Saiba tudo sobre a faculdade de Agronomia
O agronegócio é um dos grandes movimentadores da economia brasileira. No ano de 2019, o setor representou mais de 21% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, o que significa que mais de um quinto da soma dos valores de bens e serviços produzidos pelo Brasil veio do agronegócio em 2019.
Como é um setor muito importante para a economia brasileira, o curso de Agronomia atrai estudantes de todos os cantos do país. É buscado por pessoas que moram nas zonas rurais e já estão envolvidas com essa atividade, mas também por aqueles residentes nos grandes centros econômicos brasileiros.
Ao se formar em uma faculdade de Agronomia, o aluno terá o diploma de ensino superior que dá a titulação de agrônomo (ou engenheiro agrônomo).
A instituição precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registrada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para que o diploma tenha validade no mercado de trabalho.
Conheça como é a faculdade de Agronomia, como é o mercado de trabalho para a área e algumas dicas para dar os primeiros passos nessa carreira.
Conheça a faculdade de Agronomia
As faculdades de Agronomia são de grau bacharelado e podem ser oferecidas tanto na modalidade presencial como na modalidade de ensino a distância (EAD).
O curso tem uma duração média de quatro anos para ser concluído. Ao sair do curso, o profissional estará preparado para atuar nas questões agrícolas e pecuárias, visando melhorar todo o sistema produtivo e a qualidade dos produtos do agronegócio.
O curso terá uma base de conteúdo multidisciplinar, com matérias inicialmente focadas nas Ciências Exatas e nas Ciências Biológicas. Ao longo da graduação, as disciplinas mais específicas vão tratar os conceitos práticos e teóricos que vão fazer parte do dia a dia de um profissional que trabalha com a agricultura e o agronegócio.
Ao longo do curso, muitas atividades práticas serão parte da formação e desenvolvimento do aluno nas habilidades necessárias para a profissão. Laboratórios também farão parte do curso e são fundamentais para desenvolver pesquisas na área.
Para se formar, o estudante precisa cumprir uma carga de estágio obrigatório e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O que um estudante de Agronomia precisa saber?
Não há pré-requisito para entrar em um curso de Agronomia, mas se o estudante tiver afinidade com as áreas das Ciências Biológicas e das Exatas poderá ter maior facilidade para desenvolver os conhecimentos ao longo da graduação.
Ao se formar na faculdade, o estudante de Agronomia se tornará apto e desenvolver os papéis necessários para atuar no agronegócio. Os conhecimentos que o aluno vai adquirir vão seguir a grade curricular do curso.
Confira quais são algumas das disciplinas de uma faculdade de Agronomia, segundo o site Quero Bolsa:
- Adubação do Solo e Nutrição de Plantas
- Agricultura
- Agrometeorologia
- Anatomia e Fisiologia Animal
- Biologia Celular
- Bioquímica
- Construções Rurais
- Construções Rurais Ética Geral e Sociologia Rural
- Controle de Plantas Invasoras
- Cálculo Diferencial e Integral
- Desenho Técnico
- Doenças de Plantas Cultivadas
- Ecologia Vegetal
- Economia e Gestão Agroindustrial
- Entomologia Agrícola
- Estatística
- Experimentação Agrícola
- Fertilidade do Solo
- Fisiologia Vegetal
- Fitopatologia
- Física
- Genética
- Geologia e Gênese dos Solos
- Horticultura
- Informática Aplicada
- Introdução à Engenharia Agronômica
- Irrigação e Drenagem
- Melhoramento Vegetal e Biotecnologia
- Microbiologia Agrícola
- Morfologia Vegetal
- Máquinas e Motores
- Praga das Plantas Cultivadas
- Produção e Tecnologia de Sementes
- Química Geral e Orgânica
- Sistemática Vegetal
- Tecnologia de Produtos Agropecuários
- Tecnologia e Aplicação de Defensivos Agrícolas
- Topografia
- Zoologia e Parasitologia
- Zootecnia Geral
Quanto custa a mensalidade da faculdade de Agronomia?
Os valores das mensalidades de uma faculdade de Agronomia variam muito em cada instituição e na região onde o curso oferecido e a instituição está localizada.
Em média, os cursos presenciais podem ter mensalidades que variam entre R$ 500 e R$ 1.500. Os cursos de Agronomia EAD costumam ter valores mais baixos que os presenciais e semipresenciais, fato que atrai alguns estudantes buscando essa faculdade.
Mercado de trabalho para quem faz Agronomia
Como já falamos aqui antes, o Agronegócio é um dos principais campos econômicos do Brasil e é responsável por uma grande parte do PIB e das movimentações econômicas do país, tanto internamente como externamente, com as importações.
Por causa dessa importância, o mercado de trabalho na Agronomia é sempre aquecido e atraente, com boas possibilidades de atuação tanto na zona rural, com atuações mais voltadas ao campo, como na zona urbana, atuando com os negócios e as empresas.
Quais faculdades possuem o curso de Agronomia?
Se você está interessado mesmo pelo curso de Agronomia, deve também estar buscando as melhores opções de faculdades para essa graduação. Como contamos no começo do texto, a faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC e credenciada junto ao CREA.
Sabendo disso, são diversas as opções em todo o país. Abaixo, listamos algumas das universidades que estão presentes em todas as regiões brasileiras e oferecem o curso de Agronomia presencial e a distância.
Confira a lista:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Além do registro junto ao MEC e ao CREA, essas faculdades podem oferecer bolsas de estudo que reduzem os valores das mensalidades que citamos neste texto.
Veja também:
Quanto custa uma faculdade de Agronomia? Veja a lista de preços
E então, em que faculdade você pretende fazer o curso de Agronomia? Conte para a gente nos comentários abaixo!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.