Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Entenda como funciona as inscrições do Pronatec

Imagem default

Hoje em dia, mais do que nunca, as chances de alguém conseguir continuar seus estudos após terminar o ensino médio estão cada vez maiores. 

Pensando em impulsionar ainda mais essas probabilidades, o governo criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Esse programa federal, criado em 2011, tem como objetivo ampliar as oportunidades dos alunos para encontrarem vagas gratuitas em cursos técnicos com duração de pelo menos 1 ano. 

Tudo para qualificar o maior número de pessoas para o mercado de trabalho.

Atualmente, existem duas formas de conseguir uma vaga no Pronatec: pelo Enem ou diretamentamente com as instituições cadastradas no programa. 

Aqui, vamos falar disso e também sobre como fazer a sua inscrição.

Como funciona o programa?

Os cursos ofertados pelo Pronatec são 100% gratuitos, e isso só é possível graças à parceria dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAT e SENAR) com as mais diversas redes educacionais pelo país. 

Estamos falando de parcerias de níveis federais, estaduais, distritais e municipais.

Como forma de garantir um direcionamento mais assertivo para os alunos, que realmente precisam do auxílio, foram criados alguns subprogramas:

  • e-Pronatec: criado para que estudantes e trabalhadores de todo o país possam ter acesso a educação técnica de qualidade por meio da modalidade a distância.
  • Pronatec EJA: focado em jovens e adultos que não concluíram seus estudos na devida idade. Busca oferecer qualificação para esse público por meio de bolsas de formação.

O que é bolsa formação?

A bolsa formação citada anteriormente é o acesso do aluno às vagas gratuitas em instituições de ensino técnico privadas. 

Essa bolsa se divide em duas modalidades: a bolsa formação estudante, que oferece cursos com duração acima de 800 horas e a bolsa trabalhador, que é destinada a beneficiários de programas de inclusão produtiva do governo.

Quais os tipos de cursos ofertados?

Como o Pronatec tem um objetivo bem abrangente, que é o de qualificar o maior número de pessoas para o mercado profissional, foram criadas duas modalidades de formação:

  • Cursos técnicos: capacitam o aluno com ensinamentos práticos e teóricos sobre os mais diversos setores do mercado. Costumam ter uma duração de 800 a 1200 horas, o que geralmente fica em torno de um ano e meio a dois anos.
  • Formação Inicial e Continuada: essa categoria tem como foco uma abordagem mais específica. Com duração menor (cerca de 160 horas), essa modalidade tem um público bem amplo, podendo atingir desde estudantes do ensino médio até beneficiários de programas sociais.

Quem pode participar?

O público alvo são alunos da rede pública que estão completando o ensino médio, assim como aqueles que participam da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Trabalhadores, bolsistas integrais de escolas particulares e beneficiários de programas de transferência de renda também estão entre os possíveis participantes.

Como conseguir vagas pelo Enem?

A forma mais tradicional de realizar as inscrições no Pronatec e buscar uma vaga é por meio do SisuTec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), sistema criado pelo próprio MEC.

Durante o ano, ocorrem duas edições do SisuTec, sendo a primeira, geralmente, em janeiro e a segunda, entre junho e julho.

Só estão aptos a se inscrever no Pronatec aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e conseguiram uma média de 450 pontos em todas as matérias, além de não terem zerado redação.

As inscrições são feitas pela internet e não possuem nenhum tipo de custo. Após concluídas, o resultado é divulgado pelo MEC dentro de um prazo estipulado.

Como conseguir vagas sem o Enem?

É importante destacar que também existe uma segunda opção para tentar conseguir a sua vaga no Pronatec. Nesse caso, são vagas oferecidas diretamente pelas próprias instituições.

Nesse caso, as instruções variam de acordo com as exigências e regras de cada uma delas. Portanto, o candidato deve entrar em contato com os estabelecimentos para descobrir quais os requisitos e os procedimentos envolvidos.

Instituições para você estudar

As vagas do Pronatec são oferecidas pelas mais diversas instituições do país, tais como Institutos Federais de Ensino Superior.

Listamos aqui algumas opções de faculdades que, embora não ofereçam vagas específicas para esse programa federal, podem oferecer bolsas de estudo integrais e a chance de conseguir um diploma reconhecido pelo MEC:

Exemplos de Linkagem:

Veja também:

Teste Vocacional Artes Plásticas

Tenho Perfil para ser Empreendedor?

E aí? Se interessou pelo Pronatec? Compartilhe nos comentários qual das opções de cursos você vai escolher!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.