Os três estados físicos da água: Quais são e como ocorrem?
Você sabia que mais de 70% da superfície do nosso planeta é composta por água em estado líquido? Pois é, por esse e outros motivos, a água é um recurso natural de extrema importância para a vida na Terra. É importante saber, contudo, que o estado líquido é apenas um dos estados físicos da água – há, também, os estados sólido e gasoso.
Neste texto, vamos conhecer melhor cada um desses estados físicos, bem como os seus processos de transformação.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Os 3 estados físicos da água
Como já mencionamos, embora a água seja predominantemente encontrada em estado líquido em meio à natureza, essa substância existe, também, em dois outros estados físicos: sólido e gasoso. Ao todo, portanto, podemos listar três possíveis estados físicos da água: líquido, sólido e gasoso.
Estado líquido
Em estado líquido, a água não apresenta forma própria – é por isso que, para bebê-la, utilizamos copos ou garrafas como recipientes. Na natureza, a água é encontrada em estado líquido nos oceanos, rios, córregos e lagos, por exemplo.
Estado sólido
Em estado sólido, as moléculas de água ficam muito próximas umas das outras. Por isso, neste caso, a água passa a possuir forma própria, como podemos observar nos cubos de gelo e nos icebergs.
Estado gasoso
O estado gasoso é o estado físico da água no qual as moléculas de água ficam mais distantes entre si. Por isso, assim como ocorre no estado líquido, a água em estado gasoso (vapor) não tem forma própria.
Os 6 processos de transformação entre os estados físicos da água
Solidificação
A solidificação é o processo de transformação da água em estado líquido para o estado sólido. Este processo é caracterizado pelo resfriamento, e ocorre logo após o momento que a temperatura da água chega a 0ºC, pois este é o seu ponto de solidificação.
Fusão
A fusão é o contrário da solidificação: trata-se do processo de mudança de estado físico da água em estado sólido para o estado líquido. Neste caso, o processo caracteriza-se pelo aquecimento, e ocorre logo após o momento que a temperatura da água chega a 0ºC, pois este é o seu ponto de fusão.
Sim, o ponto de fusão e de solidificação da água é o mesmo: 0ºC! Nesta temperatura, as moléculas de água ficam em equilíbrio dinâmico entre as duas fases.
Vaporização
A vaporização é o processo de transformação da água em estado líquido para o estado gasoso. Assim como o processo de fusão, a vaporização é caracterizada pelo aquecimento da água. Este processo pode ocorrer de três maneiras:
- Evaporação: processo lento, que pode ocorrer em temperaturas abaixo de 100ºC (ponto de ebulição da água). A secagem de roupas ao ar livre, num varal, é um exemplo desse processo.
- Ebulição: processo no qual a vaporização ocorre quando a substância atinge seu ponto de ebulição – no caso da água, 100ºC. Ferver água com uma panela no fogão é um exemplo clássico de ebulição.
- Calefação: trata-se do processo que converte a água em estado líquido para o estado gasoso de forma imediata, submetendo-a a temperaturas maiores que o seu ponto de ebulição (100ºC). Isto ocorre quando um pingo de água cai sobre uma frigideira quente, por exemplo.
Condensação
A condensação é o contrário da vaporização: consiste no processo de mudança de estado físico da água em estado gasoso (vapor) para o estado líquido. Trata-se de um processo que é caracterizado pelo resfriamento.
A temperatura na qual o vapor de água (água em estado gasoso) presente no ar que respiramos é convertido em pequenas gotas (água em estado líquido) é chamado de “ponto de orvalho”.
Sublimação
Na sublimação, a água em estado sólido passa diretamente para o estado gasoso, sem passar pela etapa do estado líquido. Trata-se de um fenômeno pouco usual na natureza, mas que pode ser observado em ambientes controlados, como indústrias e laboratórios.
Ressublimação
A ressublimação é o processo contrário da sublimação, por isso, também pode ser chamada de sublimação inversa. Neste processo, portanto, a água em estado gasoso é transformada em água em estado sólido, sem passar pelo estado líquido.
Assim como a sublimação, a ressublimação é um fenômeno pouco usual em meio à natureza, mas que pode ocorrer em laboratórios e indústrias, por exemplo.
Resumo
- Solidificação: líquido para sólido
- Fusão: sólido para líquido
- Vaporização: líquido para gasoso
- Condensação: gasoso para líquido
- Sublimação: sólido para gasoso
- Ressublimação: gasoso para sólido
Você conhece a Quero Bolsa?
Se você considera ingressar em um curso do ensino superior, a Quero Bolsa pode ser uma alternativa interessante.
A Quero é uma plataforma online de educação que oferece bolsas de estudo de até 80% em milhares de instituições de ensino parceiras. A seguir, você pode conferir alguns exemplos:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
As instituições listadas acima são reconhecidas pelo MEC, assim como a UFBRA, que conta com mais de 70 cursos presenciais e EaD, além de mensalidades acessíveis e ingresso simplificado.
Caso tenha interesse, você pode clicar no link abaixo para conhecê-la melhor:
Veja também: Lista de cursos de graduação e pós-graduação para começar ou aprimorar a sua carreira.
O que aconteceu no dia 8 de março? Origem do Dia Internacional da Mulher
Dengue, Zika, Malária: 5 questões de vestibular sobre doenças transmitidas por mosquitos
Dia do Fico: o que aconteceu nesta data?
Percy Jackson: Quais seriam as profissões dos 12 Olimpianos?
Hanukkah: o que se comemora nesta data?
Dia Internacional dos Estudantes: como é o dia a dia dos alunos pelo globo
Filosofia: como ela aparece nos vestibulares
Proclamação da República: como aconteceu o evento
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.