Enem 2024: o que muda após suspensão do Novo Ensino Médio?
Na última terça-feira (04), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio por 60 dias.
A medida visa propor discussões sobre o Novo Ensino Médio e sobre o Enem de 2024, no qual as provas deverão estar de acordo com o novo currículo do ensino médio brasileiro, implementado em 2022.
As possíveis novas mudanças anunciadas vem preocupando estudantes, professores e gestores escolares, por isso, nesta matéria, explicaremos como fica o Enem 2024. Confira!
Por que desta suspensão?
A suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio foi publicada no início do mês, dia 4 de abril, na portaria n° 627, no Diário Oficial da União. A decisão tem como objetivo a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio.
+ Novo Enem: saiba de todas as mudanças na prova
O principal ponto que levou a esta ação, foi o fato de muitos professores e estudantes contestarem o novo modelo de ensino médio, no qual onde a carga horária foi dividida entre: 1,8 mil horas obrigatórias de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática, e 1,2 mil horas de conteúdos eletivos focados nos objetivos pessoais e profissionais de cada estudante.
Como seria o novo Enem?
As principais mudanças eram previstas em relação ao conteúdo de cada prova e os formatos das questões. Veja abaixo todas as mudanças do Enem 2024.
Escolha da área do conhecimento
O caderno de provas do Enem seria voltado para o curso de interesse do estudante, assim, este teria que escolher entre quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Primeiro dia de prova
A avaliação do primeiro dia seria elaborada utilizando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a mesma usada na preparação dos currículos escolares. Deste modo, a prova teria foco em disciplinas como português e matemática, as questões seguiram objetivas (as famosas múltiplas escolhas) e contaria, também, com uma redação.
Segundo dia de prova
O segundo dia de avaliação já seria um pouco diferente do modelo atual, isto porque o seu conteúdo será ser escolhido pelo próprio estudante, variando de acordo com as disciplinas eletivas escolhidas durante seu Ensino Médio.
As questões também contariam com uma novidade: elas seriam objetivas e também discursivas! Pode parecer confuso ter estes dois modelos de questões, mas essa medida seria para avaliar outras competências dos estudantes.
Como será o Enem 2024?
Por conta da suspensão do novo modelo de avaliação, em 2024, o exame seguirá o formato utilizado atualmente. Porém, a decisão oficial será divulgada após 60 dias do início das discussões, quando o Ministério da Educação (MEC) anunciar a escolha oficial.
Como se preparar para o Exame?
Tendo em vista que o modelo pode ou não mudar, é bom ir se preparando para não ser pego de surpresa, para isso, veja abaixo algumas dicas sobre como estudar para o Enem 2024!
Simulados
A melhor maneira de estudar para um exame, sem dúvidas, é praticando, isso porque você começa a entender de fato como os conteúdos são aplicados, quais as regras e como é feita a elaboração das questões.
Então, após estudar algum assunto novo, separe um tempinho para realizar exercícios já aplicados em edições anteriores do Enem.
Plano de estudo
Ter uma rotina de estudos é o primeiro passo para tirar uma boa nota. Saber quais disciplinas estudar e se programar para isso ajuda a dar um ânimo no dia a dia dos estudos.
Existem plataformas que oferecem planos gratuitos e ricos em informações, sendo necessário realizar apenas um login. Uma dessas plataformas é a Quero Bolsa, responsável pelo Enem de Boa, um plano de estudos 100% gratuito, digital e interativo!
Questões objetivas e discursivas
Entender como funcionam as questões objetivas e discursivas, analisar as alternativas e escrever as respostas com coerência e coesão requer prática e dedicação!
Como entrar para o ensino superior?
Além das principais maneiras de entrar para a tão sonhada graduação, como utilizando vestibulares próprios de cada instituição ou participando no Sisu, Prouni e Fies, os estudantes também podem utilizar do ingresso direto!
Esta é uma das formas mais rápidas de conseguir entrar para o ensino superior, sendo necessário apenas duas coisas: sua nota do Enem e uma instituição de ensino superior parceira do Mundo Vestibular.
E o melhor, estas instituições oferecem descontos de até 80%! Confira abaixo algumas parceiras que escolhemos para você:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.