Engenharia de Produção
O engenheiro de produção precisa ser uma pessoa organizada. Deve gostar de descobrir como as coisas funcionam, evitar desperdícios e conseguir resultados cada vez melhores, seja de máquinas, processos ou pessoas.
Na prática, este profissional é peça-chave em empresas de qualquer setor. Ele acompanha todas as etapas do trabalho, consegue apontar o que pode funcionar melhor e o que deve ser feito para obter maior produtividade e rentabilidade.
Como toda engenharia, o curso é bastante puxado. São cinco anos de estudo e uma grade curricular recheada de matérias das Ciências Exatas como Matemática e Física. Porém, comparado a outros cursos de Engenharia, o de Produção é o mais generalista e chega a ser parecido com Administração de Empresas.
A aceitação deste profissional no mercado de trabalho faz valer a pena a dedicação ao longo do curso. O engenheiro de produção encontra emprego com facilidade em todas as regiões e a remuneração da carreira está entre as melhores do país.
Conheça melhor a formação em Engenharia de Produção e as atividades deste profissional que está em alta no mercado de trabalho!
O curso de Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção tem duração média de cinco anos e pode ser encontrado nas modalidades de ensino a distância e presencial. Há universidades públicas e privadas que oferecem esta graduação no país.
No início do curso os alunos têm contato com disciplinas das áreas de Ciências Exatas e da Computação, como Cálculo Integral e Física, comuns a todas as Engenharias. Após essa formação básica, entra no currículo o estudo da Administração, com matérias que abordam Produção, Gestão Financeira e Econômica, Gestão de Pessoas e Qualidade, entre outros temas.
Há também muitas atividades práticas nesta graduação. A maioria delas é realizada em aulas de laboratórios, como Química, Resistência de Materiais, Desenho Técnico, Eletricidade e Automação.
Algumas instituições oferecem habilitações específicas da Engenharia de Produção. A mais comum é a Engenharia de Produção Mecânica, mas também há cursos direcionados à Agroindústria, Química, Produção Civil, Automotiva, Elétrica, Metalúrgica, Gestão Ambiental, Confecção Industrial, entre outras.
Para se formar, o aluno deve realizar um estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Embora o registro de engenheiro seja exclusivo dos profissionais que se formaram na área, vale lembrar que há diversos cursos superiores de tecnologia, com duração média de 2 anos, que também permitem atuação em carreiras semelhantes. Gestão da Produção Industrial e Gestão da Qualidade são dois exemplos.
O que se estuda no curso de Engenharia de Produção?
A grade curricular da Engenharia de Produção pode variar de acordo com o enfoque do programa e a habilitação oferecida em cada instituição. No geral, os alunos deste curso precisam aliar conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão, Recursos Humanos e Economia. Confira algumas disciplinas básicas do currículo:
- Administração de Recursos Humanos
- Cálculo Diferencial e Integral
- Contabilidade
- Controle de Qualidade
- Desenho Técnico
- Engenharia de Métodos e Processos
- Estatística e Probabilidade
- Fenômenos de Transporte
- Física
- Geometria Analítica e Álgebra
- Gestão Ambiental
- Gestão das Instalações Industriais
- Gestão Estratégica
- Planejamento e Controle da Produção
- Processos de Fabricação
- Química Aplicada
- Resistência dos Materiais
- Técnicas de Programação
O que faz o Engenheiro de Produção
Este profissional procura tornar processos mais eficientes considerando fatores como tempo, número de trabalhadores envolvidos, tecnologias disponíveis, possibilidade de erros na fabricação, segurança dos trabalhadores, fatores ambientais e custo. Conheça algumas das principais atividades da sua rotina de trabalho:
- Revisar programas de produção, especificações de engenharia, fluxos de processos.
- Descobrir como produzir partes ou produtos, ou prestar serviços com mais eficiência.
- Desenvolver sistemas de controle para planejamento financeiro e análises de custos.
- Realizar procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção ou diminuir custos.
- Projetar sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção.
- Fazer a interface entre clientes, fornecedores, gerentes e trabalhadores da empresa para atender às expectativas do consumidor final, dentro da capacidade de produção.
Sobre a carreira de Engenheiro de Produção
O engenheiro de produção está entre os profissionais mais bem remunerados do país. Um levantamento recente do site de empregos Catho indica que sua média salarial no Brasil é de R$ 6,2 mil.
A profissão de engenheiro é regulamentada desde 1933. Para exercê-la, além de obter diploma em curso superior de Engenharia, é preciso obter registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
A engenharia é considerada uma das carreiras mais promissoras dos próximos dez anos. Pesquisas da área indicam que a demanda por engenheiros em geral continuará intensa neste período. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que o país precisará formar entre 70 mil e 95 mil engenheiros por ano até 2020, quando o mercado deve empregar entre 600 mil e 1 milhão de desses profissionais.
Onde estudar Engenharia de Produção
Há diversas instituições públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem o curso de Engenharia de Produção. Importante destacar que este reconhecimento do MEC é o que vai determinar a validade do seu diploma no mercado de trabalho. Fique atento! Veja exemplos de instituições autorizadas:
Universidades Privadas:
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
Universidades Públicas:
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade de São Paulo (USP)
Ficou interessado em estudar Engenharia de Produção? Conte para a gente nos comentários!
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.