Inglês e Espanhol no ENEM – Como são cobrados?
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A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é composta por 180 questões de múltipla escolha e uma prova de Redação. As questões de múltipla escolha são divididas em quatro grandes áreas, contendo 45 questões cada uma, são elas: Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Pela prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias são abordados, também, conhecimentos sobre língua estrangeira. É possível optar por duas provas diferentes nesse caso, pela prova de Inglês ou pela prova de Espanhol. A prova de língua estrangeira é composta por 5 questões dentro das 45 questões da prova de Linguagens.
A escolha pelo idioma deve ser feita no momento da inscrição e não pode ser alterada posteriormente. O ENEM está com inscrições abertas desde o último dia 13 e elas seguem até o dia 27 de maio. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro de 2013.
As Provas
De acordo com o edital, as provas de língua estrangeira são avaliadas levando em consideração quatro aspectos fundamentais, são eles:
- Conseguir associar os vocábulos e expressões de um texto ao seu respectivo tema;
- Saber utilizar os conhecimentos nesse idioma e seus mecanismos, a fim de ampliar as possibilidades em relação ao acesso a informações, tecnologias e culturas;
- Conseguir relacionar em um texto, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social;
- Saber reconhecer a importância do conhecimento em uma língua estrangeira como representação da diversidade cultural e linguística.
As questões dessas provas geralmente são curtas e de fácil interpretação. Apresentam, na maioria das vezes, textos curtos ou imagens, para serem interpretados. Para conseguir um bom resultado nessas provas, é importante ter um conhecimento básico sobre a língua e conhecer um pouco de gramática, interpretação e tradução de textos.
Provas Anteriores
Confira um exemplo de questão, que foi cobrada em uma edição anterior do ENEM, para cada idioma e comece a treinar desde já. As respostas dessas questões se encontram no final do texto.
Inglês
ENEM 2010 – Questão 91:
Viva la Vida
I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning and I sleep alone
Sweep the streets I used to own
I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy’s eyes
Listen as the crowd would sing
“Now the old king is dead! Long live the king!”
One minute I held the key
Next the walls were closed on me
And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand
[…]MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.
Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que:
(a) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.
(b) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.
(c) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.
(d) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.
(e) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.
Espanhol
ENEM 2011 – Questão 93:
‘Desmachupizar’ el turismo
Es ya un lugar común escuchar aquello de que hay que desmachupizar el turismo en Perú y buscar visitantes en las demás atracciones (y son muchas) que tiene el país, naturales y arqueológicas, pero la ciudadela inca tiene un imán innegable. La Cámara Nacional de Turismo considera que Machu Picchu significa el 70% de los ingresos por turismo en Perú, ya que cada turista que tiene como primer destino la ciudadela inca visita entre tres y cinco lugares más (la ciudad de Cuzco, la de Arequipa, las líneas de Nazca, el Lago Titicaca y la selva) y deja en el país un promedio de 2 200 dólares (unos 1 538 euros). Carlos Canales, presidente de Canatur, señaló que la ciudadela tiene capacidad para recibir más visitantes que en la actualidad (un máximo de 3 000) con un sistema planificado de horarios y rutas, pero no quiso avanzar una cifra. Sin embargo, la Unesco ha advertido en varias ocasiones que el monumento se encuentra cercano al punto de saturación y el Gobierno no debe emprender ninguna política de captación de nuevos visitantes, algo con lo que coincide el viceministro Roca Rey.
Disponível em: http://www.elpais.com Acesso em: 21 jun. 2011.
A reportagem do jornal espanhol mostra a preocupação diante de um problema no Peru, que pode ser resumido pelo vocábulo “desmachupizar”, referindo-se:
(a) à escassez de turistas no país.
(b) ao difícil acesso ao lago Titicaca.
(c) à destruição da arqueologia no país.
(d) ao excesso de turistas na terra dos incas.
(e) à falta de atrativos turísticos em Arequipa.
Respostas
Inglês: Letra (a);
Espanhol: Letra (d).
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