Lista de espera FIES 2018

Quem vai participar do FIES em 2018 já sabe que terá que encarar um processo seletivo bem concorrido, difícil de entrar.
Essa é a maior barreira que os interessados em obter um financiamento estudantil terão que enfrentar.
O esforço, no entanto, vale a pena: com o FIES é possível financiar um curso de graduação a juros baixos e ainda pagar a dívida com prazo super longo – uma alternativa interessante para quem precisa de formação superior mas está sem grana para pagar as mensalidades no momento.
Só que nem todo mundo que entra na corrida por um financiamento consegue passar logo de primeira no processo seletivo – o que não é motivo algum para desânimo. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma lista de espera para quem faz o FIES!
A lista vai reforçar a esperança de muitos candidatos em conseguir financiamento ainda em 2018.
Você sabe bem como ela funciona? Quais são os truques para não deixar a oportunidade escapar? Será que a lista de espera mudou com o novo FIES?
As respostas a todas essas perguntas vêm logo a seguir. Confira!
A lista de espera do FIES 2018
Quem não entrar na primeira leva de aprovados no processo seletivo do FIES poderá cruzar os dedos e torcer: haverá, sim, lista de espera nas duas edições previstas para 2018.
A lista é um recurso utilizado pelo Ministério da Educação para tentar ocupar todas as vagas disponíveis do FIES naquela edição.
Só que aqui tem um segredo que pode fazer toda diferença na hora de conseguir o financiamento: é preciso ficar todos os dias muito ligado no site do FIES Seleção http://fiesselecao.mec.gov.br/, já que o candidato em lista pode ser pré-aprovado a qualquer momento.
E quando a gente fala que é preciso “ficar ligado”, não estamos de brincadeira. O MEC não manda aviso para o candidato em lista informando se ele conseguiu ou não o financiamento. É obrigação do interessado entrar no sistema com o número de CPF e senha e fazer essa checagem por conta própria.
Caso tenha sido chamado na lista de espera, o participante precisa se agilizar e cumprir outras três etapas para obter o financiamento.
Quem for chamado e não checar o sistema ou deixar de cumprir os prazos estabelecidos pelo MEC cederá o financiamento para o próximo da lista.
O que acontece depois que o candidato é chamado pela lista de espera do FIES 2018
No momento em que encontrar o nome na lista de espera, o candidato precisa apressar o passo. O MEC dá um prazo curto para concluir as demais etapas de inscrição no financiamento.
São três:
•
• Passo 1 – Cadastro no SisFIES: Aqui o candidato terá que acessar o sistema do SisFIES e fazer um cadastro mais completo, informando dados pessoais detalhados e da situação socioeconômica familiar. O MEC dá apenas poucos dias para o participante em lista de espera cumprir essa etapa.
• Passo 2 – Apresentação dos documentos na CPSA: Assim que terminar o cadastro no SisFIES, o candidato terá que levar a documentação solicitada até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde conseguiu o financiamento. Lá, uma equipe fará a análise e validação das informações. Se estiver tudo certo, eles fornecerão a documentação necessária para formalização do financiamento no banco.
• Passo 3 – Assinatura do contrato de financiamento: Depois de passar pela CPSA, o candidato ganha um prazo, também curto, para seguir até uma agência bancária conveniada e cumprir a última etapa de obtenção do financiamento. Será preciso levar a documentação exigida e ainda apresentar um fiador (o banco pode oferecer alternativas, dependendo do caso). Depois de terminada essa etapa, o candidato garante o financiamento estudantil.
Quando começa a lista de espera do FIES 2018?
Em 2018 o FIES terá duas edições. A primeira ocorre entre o final de janeiro e o início de fevereiro e a segunda, entre o final de julho e o início de agosto.
Em ambas, o processo seletivo deve abrir na manhã de uma terça-feira e se encerrar às 23h59 da sexta-feira da mesma semana. As datas exatas de cada semestre só devem ser divulgadas poucas semanas antes da abertura. Não se preocupe que assim que o MEC definir o calendário oficial a gente conta tudo por aqui!
Os resultados do FIES são divulgados na segunda-feira seguinte ao encerramento da seleção. A lista começa a ser acionada já no dia seguinte.
A dica aqui é persistir: as chamadas podem se estender por até um mês depois da divulgação dos resultados.
Quem pode participar da lista de espera do FIES 2018
Todo e qualquer candidato que tentar financiamento pelo processo seletivo do FIES em 2018 pode ficar na lista de espera, que é automática. Ela vale, inclusive, para aqueles que foram reprovados por não formação de turmas.
Lembre-se de que para participar do FIES é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas, sem ter zerado na redação. O programa também tem um critério econômico: pode participar quem tem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.
As novas regras do FIES 2018 interferem na lista de espera?
Até o momento o MEC não informou se haverá mudanças no sistema de lista de espera. É provável que esse item permaneça como está em 2018.
Aliás, você sabia que o FIES estará diferente? Sim, o governo federal promoveu algumas alterações bem significativas no programa.
Veja quais são:
• A renda familiar para se inscrever programa agora é de até cinco salários mínimos por pessoa – antes eram três!
• Um terço de todos os financiamentos concedidos pelo FIES em 2018 terão juro zero. Eles serão destinados a candidatos de todo o Brasil que tenham renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
• Moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que tenham renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa poderão tentar um financiamento com juros de apenas 3% ao ano.
• Os demais financiamentos serão direcionados aos candidatos com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa e terão juros de 6,5% ao ano, aproximadamente.
• O prazo para começar a pagar a dívida também mudou. Se antes era de até 18 meses depois da formatura, agora o candidato terá que começar a quitar as parcelas assim que se formar e começar a trabalhar. A parcela não deve extrapolar 10% do salário do profissional.
Onde estudar com financiamento do FIES em 2018
Pelo Brasil, centenas de faculdades participam todos os anos do FIES. Todas precisam ser muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação – caso contrário, nada feito!
Essa é uma garantia que o governo oferece a quem irá investir tempo e dinheiro para financiar a formação superior. O participante do FIES pode ter a certeza de que fará um curso de qualidade e, ao se formar, terá um diploma que irá lhe abrir muitas portas no mercado de trabalho.
Como o processo seletivo é bastante concorrido, foco é um elemento fundamental para o sucesso. Saber qual curso fazer e em qual faculdade pode fazer toda diferença na hora de obter o financiamento.
Pensando nisso, a gente separou algumas opções de instituições bem avaliadas que participam do programa. Elas têm curso em diversas áreas do conhecimento. Conheça:
• Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
• Universidade Estácio de Sá (UNESA)
• Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
• Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
• Universidade de Franca (UNIFRAN)
• Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
E tem mais: todas as faculdades da lista acima também participam de programas de bolsas de estudos, como o ProUni, têm descontos bem atrativos e ainda contam com suas próprias iniciativas de financiamento estudantil – com a vantagem de exigir muito menos burocracia.
E se você está cansado de estudar e não tem a menor vontade de encarar o vestibular, saiba que todas elas também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso!
Veja também:
Vai tentar o FIES em 2018? Conte para a gente em qual curso você espera obter financiamento!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.