Intercâmbio de Medicina: Tudo o que você precisa saber!
Neste conteúdo vamos abordar a união de dois assuntos que são um sonho para muitos estudantes: estudar medicina e realizar um intercâmbio. Conseguir realizar um intercâmbio de Medicina não é algo simples e demanda muito planejamento por parte do interessado.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Existem muitas diferenças entre os programas de intercâmbio de Medicina, portanto, você precisa pesquisar bem o tema antes de já sair se inscrevendo nas oportunidades por aí.
Vamos te ajudar com isso dando detalhes valiosos nos tópicos a seguir!
É possível fazer intercâmbio durante o curso de Medicina?
Sim, você pode realizar um intercâmbio durante o seu curso de Medicina. Para tal, deve observar as regras acadêmicas da sua faculdade, caso seja necessário um afastamento durante o período letivo, ou para aproveitamento dos conteúdos que você pretende estudar.
- Leia mais: Conheça toda as áreas da Medicina
Tipos de intercâmbio de Medicina
Existem diferentes tipos de programa de intercâmbio de Medicina disponíveis para inscrição. Alguns exigem processo seletivo dentro da sua universidade, outros são feitos externamente.
E você pode ir além da sala de aula. Também são oferecidas oportunidades para quem busca realizar um estágio ou aproveitar o período para enriquecer o currículo realizando trabalhos voluntários e aprendendo uma língua e cultura estrangeiras na prática.
Intercâmbio acadêmico em universidades estrangeiras
O tipo de intercâmbio mais “clássico” é o acadêmico. Funciona assim: você passa um período em uma universidade do exterior matriculado nas disciplinas daquela faculdade. É uma ótima maneira de coletar experiência de técnicas e teorias utilizadas em outros locais do mundo, se aprofundar em especialidades ou conhecer temas que não são abordados na sua grade curricular.
O aluno de intercâmbio passará pelo mesmo rigor dos alunos locais, com provas, trabalhos, notas, contagem de faltas e aprovação final para o Histórico Escolar. Não se trata de um período de férias em outro país, é necessário estudar!
Para participar desse programa, você pode verificar as oportunidades de convênio no sistema da sua faculdade, que normalmente possuem vagas reservadas e até bolsas de estudos. Você passará por um processo seletivo que verificará se cumpre os requisitos.
Outra opção é acessar o site das universidades no exterior e verificar como funciona o processo para ingresso de alunos estrangeiros. Entre em contato e verifique valores, taxas e demais exigências.
Estágio em hospitais e instituições de saúde no exterior
Para alunos que já estão com o curso mais avançado, uma opção muito interessante para agregar ao seu currículo é se inscrever em programas de estágio das instituições de saúde em geral.
É importante ter certa fluência na língua, incluindo termos médicos, para conseguir a vaga nestes programas. Com um planeta cada vez mais globalizado, raramente existem barreiras para aceitação dos estagiários estrangeiros. Fique atento para a burocracia necessária para a assinatura de contrato de trabalho, pois as regras no Brasil não são as mesmas dos outros países.
Programas de voluntariado em saúde
Muitas instituições de ajuda humanitária necessitam de voluntários na área de Saúde em diversas partes do mundo (e até no Brasil!). Se você possui boa condição financeira para se manter durante um período de tempo sem remuneração, será uma experiência única.
Os períodos de voluntariado para escolha são diversos, durando desde uma semana até seis meses. Existem projetos fixos e outros voltados a atender situações de emergência, como impactos de eventos climáticos, guerra ou crises sanitárias.
Summer job
Diversas instituições aproveitam o período do verão no hemisfério norte (junho a setembro) para abrir uma janela de oportunidades de estágio. Neste período, os estudantes dos EUA e Europa normalmente estão de férias e procuram oportunidades para enriquecer o currículo fora do ambiente acadêmico, então a concorrência é alta.
Vantagens de fazer intercâmbio de Medicina
Realizar um intercâmbio de Medicina pode ser uma experiência enriquecedora no âmbito pessoal e profissional. É um mergulho em uma realidade completamente diferente da sua, para sair da zona de conforto.
Entre as vantagens de fazer um intercâmbio em medicina, podemos listar estas cinco como as principais:
- Ampliação do conhecimento e prática clínica
- Aprendizado de novas técnicas e metodologias
- Desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais
- Conhecimento de diferentes sistemas de saúde e realidades médicas
- Networking e criação de novas relações profissionais e pessoais
Destinos populares para intercâmbio em Medicina
Entre os locais mais procurados para se realizar um intercâmbio de medicina, podemos citar no TOP 5:
- Estados Unidos
- Europa
- Canadá
- América Latina
- China
Programas de intercâmbio
Além dos convênios próprios entre faculdades, existem alguns programas muito conhecidos entre os estudantes:
Intercâmbio de medicina pela IFMSA
A IFSMA (Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina) é uma organização estudantil que reúne oportunidades de mobilidade em Medicina no mundo todo. Há oportunidades para quem deseja realizar pesquisa ou estágios clínico-cirúrgicos.
Voluntário global pela AIESEC
Os programas da AIESEC não são necessariamente acadêmicos ou voltados para a Medicina, mas é um dos programas mais buscados pelos estudantes. São intercâmbios voltados e geridos por jovens em países nos cinco continentes e de caráter voluntário.
Intercâmbio Santander Ibero-Americano
O programa do banco Santander tem bolsas de estudo entre universidades parceiras na América Latina, Portugal e Espanha. Não é um programa exclusivo para Medicina e as regras são definidas pela instituição financeira em edital próprio. Acesse o site do banco para mais informações.
Como escolher um programa de intercâmbio de Medicina
Como você viu nos tópicos anteriores, são muitas as opções de intercâmbio de Medicina, não é mesmo? Com toda a certeza, vontade para fazer mais de um tipo não falta, mas como tempo e recursos financeiros não são infinitos, talvez você precise escolher um só.
Critérios para avaliar programas de intercâmbio em Medicina
Está em dúvida entre mais de um programa de intercâmbio em Medicina? Coloque na balança esses cinco fatores:
- Reputação da instituição
- Qualidade do Ensino
- Infraestrutura da instituição
- Carga horária
- Oportunidades de prática clínica
Como se candidatar a programas de intercâmbio de Medicina?
A candidatura para o intercâmbio de medicina precisa ser feita por você. O primeiro passo é verificar os programas disponíveis no sistema online ou no setor de Relações Exteriores da sua faculdade.
Se a sua faculdade possuir um convênio com uma faculdade do exterior, fica muito mais fácil realizar um intercâmbio. Primeiro pelo fato de já contar com o apoio da sua instituição de ensino para todo o processo antes, durante e depois do intercâmbio.
- Confira também: 15 faculdades de Medicina com menor nota de corte no Sisu
Se nenhum dos programas te agradar ou caso não haja nenhum disponível, é hora de mergulhar nas buscas na internet e investigar outras oportunidades, oferecidas pelas próprias instituições de ensino no exterior ou por empresas que sejam confiáveis.
Em todos os casos, verifique bem as condições exigidas, como tempo mínimo de curso, se a sua faculdade irá aprovar, e valores que terá que desembolsar.
Dicas para aproveitar ao máximo o intercâmbio de Medicina
Se você for aprovado no processo de intercâmbio de Medicina, não dá para tratar essa experiência como uma simples ida ao centro da cidade. É a sua chance para extrair o máximo que puder, pois o tempo não volta – e passa rápido!
Preparação prévia para o intercâmbio
Antes do intercâmbio, é importante se organizar e garantir que tudo dê certo. Para isso, esteja atento às dicas a seguir.
Preparação financeira
Mesmo os programas que oferecem bolsas de estudo necessitam de uma preparação financeira. Você precisa realizar uma estimativa financeira de gastos antes e depois da viagem, se preparar para imprevistos, pagar contas que ficaram aqui no Brasil.
Não esqueça que você estará em outros países e poderá aproveitar a oportunidade durante as folgas para “turistar”. Reservar um dinheiro para isso e para as demais coisas é importante para não ficar frustrado ou, pior, ter que voltar antes da hora.
Preparação cultural
Você provavelmente vai precisar se adaptar a uma realidade muito diferente da brasileira. Isso vai desde a alimentação, passa pelos costumes e vai até a forma que as pessoas tratam umas às outras. Pesquise bem a cultura do país que você vai para não passar por imprevistos ou situações desagradáveis.
Preparação acadêmica
Intercâmbios, principalmente com bolsa, são disputadíssimos. E é por isso que a maioria dos programas de intercâmbios exige um histórico escolar exemplar, sem reprovações. Além disso, não dá pra chegar em uma faculdade lá fora sem a bagagem intelectual esperada, pois você pode passar por apuros.
Se você ainda não cursa Medicina, que tal estudar em uma universidade com qualidade reconhecida pelo MEC e com oportunidades de acesso e bolsas de estudos imbatíveis? Confira algumas opções na lista abaixo:
Adaptação ao novo ambiente e cultura
O período inicial fora do país é o maior desafio em um intercâmbio para muitas pessoas. Fazer novos amigos, ficar longe da família e colegas, ter uma alimentação diferente, viver em um clima completamente diferente… São tarefas que exigem um esforço extra do nosso corpo e mente, que soma à preocupação com os estudos.
Leia também: Intercâmbio Cultural no Exterior
Lembre-se que este é um período passageiro e tente aproveitar ao máximo a experiência para se aproximar de novas pessoas. Hoje em dia, a tecnologia também nos ajuda a matar a saudade mais facilmente.
Apesar da sensação de estranheza, temos uma alta tendência a nos adaptar às situações diversas. Não deixe que este período mais tenso estrague a sua experiência e procure formas de mergulhar na cultura local, conhecer outros estudantes estrangeiros e a comunidade local na qual estiver inserido.
Lista de aprovados Unicamp é liberada nesta segunda (22)
Ação de Graças: de onde surgiu esse feriado estadunidense?
História da Arte: conheça tudo sobre o curso
INFJ – Personalidade Apoiador: conheça suas características
5 profissões para quem quer trabalhar de casa
Mapa do Site
5 profissões para quem quer trabalhar com animais
Quem foi Santos Dumont? – Vida, criação e legado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.