Veja onde e quando fazer inscrição para o Encceja 2020

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova do MEC (Ministério da Educação) que fornece certificação de Ensino Fundamental ou Médio para quem não conseguiu terminar essas etapas escolares na idade adequada.
Quem é aprovado em todas as disciplinas que compõem o exame recebe um certificado e pode continuar os estudos na etapa seguinte.
Para começar, uma ótima notícia: a inscrição no Encceja é gratuita.
Quer saber mais sobre como se inscrever para o Encceja 2020 e conseguir sua certificação? Confira todos os detalhes abaixo.
Quem pode se inscrever no Encceja?
Veja as idades mínimas para se inscrever em cada etapa do exame:
- Ensino Fundamental: brasileiros com 15 anos ou mais no momento da inscrição.
- Ensino Médio: brasileiros com 18 anos ou mais no momento da inscrição.
Quando fazer a inscrição para o Encceja 2020?
O calendário do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo MEC, mas é possível estimar a data de abertura de inscrições com base nas últimas edições da prova: o período de inscrição costuma durar dez dias, normalmente no mês de abril ou maio.
Para acompanhar as novidades e conhecer o calendário deste ano assim que ele for divulgado, acesse regularmente o site oficial do Encceja Nacional ? que fica dentro do portal do Inep, instituto responsável pelo processo de avaliação.
Onde fazer a inscrição para o Encceja 2020?
As inscrições para o Encceja são feitas pela internet, no site oficial do exame.
Atenção: para ter certeza de que você está no site oficial do Encceja, verifique no topo da sua tela se o endereço do site exibido termina em ?gov.br?.
Como fazer a inscrição para o Encceja 2020?
Conheça os passos para efetuar sua inscrição dentro do site do Encceja:
- Durante o período de inscrições, acesse o site do Encceja. Clique na opção para efetuar inscrição, informe seu CPF e sua data de nascimento e, em seguida, responda ao desafio das figuras (que verificará que você não é um robô). Clique em ?Enviar?.
- Verifique se os dados exibidos automaticamente pelo sistema (como CPF e nome da mãe) estão corretos. Caso haja algum problema, entre em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161.
- Se estiver tudo certo, informe os demais dados pessoais pedidos e seu endereço. Clique em ?Próximo?.
- Na tela seguinte, informe se você vai precisar de atendimento especializado ou específico para fazer a prova. Se esse for o seu caso, clique em ?Sim? e informe o tipo de recurso ou auxílio que precisará. Caso não seja o seu caso, basta clicar em ?Não? e prosseguir.
- Você verá uma tela de confirmação de dados. Se estiver tudo certo, clique em ?Próximo?. Se houver algum erro, clique em ?Anterior? e faça a correção.
- Selecione as disciplinas e o nível de ensino (fundamental ou médio) para o qual você busca certificação.
- Escolha onde (estado e município) você fará a prova. Depois, marque também em qual instituição você prefere solicitar seu certificado ou declaração parcial de proficiência, caso atinja a nota necessária. Clique em ?Próximo?.
- Confira novamente seus dados, confirme e responda ao questionário socioeconômico.
- Informe seus dados de contato, cadastre uma senha (não se esqueça de anotá-la em um lugar seguro) e clique em ?Salvar?.
- Pronto! A tela final exibirá seu número de inscrição. Anote-o, confira as informações e clique em ?Sair? ou ?Imprimir? (se você quiser ter uma cópia da confirmação de inscrição).
Quando é a prova do Encceja?
A prova do Encceja costuma ser aplicada no mês de agosto.
A realização do exame costuma acontecer em um domingo, com provas durante o dia todo: das 8h às 13h e, depois, das 14h30 às 20h30.
Quando sai o resultado do Encceja?
O resultado do Encceja sai, normalmente, no mês de dezembro, mas a data exata só é divulgada pelo Inep após a aplicação das provas.
Onde estudar depois de conseguir o certificado?
Você já deve saber que ter um diploma de ensino superior faz toda a diferença para conseguir um bom emprego e um bom salário. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, no Brasil, quem terminou uma faculdade ganha mais do que o dobro de quem tem apenas o ensino médio.
Portanto, sua certificação no Encceja pode ser o primeiro passo rumo a melhores chances no mercado de trabalho.
Aqui vai uma dica: ao pesquisar onde estudar, lembre-se sempre de verificar se a faculdade de seu interesse é reconhecida pelo MEC, pois apenas instituições credenciadas por ele emitem diplomas válidos e aceitos em todo o território nacional.
Quer algumas sugestões para fazer sua pesquisa? Listamos abaixo ótimas universidades que cumprem todos os requisitos do MEC, trabalham com diversas formas de ingresso (vestibular, Enem etc.) e têm programas próprios de bolsas e descontos. Interessou? Então, clique sobre os nomes das faculdades para saber mais:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Não deixe de navegar pelos sites das faculdades acima e se informar sobre cursos, mensalidades e processos seletivos. Você certamente encontrará uma opção que tem tudo a ver com você e que cabe no seu bolso. Bons estudos!
Leia mais:
Saiba como é a prova do Encceja
Veja o que estudar para o Encceja
Você vai fazer o Encceja 2020? Pretende cursar uma faculdade depois que conseguir seu certificado? Em qual área? Conte para a gente nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.