Dúvidas sobre o Fies? Veja respostas sobre o programa!
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais conhecido como Fies, é um programa criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de auxiliar os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, mas que não possuam condições financeiras para arcar com a mensalidade de seu curso.
É comum surgirem dúvidas sobre o programa de financiamento, e para responder todas suas perguntas preparamos esta matéria. Dá só uma olhada!
Quem pode participar
Para participar do Fies é preciso cumprir com determinados requisitos. Confira-os abaixo:
1) Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior do que zero na redação.
2) Ter renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos para financiamentos parciais, e até três salários mínimos para financiamentos integrais.
Veja também:
+ Como funciona o FIES para Medicina? Confira as regras!
Como se inscrever no FIES?
As inscrições para o Fies devem ser feitas no site oficial do programa. Para isso, é preciso acessar o Portal de Acesso único, no site Gov.br e criar um login e senha. Após essas etapas, o estudante poderá realizar sua inscrição.
No ato da inscrição, o aluno precisará passar por três etapas:
1) Preencher um formulário com os dados pessoais e de renda
2) Escolher a modalidade de curso
3) Optar por até três cursos para concorrer no Fies
Qual a ligação entre o Enem e o Fies?
Desde 29 de julho de 2011, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ter total ligação com o Fies. E a partir de 2015, passou a vigorar uma regra de pontuação mínima no Exame para concorrer ao financiamento.
Os estudantes que desejam solicitar o Fies devem ter realizado o Enem 2010 ou ano posterior, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.
Todos os cursos são financiados pelo Fies?
O Fies somente garante financiamento para as instituições que demonstrarem interesse e tiverem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A partir de 2015, o MEC passou a priorizar algumas áreas do conhecimento e regiões do país, distribuindo mais vagas para esses casos. E para consultar os cursos e instituições disponíveis, basta acessar o portal do Fies durante o período de inscrições.
Já sou formado. Posso usar o Fies para segunda graduação?
Sim. O Fies também atende estudantes que já tenham um diploma de nível superior. A concorrência, no entanto, é mais acirrada, pois a prioridade é financiar o curso de quem ainda não tem diploma.
Meu nome está sujo. Posso conseguir o Fies?
Segundo o portal do programa, o estudante não pode pedir o Fies “se estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).”
Se tiver outros tipos de restrição de crédito, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa, o estudante pode conseguir o Fies, desde que não seja fiador (fiança solidária).
Como funciona o pagamento da mensalidade?
O estudante que consegue o benefício do Fies não recebe o dinheiro da mensalidade para repassar à faculdade. É o próprio sistema do programa que se encarrega de fazer o pagamento para a instituição.
Uma vez contratado o financiamento, o aluno só precisa fazer os pagamentos trimestrais referentes aos juros e, depois da formatura, fazer o pagamento das parcelas da dívida.
Esses pagamentos são feitos para o banco em que o estudante contratou o financiamento, normalmente por boleto bancário ou débito em conta.
Ouvi dizer que posso pagar uma taxa para garantir uma vaga no Fies. Isso existe?
Não. A inscrição do Fies só pode ser feita no site oficial do programa. Depois disso, caso seja selecionado, o estudante deve se cadastrar no sistema SisFies, validar as informações na instituição onde estuda e apresentar a documentação necessária no banco que vai fazer o financiamento.
Nenhuma instituição ou pessoa pode “acelerar o processo” ou “garantir uma vaga” no Fies, muito menos cobrar por isso.
O que acontece se eu desistir do curso?
O estudante que pediu o Fies e desistiu do curso pode solicitar o “encerramento antecipado da utilização do financiamento”. Nesse caso, precisará cumprir com suas obrigações contratuais, podendo escolher entre algumas opções de pagamento.
Tenho o Fies, mas quero mudar de curso. Posso continuar com o financiamento?
Sim, é possível trocar de curso e continuar com o financiamento, desde que siga as regras do programa. Estudantes que contrataram o Fies antes de 14 de janeiro de 2014 devem procurar a agência da Caixa Econômica Federal onde assinaram o contrato de financiamento.
Os demais devem consultar as regras e solicitar a transferência pela Internet, no site do SisFies.
A nota do vestibular influencia no Fies?
Não. A pontuação obtida pelo estudante no vestibular não aumenta nem diminui as chances de conseguir um financiamento pelo Fies.
Posso usar o Prouni e o Fies ao mesmo tempo?
A regra de utilização do ProUni com o Fies mudou em 2015. Para poder usar esses dois benefícios ao mesmo tempo, é necessário ser bolsista parcial do Prouni e solicitar o Fies para complementar a mensalidade do mesmo curso e na mesma instituição onde o aluno tem a bolsa do Prouni.
Além disso, a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.
E se não conseguir o Fies?
E se não rolar de conseguir o Fies, não desanime! As faculdades parceiras do Mundo vão te ajudar! Elas aceitam ingresso direto dos estudantes, oferecendo bolsas de até 80%.
Os interessantes precisarão apenas das suas notas do Enem. Confira abaixo algumas de nossas parceiras que trabalham com programas de bolsas de estudos, têm convênios variados, oferecem descontos e financiamento sem burocracia!
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.
Consulta de vagas Fies 2024: como conferir as disponíveis
Inscrições Fies 2024: confira como se inscrever
Calendário Fies 2024: confiras as principais datas
Fies 2024: MEC libera edital do Fundo de Financiamento Estudantil
Como se inscrever no Fies? Passo a passo!
Fies 2023: resultado está disponível para consulta
Fies: confira as notas de corte dos 10 cursos mais buscados
Fies 2023: inscrições estão abertas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.