O curso de Engenharia Ambiental é bastante popular na área das Ciências Exatas. Apesar da fama, vale lembrar que, assim como as outras graduações em Engenharia, cabe ao aluno dedicar tempo e esforço para se formar, já que esta pode ser considerada como uma formação bem difícil.Ter afinidade com números ajuda bastante o interessado em cursar Engenharia Ambiental, já que, caso opte pelo curso, vai precisar lidar com cálculos, fórmulas, desenhos e muito mais.Como esperado, o currículo da graduação é composto por matérias básicas de Exatas, como Matemática, Química e Física. Também é possível encontrar disciplinas sobre gestão e, como o nome sugere, disciplinas sobre o meio ambiente.Conheça a grade curricular do curso de Engenharia Ambiental e veja se essa formação está alinhada com as suas expectativas!
O curso de Engenharia Ambiental
Antes de entrar especificamente na grade curricular, vamos contextualizar algumas informações sobre o curso em si.Essa graduação fornece ao estudante o grau de bacharel, e visa formar profissionais aptos a atuar na área de desenvolvimento sustentável, sempre considerando todas as variáveis sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas do meio ambiente.O profissional também pode projetar, operar e construir sistemas de água e esgoto, tudo baseado em pesquisas de problemas presentes no meio ambiente.O curso tem a duração média de cinco anos, e pode ser encontrado nos formatos presencial, semipresencial e a distância.Veja alguns pontos sobre cada tipo de modalidade e escolha aquela que melhor se encaixa na sua rotina:
EAD: Por meio de uma plataforma digital o aluno interage com seus colegas, professores e tutores e também consome todo o material didático do curso. De tempos em tempos o aluno vai precisar comparecer até o polo físico em determinados momentos, para realizar provas, apresentar trabalhos e até ter alguma disciplina específica.
Presencial: Um dos formatos mais tradicionais e mais conhecidos, onde o estudante frequenta as salas de aula ao longo da semana no período da manhã, tarde ou noite.
Semipresencial: Por fim, existe a modalidade semipresencial, que é uma mistura dos dois tipos apresentados acima. Nela, o aluno comparece uma vez por semana no polo físico e, durante os outros momentos, dá sequência em seus estudos na plataforma digital.
A grade curricular de Engenharia Ambiental
A grade curricular de Engenharia Ambiental é multidisciplinar e conta com matérias relacionadas às áreas de Exatas, Biologia e Ciências Sociais. As aulas de Matemática, Química e Física se misturam com aulas de Geologia, Ecologia e Topografia.Nos dois primeiros anos do curso são incluídas matérias comuns a todas as graduações de Engenharia. Só depois desse período começam a aparecer as disciplinas específicas da formação, como Hidráulica Ambiental.Veja agora um exemplo de quais disciplinas são estudadas durante o curso. Nesse caso, usamos como referência o currículo do Centro Educacional Anhanguera:
Administração e Economia para Engenheiros
Algoritmos e Lógica de Programação
Atividades Complementares
Avaliação de Impactos Ambientais
Avaliação Econômica de Projetos
Biologia Geral e Aplicada
Cálculo Diferencial e Integral
Cálculo Diferencial e Integral II
Cálculo Diferencial e Integral III
Ciência dos Materiais
Climatologia e Meteorologia
Desenho Auxiliado por Computador
Desenho Técnico
Direito Ambiental
Drenagem Urbana
Economia Ambiental
Engenharia e Profissão
Estágio Curricular em Engenharia
Estudo Dirigido – Álgebra e Geometria
Estudo Dirigido – Ciência, Tecnologia e Sociedade
Estudo Dirigido – Democracia, Ética e Cidadania
Estudo Dirigido – Educação Ambiental
Estudo Dirigido – Empregabilidade
Estudo Dirigido – Funções
Estudo Dirigido – Gramática
Estudo Dirigido – Lógica Matemática
Estudo Dirigido – Políticas Públicas
Estudo Dirigido – Responsabilidade Social
Ética, Política e Sociedade
Fenômenos de Transportes
Física Geral e Experimental: Energia
Física Geral e Experimental: Mecânica
Fundamentos de Botânica
Fundamentos de Cartografia e Topografia
Fundamentos de Hidráulica e Hidrometria
Geologia e Paleontologia
Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
Geotecnia Ambiental
Gestão Ambiental
Gestão de Emissões Atmosféricas
Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas
Gestão de Resíduos Sólidos
Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas
Homem, Cultura e Sociedade
Legislação e Segurança do Trabalho
Matemática Instrumental
Metodologia Científica
Microbiologia Ambiental
Engenharia Ambiental
Perícias e Auditorias Ambientais
Planejamento Ambiental Urbano
Planejamento e Saúde Ambiental
Princípios de Eletricidade e Magnetismo
Probabilidade e Estatística
Química Ambiental
Química Geral e Experimental
Recuperação e Manejo Sustentável de Áreas Degradadas
Resistência dos Materiais
Sensoriamento e Geoprocessamento Aplicados ao Meio
Toxicologia Ambiental
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
Tratamento de Efluentes Líquidos
Tratamento e Reuso de Água
TCC e estágio
Para conseguir o diploma de Engenheiro Ambiental, o aluno precisa passar por dois pontos importantes. O primeiro é elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC.Já o segundo é cumprir a carga horária do estágio obrigatório. Ele pode ser realizado em construtoras, empresas do ramo de Engenharia e até mesmo em outros tipos de instituições. Tudo depende da regulamentação da faculdade escolhida.
Onde estudar Engenharia Ambiental
Como o curso é bastante popular no país, é muito comum encontrá-lo em diversas instituições de ensino, mas lembre-se de pesquisar por lugares capacitados e credenciados pelo Ministério da Educação, caso contrário seu certificado não será válido, e todo o tempo e o esforço investidos serão desperdiçados.Nesse caso, podemos indicar algumas faculdades que são referência de ensino e contam com o certificado de qualidade do MEC. Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade. Confira: