Nota do Enem 2015

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entrou para a história. Foi o ano com o maior desempenho individual na prova de Matemática e suas Tecnologias – 13 participantes alcançaram o recorde de 1.008,3 pontos.
Apesar do aumento no desempenho individual, principalmente de Matemática, o resultado do Enem 2015 foi mais baixo na média geral das provas quando comparado ao de 2014.
Confira a seguir as notas máximas e mínimas do Enem 2015, o que fazer para descobrir o seu desempenho e como usar a sua pontuação!
Nota da redação do Enem 2015
O tema da redação do Enem 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e 104 participantes alcançaram a nota máxima (mil pontos) com seu texto dissertativo-argumentativo – menos da metade das notas máximas alcançadas em 2014.
No ano anterior, com o tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”, 250 estudantes tiraram nota mil.
Se o número de participantes que alcançaram a nota máxima na redação em 2015 foi menor, diminuiu também a quantidade de zeros: foram cerca de 53.032, contra mais de 529 mil estudantes que zeraram na redação do Enem em 2014.
Por outro lado, aumentou a quantidade de estudantes que tiraram entre 901 e 999 na redação: foram 47.770, contra 35.719 em 2014.
A prova de redação do Enem é importantíssima e tirar uma boa nota não só permite que o estudante participe de uma série de iniciativas de acesso ao ensino superior, como é o primeiro critério de desempate usado por todos eles.
Quem zera na redação do Enem não pode se inscrever nos seguintes programas:
- Sisu: Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular.
- ProUni: Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares.
- FIES: Financiamento Estudantil do Governo Federal que ajuda a pagar a faculdade privada, com juros baixos e prazo longo de pagamento.
Médias das provas do Enem 2015
Em 2015 a média das notas de todos os participantes nas provas objetivas baixou um pouco em comparação com o ano anterior. Confira:
Médias das provas objetivas do Enem 2015
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 558,1
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 478,8
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 505,3
- Matemática e suas Tecnologias: 467,9
Médias das provas objetivas do Enem 2014
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: 546,5
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 482,2
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 507,9
- Matemática e suas Tecnologias: 473,5
Notas máximas e mínimas do Enem 2015
No exame de 2015, algumas notas máximas e mínimas subiram com relação ao ano anterior, enquanto outras apresentaram leve queda.
Compare:
Notas máximas e mínimas das provas objetivas do Enem 2015
Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Nota máxima: 850,6
- Nota mínima: 314,3
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Nota máxima: 875,2
- Nota mínima: 334,3
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Nota máxima: 825,8
- Nota mínima: 302,6
Matemática e suas Tecnologias
- Nota máxima: 1.008,3
- Nota mínima: 280,20
Notas máximas e mínimas das provas objetivas do Enem 2014
Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Nota máxima: 862,1
- Nota mínima: 324,8
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Nota máxima: 876,4
- Nota mínima: 330,6
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Nota máxima: 814,2
- Nota mínima: 306,2
Matemática e suas Tecnologias
- Nota máxima: 973,6
- Nota mínima: 318,5
Como é calculada a nota do Enem
Apesar do gabarito oficial ser divulgado no dia da prova, o resultado do Enem leva quase dois meses para sair, o que deixa os participantes com os nervos à flor da pele.
A demora se justifica pela forma como é calculada a nota do Enem. Entenda melhor:
Correção da redação do Enem
As milhares de redações do Enem 2015 são corrigidas manualmente, por avaliadores certificados. Cada uma das cinco competências avaliadas vale 200 pontos, totalizando a nota máxima: 1.000.
Cada texto passou por pelo menos dois corretores diferentes, que não se conhecem entre si. Se as duas notas tiverem uma diferença de menos de 100 pontos, é feita a média entre as duas. Por exemplo: se um avaliador deu nota 900 e o outro deu nota 950, a nota final é 925 (900 mais 950 é igual a 1.850 que, dividido por dois, dá 925).
Caso as notas tenham uma diferença de 100 pontos ou mais, a redação vai para um terceiro corretor. Se ainda assim a discrepância persistir, o texto é avaliado por uma banca examinadora até que se chegue a um consenso sobre a nota.
Correção das provas objetivas do Enem
As quatro provas objetivas do Enem, que juntas somam 180 questões, são corrigidas eletronicamente. Mas nem por isso o processo é mais simples!
A pontuação do Enem não é a soma de todos os acertos, como acontece com as provas da escola. O Exame usa uma técnica chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).
A TRI permite que todas as edições do Enem sejam equivalentes. Para isso, utiliza cálculos complexos que envolvem o nível de dificuldade de cada questão e o padrão de acertos de cada participante. Ela tem como identificar, por exemplo, se você “chutou” uma questão, se acertou porque conhecia o conteúdo, ou se errou porque ela era difícil demais para você.
É uma técnica complexa, bastante usada pelo mundo afora.
Como descubro minha nota do Enem 2015
Por causa da forma como o Enem é corrigido, você já percebeu que o único jeito de saber a sua nota é mesmo esperando o resultado oficial. Felizmente, ele já está disponível!
Para descobrir sua nota do Enem 2015, faça o seguinte:
- Acesse a página do participante do Enem.
- Digite seu CPF, senha e as letras e números que aparecem na imagem.
- Clique em “Entrar”
Caso tenha perdido sua senha, basta clicar em “Recuperar senha” e seguir as orientações da tela.
O que fazer com a nota do Enem 2015
Não é à toa que tanta gente está fazendo o Enem. A nota do Exame pode ser usada para vários programas de acesso ao ensino superior. O Enem virou praticamente um passaporte para a faculdade!
Se você tirou pelo menos 450 pontos na média geral das provas e não zerou na redação, poderá participar destes três programas, que têm duas edições por ano cada uma. Ou seja, são pelo menos seis chances de entrar em uma faculdade:
- Sisu: não tem nota mínima para entrar, mas as faculdades costumam exigir uma pontuação por volta de 450 para se inscrever. O Sisu usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas.
Saiba mais em: Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu
- ProUni: oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades privadas de todo o Brasil. É preciso cumprir requisitos de renda e escolaridade.
Saiba mais em: Como entrar no ProUni com a nota do Enem
- FIES: o financiamento a juros baixos do Governo Federal está cada vez mais difícil de conseguir. Se você tentar uma vaga em cursos das áreas prioritárias (Saúde, Engenharias e Formação de Professores), em faculdades bem avaliadas pelo MEC e em regiões mais necessitadas, tem mais chances de ganhar o benefício.
Saiba mais em: Como usar o FIES para pagar a faculdade
A nota do Enem 2015 não serve apenas para participar dessas iniciativas. Ela pode ser usada para complementar a nota do vestibular em algumas universidades públicas e até mesmo para entrar direto em universidades particulares sem precisar fazer o vestibular!
Confira algumas faculdades privadas reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
- Universidade São Judas Tadeu (USJT)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Você já consultou sua nota do Enem 2015? Sabe o que vai fazer com ela? Conte para a gente aqui nos comentários!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.