Melhores faculdades de Agronegócio
Agronegócio tem como objetivo a utilização dos conhecimentos da área administrativa e técnica agropecuárias no planejamento e coordenação de todas as atividades de uma propriedade do meio rural, desde o plantio até a comercialização. Suas atividades se inter-relacionam e há o desencadeamento com fornecedores de máquinas, equipamentos, insumos agrícolas, processo industrial, distribuição, pesquisa e demais serviços.
O profissional formado no curso de Agronegócios é responsavel por definir a melhor estratégia a ser utilizada durante a safra, planeja os investimentos, gastos, contratação de profissionais e valor final do produto, seja ele proveniente da criação de rebanhos ou agrícola, visando a melhor obtençao de lucro para o negócio.
As melhores instituições que oferecem o curso de graduação de Agronegócio
As faculdades que oferecem o curso de Agronegócio com melhores Conceito Preliminares do Curso (CPC) e melhores nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) são:
Universidade de Brasília (UNB)
Nome do curso: Gestão de Agronegócio
Conceito CPC: 5
Nota ENADE: 5
Universidade Federal de Pernambuco (UFPB)
Nome do curso: Agronegócio
Conceito CPC: 5
Nota ENADE: 4
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Nome do curso: Agronegócio
Conceito CPC: 5
Nota ENADE: 5
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Nome do curso: Engenharia de Agronegócios
Conceito CPC: 4
Nota ENADE: 4
Faculdade Educacional de Cornélio Procópio (FACED)
Nome do curso: Agronegócio
Conceito CPC: 2
Nota ENADE: 2
Curso
No bacharelado de Agronegócio, são comuns a presença de matéria mais ligadas à administração nos dois primeiros anos, após esse período iniciam as matérias mais realcionadas a essa profissão, sendo exigido também a realização de um estágio supervisionado. A duração média do curso é de quatro anos.
Além da graduação formal, há diversos cursos tecnológicos com enfoque em gestão do agronegócio e em agropecuária, com a duração média de 3 anos.
A grade curricular dessas duas modalidades do curso são bem parecidas e geralmente são matérias como: matemática, física, química e biologia aplicadas, finanças, contabilidade, teorias da administração, gestão empresarial, gestão de recursos humanos. Alguns cursos formam profissionais habilitados em determinadas areas do setor como cafeicultura, horticultura e soja.
Mercado de trabalho
O mercado está em alta, tanto para bacharel como para tecnólogo de Agronegócio, e há perspectiva de um crescimento maior para os próximos anos. O profissional dessa área tem como função trabalhar em todas as etapas da produção, com a diferença que o bacharel se volta com mais ênfase para a atuação em gestão.
Um setor que oferece boas possibilidades no agronegócio são os biocombustíveis, principalmente por causa das grandes plantações de cana-de-açúcar espalhadas pelo Brasil. Em Goiás, o ramo sucroalcooleiro e os frigoríficos são os que mais empregam o profissional dessa área. No Nordeste, crescem e se profissionalizam os setores de avicultura, caprinocultura e ovinocultura, além da fruticultura.
Atividade da carreira de Agronegócio
O estudante formado em Agronegócio pode exercer algumas atividades, dentre elas se destacam:
Administração
Podem atuar em diversos niveis no planejamento, organização e coordenação de propriedades rurais de todos os portes, desde o plantio até a comercialização do produto.
Consultoria
Pode prestar consultoria em orgãos públicos e tambem privados na gestão de produção e estudos de melhor aproveitamento do solo.
Desenvolvimento
Pode ainda atuar no desenvolvimento de defensivos agricolas e outras soluçoes que possam otimizar a produçao.
Cultivo e produção
Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas.
Vendas
Atua tambem no setor industrial nas vendas de equipamentos e insumos para o setor agrícola.
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.