A graduação em Design de Interiores habilita profissionais para criar e desenvolver projetos de espaços internos, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, socioculturais e produtivos.O curso de Design de Interiores é oferecido nos níveis técnico, tecnólogo e bacharelado. O curso tecnólogo é o mais buscado e o mais ofertado pela universidade, ele possibilita uma formação e prática com menor duração, cerca de 2 anos, no ensino presencial ou a distância.Durante o curso, além de projetar espaços internos, os alunos aprendem a realizar pesquisas de tendências, desenvolver projetos com materiais e recursos sustentáveis, desenhar e representar projetos graficamente e elaborar maquetes e modelos volumétricos.Depois de formados, os designers de interiores podem atuar em sua própria consultoria de Design de Interiores ou trabalhar escritórios de Design e Arquitetura, construtoras, lojas de móveis e decoração.
Quantos pontos são perfurados para passar em Design de Interiores?
Um dos principais meios de ingresso no curso técnico de Design de Interiores é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota do exame, é possível se inscrever em instituições de ensino público e privado.Para aceitar estudantes pela nota do Enem, as instituições definem notas mínimas para se inscrever no curso e notas de corte que classificam os melhores citados. A nota de corte equivale a nota do último classificado no curso em questão. Apesar da nota de corte variar a cada ano, uma nota de corte da seleção anterior é uma boa referência aos interessados pelo curso. Para lhe ajudar a ingressar na faculdade, nos anteriores você confere como notas de corte para Design de Interiores do último ano.
Na Quero Bolsa oferece diversas bolsas de estudo para o curso de Design de Interiores.
Veja também:
+ Conheça as melhores faculdades de Design de Interiores
Nota de corte para o curso de Design de Interiores no Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa federal que oferece vagas em instituições de ensino públicas por meio da nota do Enem. Conforme as seleções ocorrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre, e para se inscrever basta ter feito o último Enem e não ter tirado zero na redação.De acordo com os dados do Sisu de 2019, a nota de corte média for the course of Design de Interiores é de 659.38. A maior nota de corte registrada no ano passado foi de 674.20 e o menor, 582.46. Fique atento, algumas universidades também cobram nota mínima para a inscrição.
Nota de corte para o curso de Design de Interiores no Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa federal destinado aos que desejam uma bolsa de estudos de 50% ou 100% em universidades por meio da nota do Enem. Para se inscrever, é necessário ter nota de, no mínimo, 450 pontos no último Enem, não ter zerado a redação e se encaixar nos pré-requisitos de renda e escolaridade.Segundo as informações do Prouni 2019, a média das notas de corte do Prouni para o curso de Design de Interiores em 2019 foi de 602.33. As notas de cortes variaram de 582.46 a 638.36 pontos.
Nota de corte para o curso de Design de Interiores no Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é destinado aos que desejam ingressar em universidades particulares. Por meio do programa federal, o estudante pode financiar seu curso e começar a pagar somente depois de formado. Para se inscrever no Fies, é preciso já ter feito Enem a partir de 2010, ter tirado, ao menos, 450 pontos e não ter zerado a redação, além de se encaixar nos critérios socioeconômicos da modalidade de financiamento escolhida. Conforme os dados do Fies de 2019, a nota de corte média para Design de Interiores no Fies foi de 535.97. A maior nota de corte do ano anterior foi 626.00 e a menor, 454.00.
Onde estudar Design de Interiores?
Além dos programas do governo, também é possível utilizar a nota do Enem para ingressar diretamente nas universidades privadas, onde você ainda pode conseguir bolsas de estudos e descontos.Algumas instituições que oferecem ótimas condições para ingresso independente da nota do Enem, por meio de vestibular próprio e on-line e sem precisar comprovar renda. Se interessou? Então, dê uma olhada nessas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você ingressar sem burocracia e estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância: