Financiamento Universitário: Quando Vale a Pena?

Depois de tantas noites mal dormidas, repletas de pesadelos algébricos, trigonométricos, sintáticos e enzimáticos, você chegou lá: passou no vestibular. Parabéns! O problema é que justo quando ia começar a relaxar chega a hora da matrícula e, com ela, o susto das mensalidades.
E quanto custa um curso universitário?
Numa faculdade de primeira linha, do tipo Fundação Getúlio Vargas, custam cerca de 77 mil reais os 4 anos de curso. Já uma faculdade de medicina de padrão equivalente chega a cobrar 2 mil reais por mês. Existem, claro, várias outras opções e, de modo geral, o custo mensal de um curso de 4 anos (entre matrícula e mensalidade) está na casa dos 800 reais. Desconsiderando qualquer taxa inflacionária, um curso desse tipo vai implicar, ao longo de 48 meses, num investimento de R$38.400. Isso além das despesas com livros, transporte, etc.
Como você espera pagar essa quantia?
O ideal, claro, seria construir, durante o crescimento, uma poupança para custear a faculdade. Mas se você precisa de uma solução imediata, uma opção são os programas de financiamento, como o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior). O FIES é um programa criado pelo Governo Federal para financiar a graduação de estudantes de baixa renda. O programa financia até 50% do valor da mensalidade, cabendo ao aluno arcar com o pagamento dos 50% restantes. O estudante tem que começar a amortizar os juros do financiamento durante o curso. Os juros, fixos, por volta de 3,5% ao ano. O Programa exige que o aluno apresente um fiador.
Como fazer a inscrição?
A inscrição só pode ser feita pela internet nos endereços do MEC, www.mec.gov.br (pelo ícone FIES) ou da Caixa, www.caixa.gov.br. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o estudante deve imprimir o protocolo em duas vias e entregá-lo à instituição de ensino em que estuda.
Quais as exigências para inscrição?
O estudante deve possuir CPF próprio. Não é permitido a utilização do CPF do representante legal ou dos pais.
Todos os cursos são credenciados ao FIES?
Não. Estão credenciados apenas os cursos inscritos pelas faculdades que não tenham obtido exclusivamente conceitos D ou E nas três últimas avaliações do Provão.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.