Grade curricular de Publicidade e Propaganda
Os publicitários encontram um mercado de trabalho em expansão no Brasil. O surgimento das mídias sociais, em especial, abriu novas perspectivas para a comunicação de marcas, produtos e serviços, criando oportunidades para estes profissionais em todas as regiões do País.
Para se dar bem em Publicidade e Propaganda é preciso entender sobre pessoas, hábitos de consumo, estratégia de mercado e ferramentas de comunicação. Por isso, a grade curricular oferece uma combinação entre matérias das Ciências Humanas e disciplinas técnicas que preparam o profissional para desenvolver o conteúdo de campanhas e avaliar a melhor forma de comunicar a mensagem ao público-alvo.
Conheça as principais disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda e saiba se esta formação é a ideal para você. Veja também onde estudar para fazer bonito no mercado!
O curso de Publicidade e Propaganda
Antes de se aprofundar nas disciplinas, é importante você conhecer um pouco melhor as características da graduação em Publicidade e Propaganda:
• O curso é um bacharelado.
• Tem duração média de quatro anos.
• É oferecido em diferentes turnos, geralmente noturno ou matutino.
• Acontece principalmente na modalidade de ensino presencial, mas tem também algumas opções a distância (EAD) com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Nas graduações EAD é preciso se deslocar com certa frequência aos polos de apoio das universidades para realizar atividades práticas.
• Pode ser encontrado como uma habilitação do curso de Comunicação Social.
• É necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da graduação.
• Nem todas as universidades exigem a realização de estágio. Em muitas delas é opcional.
O que compõe a grade curricular de Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda requer dos alunos criatividade, interesse pelo comportamento humano, foco em planejamento estratégico e alguma habilidade com números. O principal desafio deste profissional é saber identificar os objetivos dos clientes e traduzi-lo em peças publicitárias, buscando os melhores resultados.
Para adquirir este conhecimento, os alunos precisam estudar disciplinas das Ciências Humanas e aprender uma série de atividades práticas, como redação, computação gráfica e fotografia.
Na área de Humanas eles aprendem sobre marketing, perfil demográfico, hábitos de consumo, gestão e empreendedorismo. Algumas disciplinas, ligadas à Administração e à Economia, exigem conhecimentos em Finanças e Estatística.
Já a parte prática do currículo envolve muitas aulas em laboratório. Nestes espaços os alunos praticam edição de comerciais para rádio e TV, criam anúncios impressos e digitais, produzem ensaios fotográficos, campanhas e outras peças publicitárias.
Principais disciplinas de Publicidade e Propaganda
O currículo desta formação traz uma combinação bem singular entre teoria e prática. Os estudantes precisam aprender sobre desenvolvimento de conteúdo e diferentes formas de comunicação. Conheça algumas das principais disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda:
• Antropologia
• Atendimento e Planejamento Publicitário
• Comunicação Digital
• Comunicação Integrada
• Criação Publicitária
• Direção de Arte
• Estética e História da Arte
• Ética e Filosofia da Comunicação
• Fotografia Publicitária
• Fundamentos da Psicologia
• Fundamentos da Publicidade e da Propaganda
• Fundamentos de Marketing
• Gestão de Contas
• Gerenciamento de Marcas
• Introdução à Fotografia
• Introdução à Linguagem Audiovisual
• Legislação Publicitária
• Marketing de Varejo e Promoção de Vendas
• Pesquisa de Opinião e Mercado
• Planejamento Estratégico
• Produção Eletrônica em Áudio Publicitário
• Produção Eletrônica em Vídeo Publicitário
• Produção Gráfica
• Redação Publicitária: Audiovisual
• Redação Publicitária: Impresso e Rádio
• Relações Públicas
• Sociologia
• Teorias da Comunicação
Principais laboratórios de Publicidade e Propaganda
As aulas práticas da graduação em Publicidade e Propaganda acontecem em laboratórios específicos da área de Comunicação. Destaque para a agência experimental de propaganda, que aparece em grande parte dos cursos. Neste espaço os alunos prestam serviços à universidade e clientes externos, com padrão profissional. Veja os principais laboratórios desta graduação:
• Laboratório de TV
• Laboratório de Áudio
• Laboratório de Edição
• Laboratório de Fotografia
• Agência Experimental de Propaganda
• Laboratório de Informática
• Laboratório de Design Gráfico
Onde estudar Publicidade e Propaganda
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda:
• Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
• Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
• Universidade Estácio de Sá (UNESA)
• Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
• Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
• Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
• Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza
• Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife
• Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador
Veja também:
Quanto custa estudar Publicidade e Propaganda?
O que achou da grade curricular de Publicidade e Propaganda? Vai tentar uma vaga neste curso? Conte para a gente nos comentários!
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.