Faculdades que aceitam a nota do Enem: Veja quais são!
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingressos de muitos jovens no nível superior. Existem muitos programas e sistemas fornecidos pelo governo e também pelas faculdades para que os alunos comprovem sua proficiência e habilidades pela nota do exame.
+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!
Abaixo, confira algumas opções para iniciar uma graduação e saiba como verificar quais são a faculdades participantes de cada um desses programas que aceitam a nota do Enem como forma de avaliação!
Usando a nota do Enem pelo Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a oportunidade que muitos jovens buscam para poder entrar em um curso em uma faculdade federal. O sistema já funciona através da nota que o candidato tirou na última edição do Enem, por isso, antes de mais nada, é preciso ter feito o último Enem, na edição vigente do Sisu.
As notas são puxadas pelo sistema do MEC, que interliga os dados do Enem no banco do Sisu, para assim comparar as notas entre os participantes e ir classificando-os entre as vagas disponíveis e escolhidas pelos alunos.
Depois de já ter se inscrito, o participante deve seguir acompanhando as notas parciais para identificar sua posição na opção de curso escolhida.
Durante o período de inscrições, o sistema atualiza diariamente as notas de corte, que são calculadas com base nas notas dos candidatos inscritos. Assim, você pode verificar se sua pontuação é suficiente para garantir a vaga no curso escolhido.
E claro, para saber quais as faculdades que aceitam o Sisu e fazem ingresso pela nota do Enem, é importante verificar as vagas disponíveis por município, curso, e claro, instituição participante, pelo site do Sisu na aba de buscas de vagas. Clique aqui para conferir as vagas disponíveis nessa edição do sistema!
Saiba mais:
+ Como se inscrever no Sisu?
+ Como usar a nota do Enem no Sisu? Veja o passo a passo!
+ Saiba como funciona a segunda chamada do Sisu
Usando a nota do Enem pelo Prouni
De maneira semelhante ao Sisu, no caso do Programa Universidade para Todos (Prouni), em vez de uma vaga em uma universidade pública, o aluno pode concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições particulares.
O Prouni realiza dois processos seletivos ao longo do ano, geralmente no primeiro e no segundo semestre, assim como o Sisu. Durante o período de inscrições, que é divulgado pelo programa, os candidatos devem acessar o site oficial do Prouni e realizar a inscrição, informando o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada.
No caso do Prouni, como comentamos acima, a nota do Enem também é utilizada como parâmetro, e os alunos que apontarem interesse em ingressar com uma bolsa, devem aguardar o resultado após o período de inscrições, para ver se garantiram o percentual de bolsa escolhido.
Após o resultado inicial, caso haja vagas remanescentes, o Prouni realiza uma segunda chamada, e os candidatos pré-selecionados devem seguir os mesmos procedimentos de comprovação de informações.
Além disso, é possível manifestar interesse em participar da lista de espera para concorrer a vagas que não foram preenchidas nas chamadas regulares.
As faculdades que participam pelo Prouni também devem ser conferidas em cada edição do programa, pelo portal de Acesso Único do Prouni. Nem sempre uma instituição que ofereceu vagas em um ano, oferece no próximo, por isso, o interessado deve fazer a consulta de vagas diretamente pelo portal destinado ao Prouni.
Veja também:
+ Como entrar no ProUni com o Enem? O Guia Completo!
+ Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!
Usando a nota do Enem pelo Fies
O programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do governo federal, é uma opção excelente para quem deseja cursar uma faculdade particular, mas não possui condições financeiras para arcar com as mensalidades.
Os requisitos básicos para participar do FIES são ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. Além disso, é necessário ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Inscrição e seleção: O FIES realiza processos seletivos, normalmente duas vezes por ano. Durante o período de inscrições, divulgado pelo programa, os candidatos devem acessar o site oficial do FIES e realizar a inscrição, informando o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada.
Escolha do curso e instituição: Durante o processo de inscrição, os candidatos podem escolher até três opções de cursos, por ordem de preferência, dentre os cursos e instituições de ensino superior participantes do programa.
Essa lista é disponibilizada no portal de acesso único destinado ao programa, assim como nos demais meios citados anteriormente.
Veja também:
+ Quem tem direito ao Fies? Entenda os requisitos do programa!
+ Dúvidas sobre o Fies? Veja respostas sobre o programa!
Usando a nota do Enem para ingresso direto
Além dos programas do governo citados acima, o ingresso direto também é uma forma de entrar na faculdade! Em muitos casos, é possível utilizar a nota do Enem para fazer esse ingressos, inclusive com chances de obter uma bolsa de estudo.
Na Quero Bolsa, plataforma online de educação, é possível encontrar cursos com bolsas de estudo de até 80% em milhares de instituições parceiras. Veja alguns exemplos:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Todas as instituições acima são reconhecidas pelo MEC, assim como a UFBRA, parceira da Quero reconhecida com nota máxima. A instituição conta com mais de 70 tipos de cursos com mensalidades acessíveis e ingresso simplificado. Você pode conhecê-la melhor ao clicar no link a seguir:
Veja também:
+ Entrar na faculdade sem fazer vestibular: Veja como!
+ Quem não fez Enem pode fazer faculdade?
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.