ECONOMIA AGROINDUSTRIAL
A PROFISSÃO
O curso de Economia Agroindustrial visa à formação de um profissional diferenciado e altamente qualificado, que possa atuar em novos nichos de mercado, que hoje representam cerca de 40% dos negócios brasileiros.
Esse novo mercado de trabalho, em forte expansão, está surgindo no contexto do agrobusiness, da gestão de recursos naturais e do planejamento regional.
O economista agroindustrial é antes de tudo um economista. O que o distingue é a capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos da Economia a quatro áreas bem específicas: agropecuária, agroindústria, meio ambiente e desenvolvimento regional.
O curso incorpora uma visão fortemente aplicada da economia e administração de negócios e propicia uma sólida formação do aluno em métodos quantitativos e informática, em princípios de desenvolvimento sustentado e gestão de recursos naturais.
O curso fornece ao estudante uma sólida formação em teoria econômica, métodos quantitativos e computacionais, princípios de desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e gestão de recursos naturais.
Essas características inovadoras possibilitarão ao profissional formado em Economia Agroindustrial adicionar capacidades gerenciais e estratégicas às organizações em que venha trabalhar.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O curso de Graduação em Economia Agroindustrial formará um economista que, além de exercer todas as atividades normais deste profissional, poderá atuar no mercado de trabalho como:
Analista de Mercados Agroindustriais;
Analista de Estratégia e Política Internacional;
Analista de Projetos Agroindustriais;
Especialista em Comercialização de Commodities
Especialista em Certificação de Atividades Agroindustriais
Especialista em Avaliação de Recursos Ambientais
Especialista em Avaliação de Recursos Agroindustriais
Especialista em Planejamento Regional
Especialista em Planejamento Ambiental
Diretor ou Gerente de Empresa Agroindustrial
As oportunidades de emprego para os profissionais formados pelo curso ocorrerão nas empresas do complexo agroindustrial, de comércio e exportação, de logística e transporte, de turismo rural e ecológico, bancos e instituições financeiras, seguradoras e nos vários órgãos das administrações Federal, Estadual e Municipal.
O economista agroindustrial elabora diagnósticos, pareceres e relatórios, analisando e interpretando os impactos das políticas governamentais relativas à agricultura e à agroindústria, nos campos fiscal, monetário, creditício, cambial ou ambiental.
Realiza perícias sobre questões econômicas, dando sugestões para a solução dos problemas encontrados. Elabora planos de desenvolvimento regional e setorial.
Trabalha em projetos de investimento e executa atividades de direção em empresas.
O profissional dessa área encontra colocação em órgãos públicos, grandes empresas da área (nos setores de comércio, exportação, logística e transporte), bancos, organizações financeiras e seguradoras, organizações que desenvolvem o turismo rural e institutos de pesquisa econômica. E pode, além disso, ser um consultor independente.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Língua portuguesa.
Geografia
Informática
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.