Engenharia Mecânica
A Profissão
Os Engenheiros Mecânicos concebem e projetam máquinas, equipamentos, instalações e sistemas mecânicos e superintendem a sua fabricação, montagem, reparação e manutenção.
O seu trabalho está presente nas mais diversas atividades do ser humano: quando este utiliza um automóvel, um avião ou uma simples bicicleta para se deslocar, quando consulta um relógio mecânico, e até quando se diverte na montanha russa.
Esta diversidade tem como consequência a possibilidade destes profissionais exercerem funções bastante distintas.
Esta é uma profissão cujo contato com novas tecnologias é frequente e imprescindível. Dentre estas, destacam-se as tecnologias de informática utilizadas nas diferentes fases do desenvolvimento dos produtos, como por exemplo: as técnicas de modelagem numérica a que se recorre na concepção, as simulações de fábrica ou as técnicas de gestão da produção.
Ferramentas computacionais que cada vez mais empregam são também o CAD (Computer Aided Design), o CAM (Computer Aided Manufacturing), o CNC (Comando Numérico por computador) e o CIM (Computer Integrated Manufacturing).
Grande parte do trabalho dos engenheiros mecânicos é executado em equipes compostas por engenheiros das mais variadas especialidades (de acordo com os produtos que se pretende desenvolver), gestores, economistas e operacionais que trabalhem na fabricação dos equipamentos.
É, portanto, uma profissão que exige bastante trabalho de equipe, não sendo aconselhável para quem deseje uma atividade essencialmente individual.
Tendo em conta o tipo de funções desempenhadas, estes profissionais deverão possuir um raciocínio lógico-dedutivo muito desenvolvido, facilidade em realizar operações matemáticas, capacidade de analisar problemas e de idealizar e apresentar soluções práticas. Muito importante é ser organizado, metódico e, cada vez mais, ter apetência para a gestão.
Pode, também, ser importante ter alguma habilidade para desenhar. Dada a variedade de produtos com os quais é possível trabalhar, torna-se ainda, útil alguma flexibilidade funcional.
Atividades Desenvolvidas
Concepção e projeto de estruturas e equipamentos mecânicos, tais como veículos (automóveis, comboios ou aviões), bens de equipamento (guindastes, elevadores ou pontes rolantes), máquinas de vários tipos (máquinas-ferramenta, máquinas a vapor ou máquinas de acionamento mecânico e/ou elétrico), motores (motores de explosão à gasolina e diesel, turbinas a vapor e a gás), equipamento aeroespacial e uma grande variedade de mecanismos e acionamentos (atuadores hidráulicos e pneumáticos).
Energia e ambiente, ramo que tem por base a termodinâmica e a mecânica de fluídos. Aqui, projetam e exploram sistemas de produção de energia: turbinas e fornos, motores térmicos, centrais térmicas, hidroelétricas e de geração de energia.
Desenvolvem também, trabalhos no âmbito da climatização, energias alternativas e preservação do ambiente;
Sistemas e processos automatizados, área associada à produção integrada, à automação e à robótica. Nela, os engenheiros desenvolvem máquinas e processos de fabricação automáticos, que incluem componentes de natureza mecânica e eletrônica (mecatrônica).
Qualquer que seja a área a que se dediquem, a sua atividade desenvolve-se, normalmente, numa ou mais das seguintes fases do processamento de um produto:
Pesquisa – tratam de realizar as primeiras tentativas para solucionar novos problemas, obter novos dados, descobrir novos métodos de cálculo e adquirir novos conhecimentos.
Desenvolvimento – fase em que, com os resultados da pesquisa, constroem o projeto ou a possível solução no seu estado primitivo e procedem a experiências com vista a aproximação do objeto final;
Design/concepção – aqui concebem a máquina ou sistema que solucionará o problema e elaboram a listagem de todos os detalhes necessários para que a solução se torne realidade. A solução é então, passada para desenho ou equação.
Ensaio – momento em que experimentam os protótipos das máquinas, sistemas ou outros equipamentos, para determinarem o respectivo desempenho. Testam, por exemplo, a carga que pode ser suportada, a resistência à corrosão, os níveis de decibéis e poluição, a durabilidade e a segurança.
Fabricam – organizam, coordenam e supervisionam a produção, por forma a torná-la eficaz (obter os resultados pretendidos) e eficiente (produzir a baixos custos). Neste sentido, estabelecem por exemplo, os processos a utilizar, os instrumentos que são necessários, a quantidade de pessoas a envolver no trabalho e os conhecimentos que lhes são exigidos e as normas de segurança a respeitar nas operações de fabricação.
Manutenção – em regra, os produtos, após serem colocados a serviço, requerem uma revisão periódica, de modo a que se mantenham operacionais, trabalho este desempenhado ou supervisionado muitas vezes pelos engenheiros mecânicos.
Marketing e vendas – quando o produto ou sistema é complexo e requer conhecimentos técnicos para o respectivo uso, os engenheiros mecânicos demonstram aos potenciais clientes como é que este opera e quais as vantagens da sua utilização. Encarregam-se, também, da sua instalação e, por vezes, de proceder às modificações necessárias para satisfazer as necessidades de um cliente em particular.
Conhecimentos Necessários
Língua portuguesa.
Bons conhecimentos em língua inglesa
Alto conhecimento em informática (Softwares Específicos)
[Ache os cursos e faculdades ideais para
você!]
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Programa Futuras Cientistas prorroga inscrições até 11/09
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.