Existe faculdade de Nutrição a distância

Quem está à procura de um curso de Nutrição é porque, provavelmente, quer conhecer melhor as características dos alimentos, descobrir aquilo que pode melhorar nossa saúde e elevar a qualidade de vida da população.
O curso tem sido bastante procurado no Brasil, o que faz muita gente se perguntar: já existe faculdade de Nutrição a distância?
Porque, se existe, seria uma boa estudar com toda flexibilidade e tranquilidade que o formato oferece, não é?
Pois bem, se você também se liga no ensino a distância vai ficar sabendo, a seguir, se dá para estudar Nutrição nesse formato – e, em caso positivo, quanto custa por mês, as disciplinas oferecidas, a forma como se estuda e muito mais.
Todas as respostas estão logo a seguir. Confira!
Existe afinal faculdade de Nutrição a distância?
Prepare-se que lá vem notícia boa: existe, sim, curso de Nutrição a distância no Brasil — e com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC)!
Por se tratar de uma novidade relativamente recente, ainda não é tão fácil assim de encontrá-lo, mas essa é uma tendência que deve mudar rapidamente nos próximos anos.
O que deixa muita gente na dúvida é tentar imaginar como um curso como Nutrição pode ser feito no formato a distância, já que o perfil da graduação exige tantas atividades práticas.
Na realidade, o Ministério da Educação só permite que o curso de Nutrição a distância seja oferecido no formato semipresencial, ou seja: com parte das atividades a distância e parte no esquema presencial tradicional.
Na maioria das faculdades, o estudante terá que comparecer pelo menos uma vez por semana à unidade ou polo de apoio para realizar atividades em geral. Em outras, a frequência pode ser de até duas vezes por semana.
Já a parte a distância deve ser feita a partir de um ambiente virtual de aprendizagem. Ao se matricular, o aluno recebe acesso a esse espaço e lá encontra todo o material didático necessário para cumprir o programa de cada disciplina: apostilas, livros digitais, vídeo aulas, ilustrações, animações e muito mais. O ambiente também permite que o aluno entre em contato direto com professores e tutores a qualquer momento do dia.
A faculdade de Nutrição
Nutrição é um bacharelado com quatro anos de duração. Está disponível em quase 400 faculdades pelo Brasil e já soma 115 mil alunos matriculados.
O curso tem um perfil bastante prático. Ao longo dos oito semestres o estudante vai mergulhar em matérias da área de biologia, química, educação, empreendedorismo e até de gestão de pessoas!
Em meio às inúmeras atividades em laboratórios e cozinhas industriais, vai entender a estrutura e o funcionamento do corpo humano, além dos benefícios e malefícios que cada alimento pode trazer ao nosso organismo.
O curso de Nutrição é bem mão na massa – literalmente: os alunos vão para a cozinha aprender a preparar alimentos saudáveis e nutritivos que serão, mais tarde, prescritos aos seus futuros pacientes.
No Brasil, Nutrição é uma atividade regulamentada por lei. Quem quiser atuar na área precisa obrigatoriamente ter formação em Nutrição e fazer o registro profissional junto ao Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do estado onde atua.
O nutricionista encontra trabalho em clínicas, hospitais, serviços de alimentação, academias de ginástica, restaurantes, centro de apoio a idosos, SPAs, clubes esportivos, hotéis, buffets, cruzeiros marítimos e escolas. No serviço público, pode atuar em agências de vigilância sanitária ou em inspeção nutricional.
Faculdades onde fazer o curso de Nutrição a distância
Por enquanto, pouco mais de uma dezena de faculdades brasileiras recebeu autorização do Ministério da Educação para oferecer o curso de Nutrição no modelo a distância. A verdade é que nem todas estão com vagas em aberto. Algumas devem formar turma só nos próximos anos.
Por isso aqui vale um aviso importantíssimo: só se matricule em instituições que têm o reconhecimento do MEC, caso contrário seu diploma não terá validade no mercado de trabalho – o que impede de exercer a profissão escolhida legalmente.
Por outro lado, as poucas faculdades que contam com o curso de Nutrição a distância conseguem oferecer uma boa quantidade de vagas. Quem sabe não há disponibilidade aí na sua cidade? Conheça algumas instituições onde estudar:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Nutrição a distância tem validade formal no mercado de trabalho?
O diploma de toda graduação a distância tem validade no mercado de trabalho, desde que a faculdade que a oferece seja reconhecida pelo Ministério da Educação e tenha autorização do órgão para oferecer o curso.
Sendo assim, quem estuda Nutrição a distância vai poder vai poder exercer a carreira normalmente, abrir o seu próprio consultório, trabalhar em clínicas especializadas, hospitais e todos os demais espaços de atuação de um nutricionista. Vai poder também participar de concursos públicos ou usar o diploma para entrar em cursos de pós-graduação.
O que se estuda nos cursos de Nutrição a distância
A grade curricular de um curso de Nutrição a distância não difere muito da que é ministrada na graduação presencial. Veja um exemplo de disciplinas oferecidas pelo Quanto custa estudar Nutrição?
O que achou da ideia de estudar Nutrição a distância? Conte para a gente nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.