Graduação em Engenharia de Energias Renováveis
Engenharia de Energias Renováveis
Água, sol, vento, biomassa, entre outros, são fontes de energia renovável. O desenvolvimento sustentável depende de novas formas de produção de energia, que garantam o atual crescimento econômico ligado a menor emissão de poluentes no meio ambiente. Torna-se essencial que a sociedade passe a refletir sobre as relações e aplicações da energia em seu cotidiano, garantindo que se mantenha a eficiência deste setor de extrema importância.
Para satisfazer a necessidade de profissionais que trabalhem nessa área, foi criado o curso de Engenharia de Energias Renováveis. O objetivo deste profissional é encontrar soluções adequadas para a geração, operação, manutenção, uso e gestão de energia.
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]
O profissional
O Engenheiro de Energias Renováveis está apto a criar mecanismos que façam uso de sistemas com fontes renováveis de energia. Os graduados podem coordenar estratégias de implantação de usinas, realizar auditorias e determinar planos de consumo inteligente. A atuação do profissional está ligada a tudo que envolva novas formas e ferramentas que garantam a criação de maneiras eficientes e seguras de geração de energia.
Grade Curricular
A grade curricular do curso de engenharia de energias renováveis é bastante abrangente, envolve diversas disciplinas que garantem uma formação ampla ao profissional. Seguem abaixo, algumas das disciplinas que podem ser cursadas durante a graduação de Engenharia de Energias Renováveis, desde disciplinas básicas do curso de engenharia até específicas, focando para a área de energias renováveis.
- Introdução à Engenharia de Energias
- Química Geral
- Física Geral
- Cálculo
- Programação
- Energias convencionais
- Ciências do Ambiente
- Topologia, Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica
- Termodinâmica
- Tecnologia (Biocombustíveis, Solar Térmica, Hidráulica, Sistemas Eólicos, Hidrogênio, Sistemas Fotovoltaicos)
- Sistemas de Controle
- Transferência de Calor e Massa
- Instrumentação
- Poluição Atmosférica
- Desenho
- Resistência dos Materiais
- Mecânica
- Probabilidade e Estatística
Atividades complementares, estágio supervisionado e trabalho de conclusão do curso (TCC) são obrigatórios para obtenção do diploma no final da graduação. A duração média do curso é de cinco anos.
Campo de Atuação
O Engenheiro de Energias Renováveis poderá atuar na criação ou melhora de equipamentos que sirvam para geração e transformação de energia. Planejamento e coordenação da implantação de usinas, analisando os impactos causados no meio ambiente, sociedade e economia. Outra atividade realizada por este profissional está relacionada à avaliação, seleção e implantação do melhor tipo de energia a ser utilizada, de acordo com análise do local e necessidades.
O Brasil devido a sua riqueza de fontes energéticas propicia um ambiente ideal para pesquisas, desenvolvimento e investimento nesse setor. Porém, estas atividades só poderão ser realizadas por um profissional capacitado e que atenda as exigências do cenário energético atual e futuro.
Esta profissão faz com que o lixo das residências garanta a eletricidade necessária para manter o funcionamento de uma televisão, ventilador, lâmpadas, chuveiro e até a bateria do celular. Muitos países, inclusive o Brasil, utilizam materiais em decomposição como fontes de energia.
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.