desempate caso você apresente a mesma pontuação no Enem que outro candidato à mesma vaga.
2. Nota do Curso
Em 2015, o MEC anunciou que faria um controle mais rigoroso da distribuição de financiamentos e prezaria pela qualidade do curso perante o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Isso significa que cursos com nota máxima (5) terão mais vagas do FIES, seguidos pelos cursos com nota 4. Cursos com nota 3 também poderão ser financiados pelo FIES, mas em número menor.
Portanto, se você já sabe que vai pedir o FIES, deve escolher um curso nota 5 para aumentar suas chances de conseguir o financiamento.
3. Áreas do conhecimento
A partir de 2015, o Governo passou a priorizar algumas áreas do conhecimento na distribuição das vagas do FIES. Essas áreas prioritárias são divulgadas no edital do processo seletivo.
O MEC garantiu que cursos de outras áreas também serão financiados, mas o número de vagas será menor.
4. Regiões Prioritárias
Sobre esse critério talvez você não tenha muito controle, pois o custo de mudar de estado para aumentar as chances de conseguir uma vaga do FIES pode ser bem maior do que o valor do curso financiado. No entanto, é importante saber que o governo decidiu reservar mais financiamentos para algumas regiões que, historicamente, não vinham sendo muito atendidas pelo programa. São elas: Região Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Estudantes de outras regiões do País continuarão a ser atendidos pelo FIES, porém em menor quantidade.
Como funciona o FIES?
O FIES é um financiamento estudantil patrocinado pelo Governo Federal. O estudante que consegue o FIES só precisa começar a pagar a dívida depois de formado e os juros são muito mais baixos do que os praticados no mercado de financiamentos privados.
A inscrição para o FIES é gratuita e acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, em datas divulgadas pelo MEC.
Principais Faculdades que aceitam o FIES
Confira algumas das principais instituições de ensino que aceitam o FIES:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Veja também:
Como usar o FIES para pagar a faculdade
Você acha que vai ser difícil conseguir o FIES? O que achou das dicas? Deixe o seu comentário!
Consulta de vagas Fies 2024: como conferir as disponíveis
Inscrições Fies 2024: confira como se inscrever
Calendário Fies 2024: confiras as principais datas
Fies 2024: MEC libera edital do Fundo de Financiamento Estudantil
Como se inscrever no Fies? Passo a passo!
Fies 2023: resultado está disponível para consulta
Fies: confira as notas de corte dos 10 cursos mais buscados
Fies 2023: inscrições estão abertas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.