Hiato: o que é, como identificar e exemplos
No vasto campo da fonética e da fonologia, encontramos um fenômeno linguístico bem interessante e conhecido como hiato. Presente em diversos idiomas, incluindo o português, o hiato ocorre quando duas vogais são separadas em uma mesma palavra, criando uma pausa sonora entre elas.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Nesta matéria vamos te explicar a definição do hiato, sua ocorrência e o impacto na pronúncia. Veremos os motivos pelos quais ele pode ocorrer
Veja também:
+ Entenda mais sobre acentuação gráfica
O que é o hiato?
O hiato é um fenômeno linguístico que ocorre quando duas vogais aparecem juntas em uma palavra, mas são pronunciadas separadamente, sem formar um ditongo.
Esse fenômeno é comum em palavras como “saúde”, “voo”, “ideia” e “feira”, em que as vogais “a”, “o” e “e” não se combinam para formar um som único, como ocorre em “pai” ou “céu”.
O hiato pode ser indicado na escrita através do uso do acento agudo, como em “sa-ú-de” e “pi-a-da”, por exemplo. O hiato pode ser encontrado em diversas línguas, e seu uso correto pode impactar na pronúncia e compreensão das palavras.
Aqui estão alguns exemplos de palavras com hiato:
- País
- Caída
- Saúde
- Faísca
- Raízes
- Ruína
- Série
- Moeda
- Coelho
- Hiato
- Diabo
- Nacional
- Oceano
- Dia
Como identificar o hiato?
Para identificar o hiato em uma palavra, basta separá-la em sílabas e verificar se há duas vogais juntas que ao serem silabicamente separadas, não se unem.
Isso porque os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas. Veja o exemplo:
Na palavra “saúde”, temos o hiato entre a letra “a” e a letra “u”, pois elas são pronunciadas em sílabas diferentes: “sa-ú-de”.
Diferença entre hiato, ditongo e tritongo
Hiato, ditongo e tritongo são termos utilizados na língua portuguesa para descrever a pronúncia das vogais em uma palavra. A principal diferença entre esses três termos está na forma como as vogais são pronunciadas.
- Hiato: ocorre quando duas vogais são pronunciadas separadamente, em sílabas diferentes.
Exemplo: sa-ú-de.
- Ditongo: ocorre quando duas vogais são pronunciadas juntas, na mesma sílaba, formando um único som. Na divisão de sílabas, o encontro das vogais permanece.
Exemplo: pai.
- Tritongo: ocorre quando três vogais são pronunciadas juntas, na mesma sílaba, formando um único som.
Exemplo: Paraguai.
É importante lembrar que a distinção entre hiato, ditongo e tritongo é feita apenas com base na pronúncia, não na grafia da palavra.
Por exemplo, a palavra “ideia” é escrita com duas vogais, mas na pronúncia, essas vogais formam um hiato. Já a palavra “caixa” é escrita com uma vogal e uma semivogal, mas na pronúncia, essas vogais formam um ditongo.
Confira também:
+ Fonemas: o que são, classificação e exemplos!
Dia Nacional da Alfabetização: linha do tempo no Brasil
Entendendo o Agente da Passiva no Português
Conheça 10 poetas brasileiros e suas obras
Semântica: o que é, para que serve, características e exemplos
Alusão Histórica: O que é, como usar na redação e exemplos!
Pronome Neutro: Saiba o que é, como usar e se é aceito no Enem!
Parnasianismo: o que é, características e consequências!
Locução Verbal: o que é, formação e exemplos
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.